Omar e Aryel juntos pela 1ª vez em público após indicação de nome a vice
O senador Omar Aziz e a médica Fernanda Aryel tiveram o primeiro encontro público após ela ter sido indicada pelo pai, o prefeito de Manaus, David Almeida, para ser vice do senador, pré-candidato ao Governo do Amazonas. No evento de entrega de implementos agrícolas pela Prefeitura de Manaus, com recursos de emendas parlamentares de Omar, ele fez elogios à Aryel. “Conheço a Aryel desde criança, quando caminhava com o David e visitava a casa da avó dela, no Morro da Liberdade”. Omar tem sido um dos principais aliados de David Almeida, de quem teve apoio na campanha de reeleição e com emendas para investimentos em diversas áreas sociais. Nessa aliança, David acordou apoio ao projeto de Omar, de voltar a governar o Estado em 2027.
ELEITORADO – Para Omar, o apoio de David significa adensar votos em Manaus, eleitorado onde o senador tem maior rejeição, desafio a ser vencido na campanha eleitoral. Importante anotar que as últimas pesquisas de intenção de voto mostraram Omar reduzindo o incômodo índice, atualmente na casa dos 30%.
Petistas e bolsonaristas nas ruas, em novo capítulo da polarização política
Neste domingo, 7 de Setembro, data marcante da história do País, mas que também será para a política. Bolsonaristas e partidos de esquerda, liderados pelos lulistas, estarão nas ruas do País protestando, um tentando impor a própria retórica ao outro. Os bolsonaristas farão mais um protesto em defesa de Bolsonaro, o ex-presidente que está sentado no banco dos réus e na iminência de ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado e crimes correlatos. Do outro lado, entoando palavras de ordem, petistas e apoiadores da atual gestão, que aproveitam o momento em que os bolsonaristas buscam apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, erguerão a bandeira da soberania nacional. Que as manifestações, legítimas na democracia, não passem de defesa de ideias e posicionamentos políticos e tudo termine em paz.
Pré-candidata ao Quinto apela para governador escolher uma mulher
A advogada Caroline Frota, mulher do ex-deputado federal e estadual do Amazonas Mário Frota, faz um apelo ao governador Wilson Lima: que ele escolha uma advogada para ser a próxima desembargadora, defendeu a advogada em entrevista à Rádio multiplataforma Hub Amazônia. A classe dos advogados aguarda o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) comunicar a OAB da vacância no cargo com a aposentadoria, por idade, do desembargador Domingos Chalub, para que a entidade abra o processo de inscrição dos interessados na sucessão pelo Quinto Constitucional. A OAB encaminhará ao Tribunal a lista com os seus advogados mais votados pela classe, que por sua vez reduzirá a relação para três nomes, entre os quais o que será escolhido pelo governador para assumir a cadeira máxima do judiciário estadual.
PARIDADE – Ao contrário dos advogados favoritos ao cargo, Caroline confirma que disputará a eleição da OAB e que fará uma campanha em defesa da paridade de gênero no Judiciário. Essa bandeira também é defendida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Marcelo Ramos reúne, em aniversário, família e apoiadores de projeto político
O ex-deputado federal Marcelo Ramos celebra aniversário neste feriado de Elevação do Amazonas à categoria de Província. Na oportunidade, o político reúne família e amigos, mas também simpatizantes ao projeto dele de construir uma pré-candidatura pelo PT voltada às eleições de 2026. O desejo de Marcelo é disputar uma vaga de senador. Segundo ele, este seria o posto pelo qual faria sentido ele enfrentar o processo eleitoral, dado o estágio profissional em que vive. No Governo Lula, até o início do ano passado, Marcelo foi assessor especial da presidência da Petrobras. Ele deixou o cargo para disputar a eleição para prefeito de Manaus, com apoio direto do próprio presidente Lula.
Aneel aprova venda da Amazonas Energia aos irmãos Batista
A novela da compra da Amazonas Energia pela Âmbar Energia, empresa do Grupo J&F, dos irmãos Wesley e Joesley Batista, enfim foi destravada e caminha para um fim. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quinta-feira (4/9) os termos do acordo de compra e venda, processo que havia sido iniciado em 2024, com a edição da Medida Provisória 1.232, para a transferência do controle da distribuidora de energia, mas que foi barrado pela própria Aneel, a agência reguladora do setor elétrico nacional. Em reunião administrativa, a Agência redefiniu a flexibilização regulatória sob a nova direção, pela Âmbar, por mais 14 anos, para que a empresa possa absolver o passivo acima de R$ 10 bilhões da Amazonas Energia. As perdas energéticas e as ligações clandestinas são os maiores desafios da operação que o Grupo Oliveira não conseguiu com a privatização da então estatal.
PRÓXIMO PASSO– Com o aval da Aneel, os documentos do acordo com a Âmbar agora seguem à Advocacia Geral da União (AGU), para homologação judicial.
TRANSFORMAÇÃO
Rua semiclimatizada e nove secretarias no Centro Histórico
Nove secretarias, incluindo o gabinete do prefeito e do vice-prefeito, serão transferidas para o antigo prédio do INSS no Centro Histórico de Manaus, de frente para o Casarão Cassina, no início da Avenida Sete de Setembro. A região, erguida em grande parte durante o período áureo da borracha, deve ganhar ainda rua comercial semiclimatizada com bares e restaurantes, um aquário e bonde turísticos, destacou o prefeito David Almeida, em entrevista ao jornalista Hiel Levy, no Programa PodMais da Rede Onda Digital. Parte dos futuros investimentos anunciados está no programa de campanha de reeleição do prefeito e que visam fortalecer a política de revitalização do Centro Histórico da capital amazonense.
INVESTIMENTOS – Na atual gestão, o Centro ganhou o Complexo Mirante Lúcia Almeida, que inclui o Píer 355, de frente para o Rio Negro; além do engrandecimento do Festival Sou Manaus. No momento, toda a região passa por um mutirão de serviços de reestruturação da infraestrutura e reordenamento do comércio informal.
ENTRETENIMENTO
Começa Sou Manaus, com expectativa de atrair meio milhão de pessoas
Começa nesta sexta-feira (5/9), feriado estadual, o maior festival multicultural do Norte do País, o #Sou Manaus Passo a Paço 2025, evento realizado pela Prefeitura de Manaus com grande apelo popular. A expectativa é reunir entre 450 mil e meio milhão de pessoas nos três dias do evento, que se encerra no domingo (7/9). São 3 mil artistas envolvidos, dos quais 2 mil locais; 17 palcos e 20 atrações nacionais, tudo acontecendo na área portuária do Centro Histórico de Manaus. Politicamente, o evento rende importantes dividendos, dada a dimensão do Festival, que a cada ano bate recordes de atrações e audiência. Neste ano, uma das novidades foi a corrida de rua, realizada na véspera do início do Festival, iniciativa que agradou a crescente tribo dos corredores de rua.
RESGATE – O Sou Manaus faz parte da política da gestão do prefeito David Almeida de revitalizar o Centro histórico, erguido durante o período áureo da borracha, quando Manaus, a 100 anos atrás, era uma das mais desenvolvidas e importantes cidades do País.
RAPIDINHA
Alfredo se afasta das agendas do PL para realizar procedimento médico
O presidente do PL no Amazonas, Alfredo Nascimento, estará fora de combate nos próximos dias. O político passará por um procedimento médico. Nas últimas semanas, Alfredo empreendeu extensa agenda, de reuniões com lideranças na sede do partido e com comunitários em bairros da periferia de Manaus, além de viagens ao interior do Estado com a pré-candidata pelo PL ao Governo do Amazonas, a empresária Maria do Carmo. Alfredo costura alianças para a campanha majoritária, mas também se dedica ao projeto pessoal, de voltar ao Congresso pela Câmara dos Deputados.
Suframa e CBA destacam iniciativas de bioeconomia à embaixada britânica
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) destacaram as iniciativas de bioeconomia em andamento na Amazônia Ociental mais o Estado do Amapá, a área de atuação da Suframa, em agenda que reuniu representantes da embaixada britânica no Brasil. No Centro de Bionegócios, o grupo conheceu o Espaço CBA de Inovação e os principais projetos desenvolvidos pelos núcleos Central Analítica e Tecnologia Vegetal.
FRASE DO DIA
Presidente de Câmara e de Senado não têm que falar de texto, devem ser como um árbitro. Quem fala de texto é relator e o plenário”
SÓSTENES CAVALCANTE, LÍDER PL NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
(Sobre manifestação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, em relação à redação do projeto de lei que visa anistiar os acusados de tentativa de golpe de Estado, entre eles Jair Bolsonaro)