Foram beneficiados em torno de 40 trabalhadores com a emissão de documentos rurais e auxílio na fundação de associação


Em São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros da capital), equipe do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) visitou quatro comunidades rurais para levar serviços como a emissão de documentos rurais, coleta de coordenadas geográficas e orientação para a fundação de uma associação de produtores.
As visitas ocorreram entre os dias 8 e 12 de setembro, nas comunidades São João do Cucuiá 1, Laranjal, Arara e Bom Jesus, que ficam localizadas a cerca de 20 horas de viagem, na calha do Rio Jatapu. No local, 40 agricultores familiares e produtores rurais foram atendidos pela equipe em cada propriedade rural.
Os técnicos efetuaram a coleta de informações e coordenadas geográficas para emissão do Cartão do Produtor Primário (CPP), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Cadastro Ambiental Rural (CAR), documentos fundamentais para o acesso às políticas públicas de fomento ao setor primário.


Na comunidade São João do Cucuiá 1, a equipe do instituto também auxiliou os agricultores familiares na regularização da associação, que atende atualmente 20 famílias produtoras.
A gerente da Unidade Local (Unloc) Idam/São Sebastião do Uatumã, Kerolly Lopes, destacou que foi verificado o forte potencial produtivo das culturas de tucumã, banana, mandioca e abacaxi nas comunidades.
“No local, encontramos dois plantios significativos de tucumã onde o pecuarista reflorestou sua área de pasto com mais 3 mil pés de tucumã e outro cultivo em que foi ampliado aproximadamente 5 mil pés de tucumã”, explicou a gerente que foi acompanhada pelo técnico Felipe Carvalho.
O post Idam leva assistência técnica a comunidades afastadas de São Sebastião do Uatumã apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.