A Câmara Municipal de Manaus (CMM), por meio da Diretoria de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (7 de agosto), uma palestra de conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O evento faz parte da campanha promovida pela Casa Legislativa em alusão a Semana Nacional de Conscientização sobre o TDAH.
A palestra foi ministrada pela psicóloga da CMM, Sandra Reis, e visa promover o debate e a conscientização sobre o transtorno, destacando a importância da divulgação científica, do acesso à informação de qualidade e da conscientização da sociedade quanto às necessidades das pessoas com TDAH.
“A principal ideia da semana de conscientização é justamente divulgar o transtorno e minimizar o estigma do transtorno mental, porque apesar de hoje termos muita informação, ainda existe muita informação errada sobre [o assunto]. Quanto mais falarmos, mais as pessoas vão buscar tratamento, porque o que tem se tornado comum é que os pais estão se descobrindo com TDAH ao buscarem tratamento para os filhos”, afirma a psicóloga.
O evento contou com a participação da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), representada pela coordenadora do núcleo de Manaus, Sheila Reis. Para a psicóloga da CMM, eventos como esse servem para acabar com o caráter negativo criado em todo o transtorno.
“Aqui falamos sobre a questão diagnóstico e tratamento, dando aquela esperança de boas perspectivas, porque o diagnóstico não é um fim, ao contrário, é o início de como você vai buscar ajuda para poder viver bem, aprendendo a viver com o transtorno”, enfatiza Sandra Reis.
Durante essa semana, diversas ações são realizadas em todo o país para informar e sensibilizar a população sobre o TDAH, buscando combater o preconceito e promover a inclusão de pessoas com o transtorno.
“A ideia aqui é conscientizar e prevenir, ajudando as pessoas a saberem como diagnosticar e aprender como lidar com isso no dia a dia. Nosso presidente, David Reis, está sempre preocupado em conscientizar as pessoas, fazendo palestras, sobre a importância da saúde. Por isso é voltado aos nossos servidores, mas também aberto ao público em geral”, afirma a diretora de Saúde da CMM, Hannan Awwad.
Sobre o TDAH
Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, o TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. O TDAH se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Também segundo a entidade, é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados: ocorre em 3 a 5% das crianças. Em mais da metade dos casos, o transtorno segue na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.
Texto: Michael Douglas/Dicom