A solenidade marcou a abertura oficial da campanha Agosto Dourado

FOTO: Francisco Mourão / SES-AM
O Ministério da Saúde entregou certificação a maternidades do Estado que possuem “Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta (SAMTA)”. A entrega foi realizada nesta quinta-feira (14/08), durante a abertura oficial da programação da campanha Agosto Dourado e da Semana Mundial do Aleitamento Materno.
O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) na Maternidade Ana Braga, zona leste de Manaus. O mês, dedicado à conscientização sobre a importância do leite materno, tem como tema, este ano: “Priorizemos a Amamentação: Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis”.
A certificação da “Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta (SAMTA)” é concedida pelo Ministério da Saúde a unidades que oferecem espaço adequado para a ordenha, armazenamento e conservação do leite materno. Dessa forma, garantindo a mulheres que retornam ao trabalho, a possibilidade de manter a amamentação com segurança e conforto.
Além da Maternidade Ana Braga, o Instituto da Mulher Dona Lindu, no Complexo Hospitalar Sul, também recebeu do Ministério da Saúde a placa de reconhecimento pelo apoio à mãe trabalhadora.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou o compromisso do Governo do Amazonas em fortalecer a amamentação e a Rede Materno Infantil. “O Agosto Dourado representa um momento de valorização da amamentação. Nosso objetivo é seguir ampliando o apoio às mães, qualificando a assistência materno-infantil e promovendo saúde de qualidade para toda a população amazonense”, afirmou.

FOTO: Francisco Mourão / SES-AM
Presente na cerimônia, a assessora técnica do Ministério da Saúde, Renara Guedes, ressaltou a importância da mobilização social em prol da amamentação. “O Ministério da Saúde prioriza a agenda da amamentação, por meio do Programa Nacional de Promoção, Proteção e Apoio. Estar no Amazonas é reconhecer as ações já existentes e estimular que todos os serviços de saúde, comunidade, educação, assistência social e os três poderes atuem juntos para criar sistemas de apoio sustentáveis que garantam esse direito”, disse.
Amamentação que protege
A secretária executiva de Assistência da SES-AM, Liege Menezes, participou da mesa de abertura e da entrega da placa comemorativa da Sala de Apoio às Trabalhadoras de Amamentam. Durante o discurso, ressaltou a relevância da entrega. “A Sala de Apoio é um incentivo à vida. É um espaço acolhedor, funcional e higiênico, que garante às mães trabalhadoras a possibilidade de coletar e armazenar leite, preservando a amamentação exclusiva. Isso fortalece o vínculo mãe-bebê, amplia a imunidade das crianças, contribui para um crescimento saudável e ainda possibilita que o leite chegue às UTIs neonatais, ajudando prematuros a se recuperar mais rápido e com mais qualidade de vida”, afirmou.
Histórias como a da técnica de enfermagem Jessiane Bodes, funcionária da Maternidade Ana Braga, mostram o impacto concreto do leite materno. Mãe recente e doadora para o Banco de Leite da unidade, ela vive na prática os benefícios dessa rede de apoio. “Sempre soube que a amamentação protege contra doenças. Um exemplo foi quando eu e meu esposo pegamos uma gripe, minha bebê não foi afetada e tenho certeza de que foi por causa do leite materno. Trabalhei muitos anos na UTI Neonatal e vi de perto como a doação de leite salva vidas”, relata.

FOTO: Francisco Mourão / SES-AM
Ela também celebra a oportunidade de ter um local para coletar o leite materno no local de trabalho. “Agora, saber que quando eu voltar ao trabalho, vou ter uma sala segura para coletar e armazenar o leite, me traz tranquilidade e me permite continuar ajudando outros bebês”, contou.
A programação do Agosto Dourado na rede estadual de saúde segue até o fim do mês, com palestras, rodas de conversa, capacitações e ações de incentivo ao aleitamento materno, reforçando a importância de apoio contínuo a mães e bebês em todo o Amazonas.
O post Ministério da Saúde entrega certificação a maternidades do Estado com Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.