No Vale tudo eleitoral, Robertão Cidade pula de paraquedas e anuncia desafios
Tá valendo tudo, até mesmo saltar de paraquedas para cair nos braços do povo. Foi o que Robertão Cidade, pai do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), deputado mesmo nome, fez neste domingo (17/8). Ele, que está sendo preparado para ser candidato a deputado estadual em 2026, afirmou que a aventura foi a realização de um sonho, mas ao final do vídeo, bem editado, demonstrando energia e vitalidade, pediu à audiência dele nas redes sociais, sugestões de novas aventuras, que ele está disposto a realizar. É esperar para ver no que o marqueteiro do Robertão envolverá o empresário de 59 anos para produzir o próximo vídeo. No clã Cidade, a meta é eleger o Roberto Filho deputado federal e o patriarca para a vaga de estadual nas eleições do próximo ano. A família tem história na navegação regional, atividade que angaria bons votos no interior do Estado. Para Robertão, as redes sociais são uma vitrine que pode torná-lo mais conhecido na capital amazonense, colégio que abriga pouco mais da metade do eleitorado amazonense – 1,4 milhão.
Omar Aziz solta a voz para criticar Marina Silva em ritmo de boi-bumbá
O senador Omar Aziz voltou à carga contra a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, desta vez em ritmo de boi-bumbá. Em vídeo publicado nas redes sociais, Omar acompanha o levantador oficial do boi Garantido, David Assayag, que canta a toada Os Caboclos. No trecho em que a letra questiona a necessidade de se preservar a floresta, mas sem proibir o caboclo de pesca e fazer o roçado, a dupla resgata refrão original que criticava o músico Sting e o ex-presidente francês François Mitterrand, que nos anos 80 defendiam uma Amazônia intocada, até mesmo aos que vivem nela. No lugar deles, atualizam os personagens e encerram a toada, cantando: “Cadê o seu Macron e a Marina? O que faço do meu amanhã?”. E terminam: “BR-319 já!” O vídeo é mais um capítulo no histórico de embates do senador com a ministra, que é declaradamente contra o asfaltamento da BR-319. Marina alega que a rodovia pode se tornar vetor de desmatamento no coração da Amazônia, mas sem oferecer alternativas concretas de sustento ao caboclo e de integração do Amazonas ao restante do País por terra. Confira o vídeo que Omar gravou em casa na página da COLUNA DO CRISTO no Instagram, postagem publicada neste domingo.
Sinésio Campos tenta roer a corda de senador com o PT para 2026
Para usar uma expressão da política, o presidente do PT Amazonas, o deputado estadual Sinésio Campos, deu uma roída na corda da aliança nacional do partido com Omar Aziz. O senado é um dos principais aliados do presidente Lula no Congresso Nacional e como pré-candidato ao Governo do Amazonas, conta com o apoio da legenda ao projeto dele em 2026. O presidente estadual do PT, por outro lado, defendeu a candidatura do governador Wilson Lima neste fim de semana. Ao lado de Wilson no palanque, no município amazonense de Silves, afirmou: “tenho certeza que o Senado te aguarda, porque tem muito a contribuir para o estado amazônico”. O governador é presidente do União Brasil e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro. Apesar de contraditória, a fala de Sinésio não é gratuita. O dirigente do PT amazonense tem cargos na administração estadual e até pouco tempo tinha o genro, Juliano Valente, no primeiro escalão do Governo Wilson Lima. Juliano foi um dos mais longevos secretários de Wilson, só saiu após ser alvo de operação da Polícia Federal.
Amom desacelera no digital com maior presença na vida real – lição de 2024?
O deputado federal Amom Mandel reduziu substancialmente a presença nas redes sociais, ambiente que o catapultou para a vida pública, mas o parlamentar está mais presente na vida real dos eleitores. Tem participado de eventos no interior do Estado, sobretudo os relacionados às emendas que já apresentou à Câmara dos Deputados. Nos últimos dias esteve nos municípios Barreirinha e Parintins. Amom foi fenômeno de votos quando se elegeu vereador de Manaus e em seguida deputado federal, tendo as redes sociais a principal vitrine. Na eleição de 2024, quando disputou o cargo de prefeito de Manaus, por outro lado, ficou pelo meio do caminho, ou melhor, no primeiro turno. Com a frustração, o deputado talvez tenha aprendido que é importante saber se comunicar pelo meio digital, mas que é também preciso ter presença na vida real das pessoas e que nada substitui o corpo a corpo, o aperto de mão, o olho no olho com o eleitor, para ouvir e fazer entregas.
Wilson Lima comemora balanço do Programa Opera+ Amazonas
O governador Wilson Lima apresenta nesta segunda-feira (18/08) balanço parcial do Programa Opera+ Amazonas, que já realizou mais de 60% das cirurgias previstas para 2025. Lançado em 2021, o Programa antecipa metas, proporcionando a redução das filas em diversas especialidades. Em junho passado, o Programa ganhou reforço com o lançamento do Mutirão Opera+ Amazonas, que tem a meta de oferecer 40 mil cirurgias adicionais até o próximo mês de dezembro. Com estratégias ampliadas, como abertura de salas cirúrgicas à noite e nos fins de semana, credenciamento de profissionais e convocação de pacientes pelo Saúde AM Digital, o Programa Opera+ Amazonas beneficia pacientes da capital amazonense e do interior do Estado.
Tadeu, embaixador das cirurgias dos olhos, lança novo mutirão no Estado
O embaixador das cirurgias de olhos, como já vem sendo conhecido o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza lançou mais um mutirão com essa finalidade. Desta vez no município Apuí, no Sul do Estado. A iniciativa é realizada pela parceria entre o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Apuí, com apoio de emenda parlamentar do deputado estadual Abdala Fraxe, que também participou da cerimônia. A ação beneficiará pelo menos 200 pacientes diagnosticados com catarata e pterígio, doença popularmente conhecida como carne crescida nos olhos e que afeta especialmente a população que trabalha no campo devido à excessiva exposição ao sol. Através deste Programa, viabilizado pelas emendas do deputado Abdala Fraxe, mais de 5 mil cirurgias oftalmológicas já foram realizadas em todo o Estado. Politicamente, o Programa proporciona visibilidade que o cargo de vice não daria em meras funções burocráticas. Caso o governador Wilson Lima deixe o cargo para disputar o Senado, Tadeu assumirá o posto em definitivo a partir de abril.
SEGURANÇA
David Almeida dá início a novo curso de formação da Guarda Municipal
O prefeito de Manaus, David Almeida, lança nesta segunda-feira (18/8) novo curso de formação, desta vez mais mais 138 aprovados no concurso público de 2023 da Guarda Municipal. Coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), da Secretaria de Administração, Planejamento e Gestão do Município (Semad), o curso terá duração aproximada de dois meses e meio, com atividades teóricas, práticas e estágio supervisionado. Durante o período de formação, os candidatos receberão bolsa equivalente a 50% da remuneração inicial do cargo. Tão logo concluam a formação, os novos guardas reforçarão a segurança nas ruas da capital amazonense, sobretudo em terminais de ônibus, escolas municipais e logradouros públicos.
RESGATE DO CENTRO
Prefeitura combate emaranhado de fios no Centro Histórico de Manaus
A Prefeitura de Manaus começou neste fim de semana a despoluição de fios nos postes de eletricidade do Centro Histórico de Manaus. O problema é crônico e crescente em toda cidade e começa a ser combatido na região central como parte do Mutirão de Serviços da Prefeitura que está reordenando a região. Para tanto, as concessionárias que fazem uso dos postes públicos para instalação de redes de telecomunicações foram convocadas para organizar o emaranhado, a começar pela retirada das fiações sem uso. Nas palavras do secretário de obras e vice-prefeito de Manaus, Renato Junior, que esteve acompanhado o trabalho neste domingo, o problema será resolvido no Centro Histórico. A expectativa é que o mesmo esforço seja estendido para o restante da capital amazonense. Em Ribeirão Preto, cidade do interior de São Paulo, a prefeitura endureceu inclusive nas leis para solucionar o problema, que além de gerar poluição visual, pode provocar incêndios a partir do superaquecimento provocado pelo acúmulo de fios nos postes.
AGENDA AMAZÔNIA
Janja em Manaus para discutir propostas para a COP30
A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, estará em Manaus nesta terça e quarta-feiras, dias 19 e 20/8 participando de evento que visa reunir propostas de ações estratégicas para a preservação da Amazônia, a serem discutidas na Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, a COP30 que será realizada em Belém (PA), em novembro. O encontro é organizado pelo Conselho do Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Conselhão), com a expectativa de reunir centenas de pesquisadores da região. O presidente da COP, o diplomata André Corrêa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores e presidente da COP30, deve participar do evento, que acontece no Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
44%
das cidades brasileiras têm menos recursos do que um senador em emendas parlamentares. E cada deputado federal controla recursos superiores ao orçamento de 14% dos municípios, aponta levantamento realizado pelo jornal Folha de São Paulo.
FRASE DO DIA
ALEXANDRE PADILHA, MINISTRO DA SAÚDE
“É um ato covarde, que atinge uma criança de 10 anos de idade e que atinge minha esposa.”… qual o risco que uma criança de 10 anos pode levar para o governo americano.”
(Em entrevista sobre o cancelado do visto norte-americano da esposa e filha, determinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como retaliação ao governo brasileiro, com quem Trump não tem afinidade ideológica)