Saullo Vianna: “não importa a função, eu quero estar em campo jogando”
Com uma expressão futebolística, o deputado federal licenciado, secretário de Assistência Social de Manaus, Saullo Vianna, definiu o seu projeto político para 2026: “não importa a posição, eu quero estar em campo jogando”. O político se refere ao grupo do qual faz parte, encabeçado pelo prefeito David Almeida e os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga, no qual já teve o nome cogitado para ser vice na chapa de Omar ao Governo, mas que também é naturalmente candidato à reeleição à Câmara dos Deputados. Em entrevista ao Programa Fala Caboco, da Rádio Hub Amazônia, Saullo afirma que mais que ter o nome lembrado, o importante é fazer parte de um projeto que olha para o futuro do Estado e que a definição de nomes se dará mais na frente. Segundo ele, o Amazonas estagnou, enfrenta problemas crônicos em áreas essenciais, como saúde e educação e para avançar, precisa de pessoas experientes no comando. “Eu faço parte de um grupo vitorioso, elegeu vários prefeitos e temos os maiores líderes políticos do Estado. Nas próximas eleições, a pergunta que devemos fazer é: o que queremos para o Amazonas nos próximos 50 anos? O nosso grupo tem resposta e projeto”.
David Almeida diz que Fernanda Aryel está preparada e é coringa do Avante
A Fernanda Aryel está preparada. É militante política desde os dez anos, é presidente nacional do Avante Jovem, ela é uma coringa do partido. A Afirmação é do pai de Aryel, o prefeito de Manaus, David Almeida, dada em entrevista à TV Norte (retransmissão SBT) sobre o processo eleitoral de 2026, antecipado em mais de um ano. Segundo ele, se for preciso indicar um nome, esse será o de Fernanda Aryel. Pela aliança do prefeito com o senador Omar Aziz, David Almeida deve indicar o nome do vice de Omar, pré-candidato ao Governo do Amazonas nas eleições do próximo ano. O posto é um dos mais disputados, dada a liderança do senador nas pesquisas de intenção de voto já realizadas. Saullo Vianna, o vice-prefeito Renato Junior, o ex-prefeito de Parintins Bi Garcia também são nomes cotados para vice na chapa mjoritária.
Omar quer celeridade na apreciação de veto que empaca asfaltamento da 319
O senador Omar Aziz se juntou ao senador Eduardo Braga na crítica ao veto do presidente Lula à emenda, do próprio Braga, que desobriga a “exigência de licenças ambientais para serviços e obras de manutenção e/ou melhoramentos de infraestrutura já existentes”. Com essa espécie de licenciamento extraordinário, incorporada à Lei Geral de Licenciamento (PL 2.159/2021), empreendimentos como a BR-319, há décadas pendente dessa autorização ambiental, seriam beneficiados. No plenário do Senado, Omar fez apelo ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para que paute os vetos assim que chegarem à Casa legislativa. Segundo ele, o assunto havia sido discutido com a Casa Civil, houve um entendimento sobre a viabilidade do asfaltamento da BR-319, mas na última hora houve pressão, segundo o senador, “daqueles que trabalham contra o desenvolvimento do País”. “Quem está a serviço da população brasileira não deixa dois Estados isolados, é o caso do Amazonas e Roraima (sem a BR-319)”, protestou o senador.
Aliados de Wilson defendem “infiel”. Avante diz que CPI foi gota d’água
Deputados estaduais da base do governador Wilson Lima saíram em defesa do colega de parlamento Wanderley Monteiro, alvo de processo disciplinar no Avante, partido ao qual é filiado. Na noite de segunda-feira (11/8), os comandos dos diretórios municipal e estadual abriram processo de cassação contra Wanderley por infidelidade partidária. Fontes do Avante ouvidas pela Coluna explicam que o deputado acumula uma série de descumprimentos do regimento da legenda e que a assinatura da CPI do Asfalto, contra a Prefeitura de Manaus, comandada por David Almeida, presidente do Avante no Amazonas, foi apenas a “gota d’água”. Nesta terça-feira, Wanderley foi orientado pelo Avante a retirar a assinatura da CPI, protocolada pelo autor, deputado Delegado Péricles, na sexta-feira passada. O prazo de defesa de Wanderley está correndo e nos próximos dias o diretório estadual se manifestará sobre o caso e a decisão será validado pela presidência nacional do Avante.
Bombeiros homenageiam brigadas que atuaram no combate ao incêndio na Effa
Nesta quinta-feira (14/8), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas homenageia as brigadas das fábricas do polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM) que ajudaram no combate ao incêndio de grandes proporções que destruiu as instalações da Effa Motors. O enfrentamento do sinistro durou praticamente dois dias e o auxílio das brigadas privadas foi fundamental, com o aumento do efetivo e recursos empregados na operação. Ao todo, bombeiros de 38 fábricas atuaram em conjunto com o Corpo de Bombeiros, instituição com a qual as empresas têm o Plano de Ação Mútua (PAM), que é acionado em sinistros que excedem o ordinário. O incêndio na Effa Motors foi um dos maiores já registrados na história da ZFM. As brigadas homenageadas são das empresas: Engie, Innova, Preven Fire, Atem, Ocrim, Positivo Tecnologia, Equador, Ipiranga, Ream, Inventus Power, Essilor Luxottica, Raízen, Fogás, Amazongás, Breitener, Samsung, Caloi, LG, BIC, Michelin, Grupo Chibatão, Samu, Cigás, Super Terminais, Denso da Amazônia, Ethernal, Honda, Foxcon, TPV do Brasil, Vibra Energia, Bemol, Águas de Manaus, Cosama, Knauf, Essilor, Votorantin e Yamaha.
MP cobra efetividade na proteção das mulheres vítimas de violência
O Ministério Público do Amazonas instaurou procedimento para apurar se as medidas protetivas à mulheres vítimas de violência estão sendo executadas. E as que estão em vigor, se os agressores estão sendo efetivamente monitorados. A promotora de Justiça Márcia Cristina de Lima Oliveira, que determinou as diligências, explica que o objetivo é atender uma demanda urgente: reduzir os altos índices de violência doméstica no Amazonas, que figura como o 3º em ocorrências no País. Em muitos casos, até mesmo as mulheres que denunciaram os agressores voltam a ser vítimas por falhas do sistema da segurança pública, muitas pagando com a própria vida. A promotora defende o resguardo físico e psicológico dessas mulheres, concedendo a elas um botão do pânico, um aplicativo para reportar situações de risco ou colocando uma tornozeleira eletrônica nos agressores.
RAPIDINHAS
Forças especiais da Polícia Militar do Amazonas com frotas 100% renovadas
Com a entrega de 544 novas viaturas às forças de segurança do Estado, o governador Wilson Lima informa que os grupos de atuação especializada da Polícia Militar (PM), Rocam, Companhia de Operações Especiais (COE) e Policiamento Ambiental estão com frotas 100% renovadas. Os veículos são direcionados ainda à Polícia Civil, em Manaus e no interior do Estado. A maioria conta com tecnologia que se comunica com o sistema Paredão, que identifica veículos com registro de roubo a partir da leitura das placas.
Prefeito anuncia apoio aos vendedores ambulantes de alimentos do Centro
O prefeito David Almeida anunciou apoio aos vendedores ambulantes de alimentos que atuam no Centro Histórico de Manaus. Ele afirmou que a Prefeitura pode instalar cozinhas que garantam a produção dos alimentos com qualidade e a renda dos trabalhadores. A manifestação vem após o fechamento de galpões onde os alimentos eram produzidos sem qualquer cuidado sanitário, em locais insalubres, infestados por insetos e roedores. A ação, ainda que necessária, e que faz parte do Mutirão de Serviços que está reordenando a região, recebeu forte resistência dos ambulantes.
Tribunal mantém suspenso reajuste do primeiro escalão da Prefeitura
A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas negou recurso da Prefeitura de Manaus, que questionou a suspensão do reajuste dos salários do primeiro escalão da administração municipal. A decisão vem após liminar ter sido concedida em favor do Município, em janeiro deste ano, na Ação Popular nº. 0604205-95.2024.8.04.0001 e que chegou a ter os efeitos suspensos por decisão de plantão de 2.º grau. O Acórdão resultante do julgamento na Segunda Câmara Cível em agravo de instrumento teve a relatoria da desembargadora Mirza Cunha. O Município agora aguarda o julgamento do mérito da ação.
FRASE DO DIA
MADONNA, CANTORA
Santo Padre, por favor vá à Gaza e leve a sua luz às crianças, antes que seja demasiado tarde”
(Sobre os ataques de Israel na região que já mataram centenas de inocentes e que nesta quarta-feira entra em nova fase, de ofensiva por terra pelo Exército israelense)