Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: COLUNA DO CRISTO
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Opinião > COLUNA DO CRISTO
Opinião

COLUNA DO CRISTO

publishnow 1 dia atrás
Compartilhar
Compartilhar

Presidente da Colômbia alerta para risco de bombas em Manaus

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, alerta os povos que vivem na Amazônia e estão na área de influência do Caribe: o risco de bombardeios de cidades a partir das incursões militares que os Estados Unidos ensaiam realizar na Venezuela e que podem expandir para os países da região. O pretexto norte-americano para derrubar o ditador Maduro do poder é o narcotráfico, que seria comandado pelo próprio ditador, mas a motivação real, defende o presidente colombiano, são as reservas de petróleo venezuelanas, uma das maiores do mundo. A fala foi feita ao lado do presidente Lula e demais líderes da região durante inauguração em Manaus de centro que combaterá crimes transnacionais na Amazônia. Em tom de apelo, ele defende a união dos países da região contra eventuais ofensivas militares norte-americanas. Para Gustavo Petro, os problemas políticos venezuelanos não podem ser resolvidos pela força militar, muito menos estrangeira. Há nove dias, os Estados Unidos inauguraram o direito de explodir pessoas. Navios de guerra posicionados próximo da Venezuela dispararam contra um barco com 11 tripulantes, que supostamente estaria transportando drogas.

REAÇÃO – “A América Latina é dona do Caribe e ela vai ter que suportar isso e ficar calada? Podem cair bombas em Manaus, Rio de Janeiro, Bogotá e outras cidades. Então nós vamos ficar calados agora e essas bombas matarem nossas crianças ou nós vamos nos unir?”, provocou Gustavo Petro as autoridades presentes, que incluíam a vice-presidente do Equador, Maria José Pinto.

Casa Branca escala interferência política e fala em uso de força militar

Nesta terça-feira (9/8), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou a jornalistas que o presidente Donald Trump não teme usar armas econômicas e militares ao redor do mundo para defender a democracia. A resposta veio após pergunta sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no Supremo Tribunal Federal, acusado de liderar tentativva de golpe de Estado que culminou com os atentados à sede dos Três Pooderes no 8 de Janeiro de 2023. Esta foi a primeira vez que o termo força militar foi usado desde quando o presidente Donald Trump iniciou a imposição de sobretaxa às exportações brasileiras aos Estados Unidos pelo fato do judiciário julgar o ex-presidente, aliado de Trump no campo da extrema direita.

LOBBY – Há meses, o filho de Bolsonaro, o deputado federal Eduardo influencia o governo Trump contra instituições e autoridades brasileiras, na tentativa de livrar o pai da ação penal, que pode terminar em condenação, com pena de mais de 30 anos de prisão. A família Bolsonaro sustenta publicamente que as sanções norte-americanas só terminarão com a anistia de Bolsonaro.

Moraes e Dino condenam Bolsonaro. Fux diverge, mas defende provas

No Supremo Tribunal Federal (STF), o julgamento do ex-presidente Bolsonaro e generais e comandantes militares do ex-governo entrou na reta final. Os ministros iniciaram a declaração de voto e o relator da ação penal, Alexandre de Moraes, defendeu a condenação de todos os réus do chamado núcleo principal da trama golpista. Em um voto que durou cinco horas, Moares rebateu um a um os questionamentos feitos pelas defesas dos réus. Na sequência, votou o ministro Flávio Dino, também pela condenação, mas indicando que defende penas proporcionais ao envolvimento de cada réu na tentativa de golpe de Estado. O julgamento prossegue na manhã desta quarta-feira (10/9), com o voto do ministro Luiz Fux. Como esperado, o ministro divergiu do relator e considera que o STF não é competente para julgar a ação penal. Segundo Fux, quando a denúncia foi aceita pela Suprema Corte, os acusados já não estavam mais nos cargos abrangidos pelo instituto do Foro Privilegiado. Fux defende que a ação seja acolhida pelo juízo de primeiro grau. Além disso, o ministro defendeu que ações como esta, o plenário, composto pelos 11 juízes, e não uma turma do STF, deve julgar. Fux elogiou o relatório de Moraes e destacou o amplo conjunto de provas da ação contra os réus.

DESFECHO – Nesta quinta-feira (11/9) estão previstos os votos dos ministros Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, com sessões pela manhã e tarde. Na sexta-feira (12/9) deve ser proferida a sentença. Em caso de condenação, pena máxima pode passar dos 30 anos de prisão.

Wilson vai ao interior evitar foto com Lula. David e Tadeu recebem presidente

Para não correr o risco de ser fotografado com Lula, o governador do Amazonas, Wilson Lima, bolsonarista declarado, foi cumprir agenda bem distante de Manaus, no interior do Estado. Em Canutama, município a 619 quilômetros da capital amazonense em linha reta, o governador assinou convênio para recuperação viária na área urbana, além de inaugurar sistema de iluminação pública em led e um ginásio poliesportivo. Apesar de também se declarar de linha conservadora, o prefeito de Manaus, David Almeida, recepcionou o presidente Lula na Base Aérea, ao lado de Tadeu de Souza, vice-governador do Estado e que representou Wilson Lima na agenda presidencial. David Almeida costuma dizer que para ele, as questões políticas e partidárias não podem se sobrepor aos interesses da cidade. Com o Governo Lula, a Prefeitura de Manaus tem importantes convênios, como para a construção de centenas de moradias populares e a contenção de encostas.

Maria do Carmo diz que petista fugiu de temas importantes para o AM

A empresária Maria do Carmo Seffair, pré-candidata ao Governo do Amazonas com o apoio de Bolsonaro, disse que Lula veio à Manaus e fugiu de temas importantes para o Estado. Ela cita como exemplo o asfaltamento da BR-319, única rodovia de integração do Estado com o restante do País e que ainda continua com projeto de recuperação empacada pela falta de licenciamento ambiental. E a pré-candidata da direita foi além nas críticas ao presidente. “(O Lula) Fala de soberania, mas acabou de entregar o Rio Madeira ao Programa Nacional de Desestatização. Querem transformar o rio em mercadoria. Já pensou ter que pagar para navegar no rio que sempre foi do povo?”. Maria do Carmo se refere a busca do Governo Federal por investidores, que transformem os principais rios da região em hidrovias, sinalizadas e que sejam 100% navegáveis inclusive nos períodos de estiagem na Amazônia.

Conselheiro esculacha secretário Caio André: “O Sr. foi reprovado pelo povo”

A rejeição da classe artística ao secretário de Cultura do Governo do Amazonas, Caio André, quando muito, apenas arrefece. Hora a poeira está mais baixa, ora os artística demonstram a insatisfação com o secretário. Integrante do Conselho Estadual de Cultura, literalmente esculachou Caio André em recente reunião que ele presidia. No episódio, o conselheiro afirmou que a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) estava em falta com os artistas, sem apoio à classe e às festas culturais. No vídeo divulgado na página da Coluna no Instagram, o conselheiro afirmou ainda que ele não estava na entidade para ser “capacho do secretário”, mas para defender a Cultura e que não tinha medo de perseguição. “Eu não estou aqui por causa de deputado para apoiar quem foi reprovado na Câmara Municipal. O povo disse não e o Senhor veio aqui para a Cultura fazer essa tristeza; o Festival Folclórico do Amazonas foi uma vergonha”.

CAIU PRA CIMA – Caio André foi presidente da Câmara Municipal de Manaus até 2024. Nas eleições do ano passado, não se reelegeu. Após o fracasso nas urnas, foi nomeado secretário de Cultura.

Justiça acata queixa-crime e Rodrigo Guedes responderá por calúnia

O vereador de Manaus Rodrigo Guedes vai responder por calúnia, injúria e difamação. A Justiça aceitou a queixa-crime movida pelo também vereador na capital amazonense Eduardo Alfaia. Segundo a denúncia, Guedes publicou nas redes sociais que o colega de parlamento teria sido preso por corrupção, acusação considerada grosseira pela total falta de provas e que agora pode custar caro ao vereador, conhecido por fazer de ataques, uma pauta política do mandato. A 4ª Vara Criminal de Manaus rejeitou qualquer tentativa de abafar o caso e reconheceu que há indícios suficientes para levar o processo adiante. O parlamentar tem dez dias para apresentar defesa.

REINCIDENTE – Essa não é a primeira vez que Rodrigo Guedes escolhe a difamação como arma política. Um dos alvos prefeitos é a Prefeitura de Manaus. Nas outras ocasiões, também usou as redes sociais para atacar os desafetos. E o modus operandi tem sido o mesmo: frases de efeito e acusações sem qualquer base legal.


Geração de empregos na ZFM mantém trajetória de crescimento

Além do faturamento crescente, o indicador que mais tem chamado atenção no polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM) é o da curva de geração de empregos. Ela continua em alta. Segundo a Suframa, autarquia do Governo Federal que gerencia a política de incentivos fiscais da ZFM, o parque fabril registrou faturamento de R$ 128,7 bilhões no período de janeiro a julho de 2025, resultado 11,95% maior que o contabilizado no mesmo período do ano passado. Já a média mensal de mão de obra foi de 131.592 trabalhadores, 9,28% maior que a média de 120.413 postos gerados no mesmo período de 2024. Para o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, os números são extremamente positivos e confirmam mais uma vez a força do Polo Industrial de Manaus.

CONSISTÊNCIA – “Alcançamos um crescimento de faturamento consistente, de quase 12%, e, o que é fundamental, continuamos mantendo uma geração de empregos bastante expressiva, de 131.592 trabalhadores”, destaca Bosco Saraiva.


68

de 196 delegações estrangeiras esperadas confirmaram presença na COP30 de Belém, a ser realizada em novembro. Esse é o balanço até o momento, com fortes críticas aos exorbitantes valores das hospedagens na capital paraense. Obras também seguem pendentes na cidade.


PÉROLAS

“O médico de ser humano é só de ser humano. O médico veterinário é de todos animais”

ALDENOR LIMA, VEREADOR DE MANAUS

(Em pronunciamento no plenário da Câmara de Vereadores pelo Dia do Médico Veterinário)

Leia Também

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 12 horas atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 2 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 3 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 7 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 semana atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 semana atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?