Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Escolas Estaduais do Amazonas se destacam em Olimpíada Brasileira de Linguística
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Escolas Estaduais do Amazonas se destacam em Olimpíada Brasileira de Linguística
Executivo

Escolas Estaduais do Amazonas se destacam em Olimpíada Brasileira de Linguística

Redacao 5 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Mais de 300 alunos se classificaram para a segunda etapa da competição, que será realizada em setembro

Foto: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A rede estadual de ensino do Amazonas será representada por 327 estudantes na segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL), edição 2025-2026, que acontecerá no dia 13 de setembro. Os estudantes dividem-se em nove escolas da capital e, agora, concorrem a uma vaga na Escola de Linguística de Outono (ELO), que acontecerá ao longo dos meses de fevereiro, março e abril de 2026, por meio de uma série de etapas virtuais, e culminará em uma etapa presencial de uma semana de duração.

A OBL acontece anualmente e tem como objetivo apresentar as diferentes perspectivas do conhecimento linguístico, a diversidade das línguas e culturas, e a complexidade da comunicação e da cognição, contribuindo para o enriquecimento do ensino da primeira língua, da língua adicional e da diversidade linguística e cultural, fornecendo instrumentos para o uso dos estudos da linguagem como articuladores transdisciplinares.

Na olimpíada os estudantes desenvolvem habilidades de autonomia, investigação cuidadosa, responsabilidade social e o interesse amplo pelas diferentes formas culturais e de conhecimento. A Escola Estadual (EE) Maria Amélia do Espírito Santo, localizada no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, foi responsável, com o auxílio da professora de Língua Portuguesa, Larissa Pollari, pela classificação de 278 alunos para a segunda fase da OBL.

“A Olimpíada em si envolve lógica linguística. Não é que haja uma aula em si, algo pensado para a olimpíada somente, mas o desenvolvimento de habilidades de linguagem, das competências linguísticas, que são naturais do falante e lapidadas em sala de aula são os elementos que habilitam os alunos para um melhor desempenho. Todos os alunos foram inscritos, sem exceção. E, somado a uma participação intensa, tivemos um resultado muito além do esperado”, disse a professora, que também reiterou o trabalho de preparação para a segunda etapa.

Fotos: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Ao todo, o estado do Amazonas classificou 465 estudantes entre alunos de escolas estaduais, municipais, federais e particulares. Somente a EE Maria Amélia do Espírito Santo conseguiu classificar mais da metade dos alunos que representarão o estado na segunda fase da olimpíada. Para a diretora da unidade de ensino, Elisangela Guedes, o resultado veio de muito trabalho com coleta de dados para inscrição, organização e logística para que tudo funcionasse. Para a segunda fase, a escola planeja conscientizar os alunos sobre a importância da OBL por ser uma etapa mais complexa em relação à primeira.

“Quando a equipe pedagógica se reúne, a gente sempre tenta buscar algo que possa construir o conhecimento de uma forma bem dinâmica, interativa e inclusiva, de forma que todos os alunos participem”, destacou a diretora.

Cronograma

A segunda fase acontecerá de forma síncrona e presencial, e consiste na resolução de problemas discursivos. A prova será aplicada no dia 13 de setembro de 2025, e a divulgação das notas individuais serão disponibilizadas na área restrita de cada participante, até o dia 18 de novembro de 2025.

De acordo com o edital da Olimpíada Brasileira de Linguística, 60 alunos de todo o Brasil serão classificados para participação na 13ª Escola de Linguística de Outono (ELO), prevista para os meses de fevereiro, março e abril de 2026. Na ELO, os estudantes classificados participam de uma série de etapas virtuais, com culminância em uma etapa presencial de duração de cerca de uma semana. A partir da ELO 2026, será composta a delegação que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Linguística 2026, que acontecerá na Romênia, no fim de julho de 2026.

Escolas com alunos classificados para a segunda fase da OBL

EE Vicente Telles, com sete alunos classificados;

EE Tenente Coronel Cândido José Mariano, com 12 alunos classificados;

EE Sólon de Lucena, com um aluno classificado;

EETI Senador Petrônio Portella, com 22 alunos classificados;

EE Senador João Bosco, com um aluno classificado;

EE Professor Waldockle Fricke de Lyra, com quatro alunos classificados;

EE Maria Amélia do Espírito Santo, com 278 alunos classificados;

EE Homero de Miranda Leão, com um aluno classificado;

EE Coronel Pedro Câmara, com um aluno classificado.

O post Escolas Estaduais do Amazonas se destacam em Olimpíada Brasileira de Linguística apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Cosama entrega copos envasados para o 27° Festival das Cirandas de Manacapuru

Por Redacao 1 hora atrás

Alunos da rede estadual participam de 3º Congresso Estudantil

Por Redacao 1 hora atrás

Operação Feiras Livres: Ipem faz orientação na feira da Manaus Moderna

Por Redacao 1 hora atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta sexta-feira (22/08)

Por Redacao 1 hora atrás

Com resgates históricos, Biblioteca Pública do Amazonas relembra os 80 anos do incêndio de 1945

Por Redacao 1 hora atrás

Concerto da Amazonas Filarmônica emociona o público com a ‘Heroica’ de Beethoven no Teatro Amazonas

Por Redacao 3 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?