Ação do Governo Presente reforça a importância da criatividade como ferramenta de desenvolvimento, experiências práticas de sustentabilidade e geração de renda com arte


Na tarde de quinta-feira (25/09), alunos do Ceti Elisa Bessa Freire participaram de uma oficina de estamparia em ecobags, promovida pelo Programa Governo Presente, uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A atividade foi conduzida pelo artista visual e gestor cultural Turenko Beça, e antecedeu o evento principal do programa, que acontece neste sábado (27/09), no próprio Ceti, localizado na avenida Itaúba, s/n, Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.
“O Governo Presente é incrível, porque todas as secretarias se reúnem para fazer atendimento nas comunidades em diversas zonas. No nosso caso, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa oferta oficinas de arte e cultura que tenham a ver com a economia criativa, com a cultura e que possam gerar emprego e renda”, ressaltou Turenko Beça, sobre a ação que integra um esforço coletivo do Estado para aproximar serviços e atividades das comunidades.

FOTO: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
“A oficina que eu estou ministrando, desta vez, é uma oficina de estamparia em ecobags, que é algo fácil, simples de fazer, com materiais acessíveis e que pode gerar alguma renda para quem resolver fazer esse caminho”, explicou.
O artista também destacou o papel transformador da criatividade em tempos cada vez mais digitais. Ele ressaltou que no mundo da inteligência artificial, fazer esse tipo de oficina, que tem manualidade, que faz o adolescente sair do meio digital para algo mais analógico, vai despertar a criatividade.

FOTO: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
“É muito fundamental. Porque a criatividade é um insumo que não acaba nunca. E os empregos que são criativos são aqueles que vão existir no futuro. Por isso é tão importante uma oficina como essa”, completou Turenko Beça.
As alunas participantes também valorizaram a experiência. Como foi o caso da Ana Beatriz Curintima, que contou que a oficina despertou nela novas possibilidades e o aprendizado com materiais recicláveis para fazer arte. “A oficina estimula a criação sustentável. Eu pretendo investir nisso, porque materiais recicláveis estão no nosso dia a dia, e usá-los para ganhar dinheiro ou até mesmo para fazer uma forma artística é muito bom. Eu usaria esse conhecimento para fazer ecobags e vender em feiras, ou até mesmo montar uma loja com isso”, disse.

FOTO: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
E Sofia Vasconcelos destacou o caráter artístico e empreendedor da atividade. Ela gostou da ideia de poder desenhar os próprios modelos na ecobag. “Acho muito legal que a gente vai poder levar a arte e ainda ganhar dinheiro com isso, porque aprendemos bastante hoje”, comentou.

FOTO: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
A oficina faz parte de uma série de iniciativas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que têm como objetivo fortalecer a economia criativa, estimular a sustentabilidade e promover o desenvolvimento comunitário, conectando educação, arte e geração de renda.
O post Oficina de estamparia em ecobags estimula criatividade e sustentabilidade entre alunos do Ceti Elisa Bessa Freire apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.