Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Em Brasília, Amazonas recebe certificado sanitário de estado livre de febre aftosa sem vacinação
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Em Brasília, Amazonas recebe certificado sanitário de estado livre de febre aftosa sem vacinação
Executivo

Em Brasília, Amazonas recebe certificado sanitário de estado livre de febre aftosa sem vacinação

Redacao 2 dias atrás
Compartilhar
Compartilhar

Documento foi entregue por representante do Mapa ao diretor-presidente da Adaf, José Omena

Foto: Caetaninha Cavalcanti/Adaf

O Amazonas recebeu do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) o documento que comprova o status sanitário internacional de livre de febre aftosa sem vacinação. O certificado foi entregue ao diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf), José Omena, nesta terça-feira (29), em uma cerimônia em Brasília.

Em maio deste ano, a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) certificou o Brasil como livre de febre aftosa sem vacinação, o mais alto status sanitário nesse segmento. A entrega do documento aconteceu em Paris, onde está sediado o organismo internacional.

Agora, o Mapa entregou o certificado individualmente a cada um dos 22 estados que evoluíram para o novo status sanitário, que passa a abranger todas as regiões do país.

Representando o ministério, participaram da entrega o diretor do Departamento de Saúde Animal, Marcelo Mota, o coordenador geral de Trânsito, Quarentena e Certificação Animal, Bruno Cotta, o coordenador do Programa de Avaliação da Qualidade e Aperfeiçoamento dos Serviços Veterinários (Quali-SV), Geraldo Moraes, a coordenadora da Divisão de Controle da Brucelose e da Tuberculose Animal, Patrícia Ferreira, e a coordenadora de vigilância em febre aftosa, Mirela Eidt.

Na prática, o novo status representa para os pecuaristas redução de gastos com vacinação e ampliação de mercado, colocando o Amazonas e o restante do país como exportador seguro de proteína animal.

Fotos: Caetaninha Cavalcanti/Adaf

“Agora o Amazonas está de fato e de direito livre da febre aftosa sem vacinação. Isso só reforça ainda mais a responsabilidade da Adaf, do Estado e dos pecuaristas na vigilância sanitária dos nossos rebanhos. Reforço, ainda, agradecendo todo o esforço dos servidores, o esforço do Governo do Estado e o esforço de todos aqueles que participaram diretamente e indiretamente para a gente chegar a esse status Livre de Febre Aftosa sem Vacinação”, comemorou Omena.

A certificação é uma porta para alavancar ainda mais a pecuária amazonense, com a possibilidade de exportar para países que só compram proteína animal de locais com esse status.

O post Em Brasília, Amazonas recebe certificado sanitário de estado livre de febre aftosa sem vacinação apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Hospital Delphina Aziz alcança a marca de 200 transplantes renais realizados, triplicando a oferta do procedimento no estado

Por Redacao 7 horas atrás

Trânsito Seguro: FVS-RCP leva prevenção ao pit stop para motociclistas no Sambódromo de Manaus

Por Redacao 11 horas atrás

Lançamento do livro “Mulheres em Cena: As Crews de B-Girls no Amazonas” acontece na Galeria do Largo

Por Redacao 11 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de homem que desapareceu no bairro Cidade de Deus

Por Redacao 11 horas atrás

“Esse documento é muito importante para mim”, diz moradora do Conjunto Carlos Braga ao receber título definitivo do imóvel

Por Redacao 12 horas atrás

Detran-AM e Abraciclo iniciam pit stop educativo para motociclistas nesta quinta-feira

Por Redacao 13 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?