Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: COLUNA DO CRISTO
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Opinião > COLUNA DO CRISTO
Opinião

COLUNA DO CRISTO

publishnow 1 semana atrás
Compartilhar
Compartilhar

“Se vira nos 30”: secretário, agenda de deputado federal, cartola de futebol

Saullo Vianna tem esticado as horas para cumprir agenda de secretário de assistência social da Prefeitura de Manaus sem abandonar os eleitores do mandato de deputado federal, cargo do qual está licenciado, mas que deverá ser retomado no próximo ano. Qualquer horário além do expediente tá valendo. Além disso, o político é cartola, presidente do Nacional Futebol Clube, uma paixão que também o aproxima do eleitor. Neste fim de semana, Saullo esteve em quatro municípios: Novo Airão, Manacapuru, Careiro da Várzea e Rio Preto da Eva. Na agenda do político, anúncio ou entrega de emendas parlamentares e participação em festejos de grande apelo popular nessas localidades.

EMENDAS – Em Manacapuru, Saullo participou do tradicional Festival de Cirandas, festa para a qual destinou recursos como deputado. Em Novo Airão, anunciou destinação de emenda para construção de unidade de saúde e realização de obras de infraestrutura.

Wilson Lima aproveita popularidade dos festejos do interior do Estado

Quem também aproveitou o movimento do Festival de Cirandas de Manacapuru e da Festa da Laranja no município de Rio Preto da Eva, no fim de semana, foi o governador Wilson Lima. Na sexta-feira, ele esteve na primeira noite do Festival de Cirandas, que reuniu aproximadamente 70 mil em três dias. No sábado, o governador cumpriu extensa agenda em Rio Preto da Eva. No município, Wilson Lima anunciou apoio à realização da 23ª Feira da Laranja, 7ª Feira da Piscicultura e 2ª Feira da Agricultura, além de investimentos nas áreas de saúde e infraestrutura que beneficiarão a população do município, que é parte da Região Metropolitana de Manaus.

ELEITORADO – Em praticamente todo fim de semana, Wilson Lima realiza entregas em municípios do interior, oportunidade em que alianças tem sido costuradas para as próximas eleições. Na mais recente pesquisa de intenção de votos, realizada pelo Instituto Census, Wilson Lima figura como terceiro na corrida eleitoral por uma das duas vagas ao Senado. Wilson aparece com 35% dos votos válidos, dos quais 40% vem do eleitorado interiorano.

Pré-candidata Maria do Carmo lança curso inédito em Parintins

Devagar, a empresária Maria do Carmo vai ampliando a presença das Faculdades Fametro no Estado, estrutura que dá à pré-candidata do PL ao Governo do Amazonas visibilidade e capilaridade política. Na semana passada, Maria do Carmo lançou o curso de medicina em Parintins, um dos mais importantes municípios do interior amazonense, cidade-polo do Baixo Rio Amazonas. O inédito curso na região está sendo oferecido pela Faculdade Santa Teresa, instituição de ensino que é parte do Grupo Fametro e da qual Maria do Carmo é mantenedora. Além de estar presente na maioria dos municípios do Estado, muitos alunos do interior estudam nas unidades do Grupo em Manaus.

PIONEIRO – Na aula inaugural, Maria do Carmo destacou a importância do curso para a região, o primeiro de medicina do leste do Amazonas, fronteira com o Estado do Pará.

Marcellus Campêlo só perde para o chefe em exposição midiática

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Governo do Amazonas, Marcellus Campêlo, pode nem ser candidato em 2026, mas os holofotes lançados sobre ele com essa finalidade chamam a atenção. O engenheiro civil de formação tem uma das maiores, se não a maior exposição midiática entre todos os secretários do Estado, só perde para o próprio chefe, o governador Wilson Lima. Marcellus está em agendas na área de infraestrutura, próprias da secretária que ele comanda, a Sedurb, mas também em anúncios de investimentos ou entrega de obras de áreas correlatas. Na maioria é o protagonista, em outras está ao lado do governador, em ações em Manaus e principalmente no interior do Estado. Antes da Sedurb, Marcellus foi secretário de Saúde na própria atual gestão, área na qual ainda mantém forte influência.

ENDEREÇO CERTO – Tanto empenho tem um propósito claro: se tornar mais conhecido para viabilizar projeto de disputar vaga de deputado federal nas próximas eleições.

A frase de alguns significados do vice-governador Tadeu de Souza

Em mais um mutirão de cirurgias oftalmológicas no interior do Estado, o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, fez uma fala com significados: “Independente de ciclos de poder, queremos transformar a vida de vocês”. A frase pode ser entendida como a de um gestor com postura e atitude de estadista, preocupado em servir a coletividade. Uma outra interpretação é como o recado de alguém que pode assumir o Governo do Amazonas em abril, caso o governador Wilson Lima deixe o cargo para disputar vaga ao Senado, e planeja ir além de 2026 no poder. Nessa hipótese, Tadeu terá a oportunidade de disputar a reeleição no próximo ano contra o senador Omar Aziz, pré-candidato ao cargo, e que para muitos é representante de um ciclo de poder inaugurado há décadas.

PROJETO – Tadeu de Souza faz parte do grupo político liderado por David Almeida. Recentemente, quando o prefeito de Manaus confirmou que apoiará Omar para o Governo em 2026, Tadeu chegou a manifestar desconforto, declaração que foi logo em seguida providencialmente “ajustada”.

Eletros alerta para risco de paralisação da produção de condicionadores de ar

A produção de condicionadores de ar do polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM), a segunda maior do mundo, corre o risco de paralisar. Isso porque o único fornecedor de compressores com a tecnologia inverter, localizado no Estado de São Paulo, não está conseguindo acompanhar o aumento da produção dos fabricantes instalados na ZFM. O alerta já vem sendo feito há meses pelo presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Jorge do Nascimento Júnior, conforme antecipado pela COLUNA DO CRISTO. A proposta da Eletros é que o Governo Federal altere o Processo Produtivo Básico (PPB), que obriga as empresas a fabricarem pelo menos 12% dos condicionadores de ar com compressores nacionais. Segundo Jorge Júnior, o ajuste no PPB vem sendo prometido pelo Governo Federal desde maio, a ser discutido em consulta pública.

AMEAÇAS – Com a insuficiência no fornecimento do componente, os fabricantes de condicionadores de ar da ZFM podem perder vendas, isso porque é no segundo semestre que aumenta a demanda pelo produto. Em casos mais extremos, fábricas podem considerar a saída de Manaus para contornar a dificuldade de produção.

Suframa implanta novo sistema que promete mais agilidade às empresas

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) lançou o novo Sistema de Controle de Importação e Exportação (SCIEX). O investimento promete mais eficiência às operações das empresas instaladas na ZFM, tecnologia que substitui o sistema anterior há 20 anos em uso e que já não comportava mais atualizações. Desenvolvido para trazer mais eficiência à análise de Pedidos de Licenciamento de Importação (PLI), entre outros serviços, o SCIEX é resultado de um esforço de vários anos das equipes técnicas da Suframa.

AVANÇOS – O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, afirma que o novo sistema proporciona mais transparência, eficiência e controle em todas as operações, além de oferecer um ambiente mais estável e seguro para as empresas.


TRAMA GOLPISTA
Começa o julgamento de Bolsonaro no STF. Veja como será o andamento

Começa nesta terça-feira (2/9) o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) do chamado Núcleo 1 dos acusados de tentativa de golpe de Estado, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de ser o líder da trama golpista que culminou com os atentados à sede dos Três Poderes em 8 de Janeiro de 2023. O presidente da Primeira Turma da Suprema Corte, onde ocorrerá o julgamento, o ministro Cristiano Zanin, reservou cinco dias para o julgamento, que deve terminar no próximo dia 12. Em cada dia, sessões pela manhã e tarde ou apenas pela manhã.

ETAPAS – A abertura da sessão será feita pelo relator da ação penal, Alexandre de Moraes. O ministro terá duas horas para ler o resumo da ação. Em seguida se manifesta o procurador-geral da República, Paulo Gonet, que pede a condenação dos réus. Na sequência, os advogados terão uma hora para sustentação oral para a defesa dos clientes.


FRASE DO DIA
TARCÍSIO DE FREITAS, GOVERNADOR DE SÃO PAULO

Na hora. Primeiro ato. Porque tudo isso que está acontecendo é absolutamente desarrazoado”

(Em entrevista à imprensa, sobre conceder indulto ao ex-presidente Jair Bolsonaro caso seja condenado e preso e ele, Tarcisio, seja eleito presidente da República)

Leia Também

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 24 horas atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 4 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 5 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 6 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 semana atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 2 semanas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?