A ação atendeu a população entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro, com grande mobilização de servidores e parceiros

Foto: Victor Levy/SSP-AM
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), atendeu 10.050 mil pessoas durante o Mutirão da Cidadania para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A ação ocorreu entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro nos Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), da capital amazonense, e mobilizou uma grande estrutura de servidores e parceiros para oferecer o serviço de forma rápida e organizada.
O agendamento para os atendimentos ocorreu no dia 20 de agosto, durante ação promovida pela Sejusc nos Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, no bairro Compensa, zona oeste; Teonízia Lobo, no Amazonino Mendes, zona leste e no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga, no Nova Cidade, zona note.
“Seguimos a determinação do governador Wilson Lima, levando os serviços para mais próximo da população, garantindo cidadania e dignidade para quem mais precisa”, afirmou a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa.
O diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), Mahatma Porto, destacou a importância da iniciativa que ocorreu nos Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) de Manaus.
“Essa grande mobilização demonstra a integração entre as secretarias e, além dessas pessoas que a Sejusc realizou o agendamento, também atendemos aqueles que fizeram o agendamento no site da SSP. Em apenas dez dias conseguimos atender mais de 10 mil pessoas que agora terão acesso à nova CIN”, afirmou.


Outras ações do Governo
A SSP-AM participa ativamente de outras iniciativas do Governo, como o Governo Presente, que leva serviços essenciais para mais perto da população, realizando tanto o agendamento quanto o atendimento para emissão da CIN.
“A participação da SSP em ações como o Governo Presente é fundamental para descentralizar os serviços e ampliar o alcance. Dessa forma, conseguimos atender a população em diferentes zonas, com agilidade e qualidade, garantindo que cada cidadão tenha acesso ao seu documento de identidade”, destacou.
CINs aguardando retirada
Apesar da grande mobilização, cerca de 25.354 mil pessoas que solicitaram a emissão da CIN ainda não retiraram seus documentos nos postos do PACs. O diretor alerta a população para que acompanhe o andamento da sua carteira por meio do site da SSP.
“As carteiras de identidade estão saindo e chegando nos postos, mas percebemos que um número muito pequeno de pessoas vem retirar o seu documento. Peço que a população se conscientize e acompanhe no site da SSP, por meio dele você pode fazer o acompanhamento do seu atendimento pelo número do seu CPF ou pelo número do protocolo, onde irá ver as fases que estão seguindo até que o seu documento fique pronto”, disse.


Carteira de Identidade Nacional
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) traz avanços em segurança e praticidade para os cidadãos. Entre as novidades está a inclusão de dados de diferentes documentos pessoais, verificáveis na versão digital, o que pode facilitar o atendimento do cidadão em outras repartições, como educação, saúde e trabalho.
O Amazonas é o segundo estado da região Norte que mais emitiu a CIN. Desde o lançamento da nova carteira, em abril de 2023, foram emitidas mais de 760 mil, o que representa alcance de cerca de 18% da população amazonense, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Somente nos seis primeiros meses de 2025, o Estado já emitiu mais de 78 mil novas carteiras.
O post Mutirão da Cidadania: SSP e Sejusc atendem mais de 10 mil pessoas nos PACs de Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.