A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) manteve um ritmo elevado de fiscalizações nos serviços de iluminação pública da capital. Entre janeiro e julho de 2025, foram realizadas 2.324 fiscalizações, número próximo ao registrado no mesmo período de 2024, quando a marca foi de 2.407 vistorias.
No acumulado do ano passado, a Diretoria de Gestão Energética e Iluminação Pública (Digen) atingiu o total de 3.941 fiscalizações, reforçando o compromisso da agência em garantir a qualidade e a eficiência do serviço prestado à população.
As inspeções das equipes abrangem todo o parque de iluminação pública de Manaus e incluem verificações de funcionamento de luminárias, análise de demandas recebidas via canais de atendimento da Ageman, verificação de implantação dos projetos de expansão e inspeções de campo para acompanhamento das manutenções executadas pela concessionária Manaus Luz, empresa responsável pelo serviço.
De acordo com o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade Ferreira, o desempenho consistente das fiscalizações demonstra o trabalho contínuo de monitoramento e a atuação preventiva da agência.
“Nosso objetivo é assegurar que o serviço de iluminação pública funcione de forma eficiente, segura e em conformidade com o contrato de concessão. A presença constante da equipe em campo é fundamental para identificar e corrigir problemas rapidamente, proporcionando mais segurança e qualidade de vida para o cidadão”, afirmou.
Atualmente, o parque de iluminação pública da capital encontra-se 100% em LED com mais de 165 mil luminárias implantadas na cidade. O serviço tem proporcionado mais segurança e melhor luminosidade nas ruas, avenidas, becos, campos e quadras de esporte e lazer e praças.
O diretor de Gestão Energética e Iluminação Pública da Ageman, Everaldo Leal, ressaltou que o órgão regulador mantém uma rotina constante de fiscalização com ações diurnas e noturnas para garantir a qualidade e a eficiência do serviço.
“Estamos todos os dias nas ruas acompanhando de perto a execução dos serviços e verificando o funcionamento das luminárias. Assim, ampliamos a eficiência operacional e garantimos que a população manauara receba iluminação pública de qualidade em todas as zonas da cidade”, afirmou.
A Ageman orienta que os usuários também podem contribuir com a melhoria dos serviços de iluminação pública, registrando as demandas para os consertos assim que identificarem os pontos apagados, por meio dos canais de atendimento da Manaus Luz 0800-201 0001, pelo aplicativo Manaus+Luz ou ainda pelo site www.manausluz.com.br. A Ouvidoria da Ageman também atende as reclamações pelo 0800-092-3511 e pelo WhatsApp 98842-2919 e 98410-3247
— — —
Texto e fotos – Tereza Teófilo/Ageman