Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Sejusc e conselho estadual vão promover a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Sejusc e conselho estadual vão promover a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa
Executivo

Sejusc e conselho estadual vão promover a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

Redacao 2 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Encontro será realizado nos dias 18 e 19 de agosto, em Manaus

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

As políticas para a população idosa serão discutidas na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, a ser realizada nos dias 18 e 19 de agosto, em Manaus. O encontro é promovido pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedpi), e traz o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”.

A atividade visa chamar a atenção daqueles que querem discutir melhorias nas políticas voltadas para pessoas acima de 60 anos. O encontro será no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona centro-sul de Manaus.

O gerente da Secretaria Executiva dos Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) da Sejusc, Caio Taveira, explica que a pasta atua nos cuidados da pessoa idosa, evitando que eles possam sofrer algum tipo de violência ou violações de direitos. A secretaria conta com projetos que focam no combate à violência, na oferta de lazer, bem-estar, e no empreendedorismo.

“A gente sabe que, segundo os dados do IBGE de 2022, são 350 mil idosos em todo o Amazonas, então o Governo do Estado, com o olhar sensível do governador Wilson Lima, está procurando atender toda essa população que está em crescente e, por consequência disso, pode sofrer um maior número de violações de direitos”, observa Taveira.

Caio explica, ainda, que o Cedpi é ligado administrativamente à Sejusc, que atua diretamente como órgão do poder público junto ao Conselho. “O Conselho, por ser um órgão independente, tem a sua autonomia preservada pela lei e a Sejusc, como parte da rede de proteção, atua promovendo todo o arcabouço legal junto ao Conselho, na parte administrativa e, também, na garantia de direitos da pessoa idosa”, acrescenta o gerente.

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

Cedpi

A presidente do Cedpi, Lilia Albuquerque, pontua que o Conselho é uma organização que constrói e fortalece a rede de proteção do direito da pessoa idosa no Amazonas e que, por meio dessa rede, há o fomento de ações através das instituições, tanto governamentais e não governamentais para ampliar os cuidados para que esse público possa ter uma vida ativa, saudável, protegida, segura dentro da sua família e dentro da sociedade.

“O Conselho é paritário, metade governista e a outra metade da sociedade civil. E as políticas que acontecem se dão com as problemáticas das zonas onde eles se encontram e a parte governamental desenvolve as políticas públicas e fortalece esse envelhecimento ativo e saudável conforme a gente vem buscando”, explicou a presidente do Cedpi.

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

Conferência

A Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa contará com três pontos principais: o primeiro é promover a participação social para a proposição de ações que visem a superação de barreiras ao direito de envelhecer e à velhice digna e saudável. O segundo foca em identificar desafios do envelhecimento plural no Amazonas, tanto nas práticas legais quanto nas práticas exercidas para promoção de direitos.

O terceiro ponto são as propostas de ações de equidade para a defesa, promoção e a proteção dos direitos e da cidadania de pessoas idosas, a partir da articulação e fortalecimento da Rede de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Estão previstas a presença de representantes do interior do estado, a fim de ouvir as demandas de quem reside longe da capital, focando em um plano robusto e que atenda às peculiaridades encontradas em todo o Amazonas.

O post Sejusc e conselho estadual vão promover a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Cosama faz diagnóstico técnico para projetar melhorias no sistema de abastecimento de água de Autazes

Por Redacao 57 minutos atrás

Último dia da 2ª Feira de Negócios e Inovação da Afeam reúne palestras, crédito e renegociação

Por Redacao 57 minutos atrás

Delegacia Virtual da Mulher realiza 56 atendimentos em um mês e amplia proteção a vítimas de violência no Amazonas

Por Redacao 2 horas atrás

De graffiti a fotografia: Casa das Artes reabre com novas mostras e mural em homenagem a compositor amazonense

Por Redacao 2 horas atrás

Sejusc leva programas de créditos para envelhecentes à 2ª Feira de Negócios e Inovação da Afeam

Por Redacao 2 horas atrás

Projeto social ‘Seap Mais Família’ visa fortalecer vínculos familiares dos internos

Por Redacao 2 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?