Resultados positivos de programas como Amazonas Meu Lar e Prosamin+ foram destacados no evento

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE
O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, representou o governador Wilson Lima na abertura do 1º Congresso de Engenharia, Agronomia e Tecnologia do Amazonas (Cenatec), onde apresentou os resultados das ações do Governo do Amazonas nas áreas de habitação e saneamento. Promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), o evento, que começou nesta quarta-feira (13/08), segue até sexta-feira (15/08), no Centro de Convenções Studio 5, zona sul de Manaus.
O evento reúne profissionais, pesquisadores e gestores públicos, para discutir temas como inovação tecnológica, infraestrutura urbana sustentável e soluções para os desafios da Amazônia.
Com o tema central “Cidades em Transformação: O papel da Engenharia, Agronomia e Geociências para um futuro sustentável”, o evento é uma iniciativa inédita voltada para a valorização do conhecimento técnico e científico na construção de soluções sustentáveis para os desafios da região amazônica.
Além de Marcellus Campêlo, participaram da solenidade de abertura, a presidente do Crea-Am, Alzira Miranda, o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Gustavo Picanço, a reitora da faculdade Ulbra Manaus, Maryana Batalha, e o diretor geral do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Jackson Pantoja.


Na parte da tarde, o secretário Marcellus Campêlo ministrou palestra sobre os avanços na área de habitação e saneamento no estado. Ele destacou os resultados positivos do Amazonas Meu Lar e do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), desenvolvidos pela UGPE. Ele ressaltou a concepção do programa, os desafios enfrentados para a implantação de uma política habitacional consistente no estado, com foco na redução do déficit habitacional. Campêlo destacou, ainda, que o Amazonas enfrenta desafios históricos como as ocupações desordenadas.
O Programa Amazonas Meu Lar integra as políticas de habitação do Governo do Estado, com 28.156 famílias já atendidas, 7.626 com soluções de moradias e 20.530 com regularização fundiária.
Pelo Prosamin+, do total de 808 unidades habitacionais previstas, já foram entregues 104. Mais 176 estão em construção na Comunidade da Sharp, zona leste, 160 entre as avenidas Silves e Maués, e 32 na Comunidade Manaus 2000, ambos zona sul. O Prosamin também inclui obras de saneamento básico e urbanização.
Durante o evento, os participantes puderam conhecer de perto uma maquete do Prosamin+ exposta no estande da Sedurb e UGPE, além de revista dos dois órgãos apresentando os projetos e ações que desenvolvem.
O Cenatec também contou com palestras, oficinas, minicursos, desafios técnicos, mostra científica, atividades culturais e ações para divulgar as profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua.
Simultaneamente, durante o Cenatec, também foi realizado o 12º Congresso Estadual de Profissionais (CEP). O CEP é um fórum trienal que reúne os profissionais do Sistema Confea, Crea e Mútua para debater, dialogar e propor soluções voltadas ao aprimoramento dos normativos, regulamentações e políticas públicas relacionadas ao exercício profissional.
O post Governo do Amazonas apresenta avanços nas áreas de habitação e saneamento, no 1º Cenatec apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.