Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Com cenário grandioso e tecnológico, Flor Matizada encerra o Festival de Cirandas de Manacapuru
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Com cenário grandioso e tecnológico, Flor Matizada encerra o Festival de Cirandas de Manacapuru
Executivo

Com cenário grandioso e tecnológico, Flor Matizada encerra o Festival de Cirandas de Manacapuru

Redacao 3 dias atrás
Compartilhar
Compartilhar

A agremiação levou ao Parque do Ingá o tema ‘Amazônia: Sonho e Luta Cirandeira’

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Encerrando a última noite do 27º Festival de Cirandas de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), a Ciranda Flor Matizada entrou na arena do Parque do Ingá, neste domingo (31/08), defendendo o tema “Amazônia: Sonho e Luta Cirandeira”.

A apresentação da agremiação lilás e branca foi marcada por estruturas alegóricas gigantes, com movimentos, cores vibrantes e recursos tecnológicos, como leds e hologramas, que deram vida ao espetáculo.

O projeto de arena da Matizada trouxe a resistência do universo da ciranda, reafirmando sua ligação intrínseca com a floresta. O ato de abertura começou no Nordeste brasileiro, de onde uma caravela partiu em direção à Amazônia. O cordão de entrada uniu folclore e fantasia, encenando o nascimento da flor matizada — que, diante da destruição da fauna e da flora, acabou sendo roubada.

A partir desse enredo, a apresentação desenvolveu a jornada dos personagens Antônio e Benta, que buscaram os poderes necessários para preservar a tradição. Pedindo licença à Mãe da Mata, eles embarcaram na Amazônia em busca da flor matizada. O cordão principal surgiu debaixo das asas de uma borboleta gigante, conduzindo as crianças à luta pela floresta.

FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Na trajetória, receberam a ajuda de personagens do imaginário indígena, como a Caipora, o Curupira e o Pajé, que compartilharam saberes ancestrais. A flor matizada foi finalmente resgatada com a aparição da Cirandeira Bela.

Um dos ápices da noite foi a inovação coreográfica, com formações e transições dos cirandeiros que preencheram toda a arena do Parque do Ingá.

De acordo com o presidente da agremiação, Alexandre Queiroz, o espetáculo apresentado no Festival 2025 foi resultado de muito empenho e de incansáveis reuniões entre os dirigentes.

‘’Foi um trabalho de muitas reuniões, foi um projeto feito por várias mãos e vários meses. Viemos com um tema inovador e 160 cirandeiros, é a maior ciranda. Estamos com pé no chão e humildade para conquistar nosso objetivo que é o título”, disse.

Há 22 anos no cordão da Matizada, o puxador Walace Martins destacou que foram quase seis meses de preparação até chegar à arena: “Para esse momento, foram seis meses de ensaio muito intenso, de dedicação para esse momento de duas horas e meia onde pudemos mostrar tudo aquilo. Nos últimos anos, a Matizada vem grandiosa, e este ano não foi diferente’’, destacou.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

A Cirandeira Bela, Ellen Juliana, que representou a flor matizada, ressaltou que a apresentação veio grandiosa e contou com o calor da Torcida Família Matizada. “São seis meses de preparação para o grande espetáculo, junto com o cordão de cirandeiros. É uma grande responsabilidade, o coração foi a mil, a torcida da Flor Matizada é gigantesca e aguarda um verdadeiro espetáculo, o que foi apresentado na arena”.

Apuração

A apuração das notas do 27º Festival de Cirandas de Manacapuru acontece nesta segunda-feira (1º/09), a partir das 14h, no Parque do Ingá.

O post Com cenário grandioso e tecnológico, Flor Matizada encerra o Festival de Cirandas de Manacapuru apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Projeto ‘Encantos e Resistência’ valoriza lendas afro-amazônicas em Tefé

Por Redacao 16 minutos atrás

Últimos dias de inscrições para o Programa da Fapeam de Apoio à Participação em Eventos Científicos, Tecnológicos, de Inovação e Artísticos

Por Redacao 16 minutos atrás

PIB do Amazonas cresce 4,23% no 2º trimestre de 2025

Por Redacao 17 minutos atrás

Campanha “Faça a Conta. Use GNV” registra recorde de bônus concedidos a empresas

Por Redacao 2 horas atrás

SSP-AM realiza entrega de viaturas e mutirão de atendimento para Carteira de Identidade Nacional em Nhamundá

Por Redacao 17 horas atrás

Governo do Amazonas promove capacitação para adoção da metodologia e dos indicadores do Selo Unicef

Por Redacao 18 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?