Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: COLUNA DO CRISTO
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Opinião > COLUNA DO CRISTO
Opinião

COLUNA DO CRISTO

publishnow 6 dias atrás
Compartilhar
Compartilhar

Omar ganha adesões de Bosco Saraiva e Alessandra Campelo ao projeto 2026

O senador Omar Aziz contabiliza importantes reforços para as Eleições 2026: o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e a deputada estadual Alessandra Campelo. Ambos disputarão vaga na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) nas eleições do próximo ano pelo PSD, partido comandado por Omar no Amazonas. O primeiro é ex-deputado estadual e federal e disputou as eleições de 2022, sem sucesso, pelo Solidariedade. Já Alessandra Campêlo está no terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) e sairá do Podemos para se juntar ao projeto do senador de retornar ao comando do Estado. Nas últimas duas décadas, Alessandra esteve na base dos governos estaduais. Foi secretária de Omar (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer) e de Wilson Lima (Secretária de Assistência Social), no primeiro mandato do atual governador.

ELEITORADO – Bosco ganhou espaço entre o empresariado e os trabalhadores do polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM). Alessandra defende duas grandes bandeiras: o esporte e os direitos das mulheres.

Transição na Suframa está em andamento e disputa é acirrada

Com a decisão de disputar as Eleições 2026 tomada há algum tempo, Bosco Saraiva prepara a sucessão ao comando da Suframa, autarquia que administra a política de incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus e que ganhou maior relevância no governo Lula pelo apoio federal ao modelo de desenvolvimento. Recordes de faturamento e de geração de emprego têm sido comuns. Internamente, superintendentes adjuntos disputam o cargo maior, que terá indicação do próprio Bosco, mas que precisará do aval do senador Omar Aziz, o principal padrinho político do cargo junto ao Governo Federal. Além de próximo ao presidente Lula, Omar é coordenador da bancada do Amazonas no Governo Federal.

Assembleia de Deus declara apoio a Wilson. Omar pede orações

No evento religioso-político da Assembleia de Deus deste fim de semana, a família Câmara, que comanda a congregação, a principal da ala evangélica do Amazonas, cravou apoio ao governador Wilson Lima. O deputado federal Silas Câmara afirmou que Wilson é o candidato dele ao Senado em 2026. O apoio da igreja é importante para qualquer candidato majoritário. O mesmo roteiro seguiu o prefeito de Manaus, David Almeida, apoiado pelos Câmara à reeleição em 2024. Entre os presentes no encontro, David Almeida e o senador Omar Aziz, pré-candidato ao Governo do Estado, que também conta com apoio da Assembleia de Deus para o projeto político. Omar pediu oração para alcançar o objetivo. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, era aguardado, mas faltou ao encontro que casou religião, política e urnas.

David Almeida vai apresentar planos de Manaus na COP30

O prefeito David Almeida disse que levará as boas experiências de Manaus em meio ambiente para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30, que acontecerá em novembro em Belém (PA). Entre os exemplos, o prefeito cita os planos Diretor, de Mudanças Climáticas, de Arborização, de Dragagem e Mobilidade Urbana da capital amazonense. “A gente vai se inscrever para que possamos apresentar os resultados dos trabalhos feitos na cidade nos últimos quatro anos”. A matéria completa no Portal BNC – bncamazonas.com.br

Ministro dos Portos prestigia agenda em Manaus e inaugura porto no interior

O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, cumpre extensa agenda no Amazonas nesta segunda-feira (29/9). Pela manhã, participa da reinauguração do maior Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Manaus, o do bairro Cidade Nova. O ministro prestigia evento do secretário de Assistência Social da Prefeitura de Manaus, deputado federal Saullo Vianna. Este é o 17º Cras completamente revitalizado pela gestão David Almeida e que marca uma nova fase da assistência social da capital amazonense. Na sequência, ainda pela manhã, o ministro Sílvio Costa participa da cerimônia de entrega das primeiras balsas de minério de ferro do projeto da LHG Mining, no Estaleiro Juruá, que terá um papel central na produção de 128 embarcações previstas para o Amazonas. O investimento fortalece a indústria naval local, fomentando emprego e renda.

NOVOS PORTOS – À tarde, o ministro, acompanhado de Saullo Vianna, cumpre agenda em Eirunepé, onde participa da apresentação do projeto do novo porto local, que deverá atender mais de 33 mil habitantes. Às 15, Silvio Costa Filho inaugura a Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte de Envira.

Governo Federal libera trânsito sobre nova ponte da BR-319

Nesta segunda-feira (29/9), uma das duas pontes que desabaram no final do governo Bolsonaro, na BR-319, está sendo liberada para o tráfego de veículos. O deputado federal Saullo Vianna e o senador Eduardo Braga estiveram no fim de semana acompanhando os últimos ajustes para a conclusão da obra, que agilizará o trânsito na área com o fim da balsa que passou a funcionar no local nesses últimos três anos. “A BR-319 é a espinha dorsal que liga o Amazonas ao País. Essa ponte simboliza a esperança de milhares de amazonenses que dependem dessa estrada para viver e trabalhar”. Segundo Saullo, a segunda ponte, sobre o Rio Autaz-Mirim, está com obras avançadas e deve ser inaugurada até dezembro. Há expectativa de que o presidente Lula inaugure a obra.

JORNADA – Saullo e os senadores Braga e Omar Aziz estiveram nesses últimos anos acompanhando e cobrando a construção das novas pontes, que atendem milhares de famílias e transportadores de cargas e de pessoas pela rodovia todos os dias.

Governador anuncia inauguração de centro para crianças vítimas de violência

O governador Wilson Lima anunciou que o Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima de Violência está com 98% das obras concluídas, com inauguração prevista para este mês de outubro. O espaço será o primeiro do Brasil do gênero com gestão estadual. Wilson Lima afirma que o Estado tem se dedicado à integrar as estruturas de atendimento infanto-juvenil com o propósito de evitar que crianças e adolescentes entrem em condição de fragilidade social. O Centro amazonense será o nono do Brasil. Está orçado em R$ 5 milhões, investimento viabilizado a partir de uma ação civil pública do Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com o Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e instituições da rede de proteção.

PARCERIA – Os equipamentos que proporcionarão o pleno funcionamento do Centro serão custeados com recursos federais, fruto de convênio com o Estado no valor de R$ 1,9 milhão.

Congresso de veterinária reacende debate sobre o que é interesse público

A ida do vereador de Manaus Aldenor Lima ao 50º Congresso Mundial da World Small Animal Veterinary Association, com diárias pagas pela Câmara de Vereadores da capital amazonense, reacendeu a discussão sobre o que deve ser prioridade e o de fato é interesse público quando se trata de recursos do contribuinte. Aldenor é defensor da causa animal, bandeira política que o elegeu para o primeiro mandato. No parlamento, ele é presidente da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal. Ainda assim, muitos eleitores questionaram nas redes sociais até que ponto a participação dele no congresso internacional, realizado no Rio de Janeiro, é algo que se reverterá à população ou apenas serviu para atender um interesse do vereador.

Deputada mobiliza sociedade para acompanhar julgamento de PMs

A deputada estadual Alessandra Campelo, Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), está mobilizando a sociedade para acompanhar, nesta segunda-feira (29/9), o julgamento dos cinco policiais militares acusados de envolvimento na morte da PM Deusiane da Silva Pinheiro, dez anos após a ocorrência do caso que teve grande repercussão social. No dia 1º de abril de 2015, a vítima foi encontrada morta na base flutuante do Batalhão Ambiental da PM, no Tarumã, com informação oficial de que ela teria cometido suicidio. Após investigações concluírem que a arma da policial foi manipulada, o Ministério Público denunciou os cinco PMs que estavam com Deusiane no local do crime, incluindo Elson dos Santos Brito, acusado de ser o autor do disparo que matou Deusiane, de apenas 26 anos.

JUSTIÇA – A deputada Alessandra expressa preocupação pelo fato dos policiais réus serem julgados por outros policiais.


5

mil pessoas foram atendidas pelo mutirão de serviços sociais da Prefeitura, o 4º Manaus Cidadã, realizado no sábado (27/9), no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste da capital amazonense.


FRASE DO DIA

“Bolsonaro será candidato ou o Brasil não terá eleições em 2026 ou não será reconhecido internacionalmente”

PAULO FIGUEIREDO, NETO DO PRESIDENTE DA DITADURA MILITAR JOÃO BATISTA FIGUEIREDO

(Em fala de novo ataque à democracia e ao sistema eleitoral brasileiro, em defesa do ex-presidente, inelegível eleitoralmente e condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado)

Leia Também

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 6 horas atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 3 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 4 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 5 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 semana atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 semana atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?