Governo Federal se entende e define Plano BR-319 para asfaltar rodovia
Acordo inédito foi selado entre os ministérios do Meio Ambiente e dos Transportes para o licenciamento ambiental que permitirá a reconstrução da BR-319. Os ministros Marina Silva e Renan Filho definiram um conjunto de condicionantes socioeconômicas e ambientais para tornar possível o asfaltamento da rodovia, a única ligação por terra do Amazonas com o restante do País, sem que a estrada se torne vetor de desmatamento no coração da Amazônia. Depois de ao menos três décadas de promessas, a notícia animou a população e o setor produtivo amazonense, mas passada a euforia, o momento é de cautela para ver se dessa vez a obra sai dos discursos, gabinetes de Brasília e do papel. Entre as condicionantes acordadas e que compõem o batizado Plano BR-319 está a realização de Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), com prazo de conclusão de oito meses. Titulação de terras, fortalecimento de cadeias produtivas em comunidades de agricultores e vigilância ao longo dos 885 quilômetros da BR-319 estão entre as ações que permitirão a liberação da obra.
Wilson Lima comemora medida e torce para que projeto saia de fato do papel
O governador Wilson Lima comemorou o anúncio do Plano BR-319. Segundo ele, o Governo Federal ouviu o clamor do Estado, entendendo que é possível conciliar desenvolvimento com preservação ambiental. “De nossa parte (Estado), estamos à disposição para dar todas as condições para que o projeto, de fato, saia do papel”.
Caso Fernando Vilaça pode gerar comitê-modelo para o País
Em resposta ao assassinato do adolescente Fernando Vilaça da Silva, o Ministério de Direitos Humanos está propondo a criação de um comitê de enfrentamento à violência contra as pessoas LGBTQIAPN+. O jovem foi brutalmente espancado por motivação homofóbica, na periferia de Manaus, e ganhou as manchetes dos principais veículos de comunicação do País, com falas de repúdio no Congresso Nacional, como da deputada federal Erika Hilton, que pediu o acompanhamento do caso pelo Ministério. A reunião que discutiu a criação do comitê, que pode servir de modelo para o País, foi realizada na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), com a presença da secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, e de representantes do Ministério Público; das secretarias municipal de Assistência Social (Semasc) e de Segurança Pública e de Educação do Estado (SSP e Seduc); OAB; além do movimento LGBTQIAPN+. O defensor-geral da DPE-AM, Rafael Barbosa, disponibilizou as estruturas da Defensoria em comunidades afastadas para a coleta de dados sobre o tema.
Pauderney Avelino eleito pela quarta vez um dos “Cabeças do Congresso”
O deputado federal Pauderney Avelino foi mais uma vez eleito um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. A atuação dele na defesa da Zona Franca de Manaus garantiu destaque na eleição realizada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Na longa carreira de congressista, Pauderney já figurou na lista doi mais influentes do Congresso outras três vezes. Nesta, ele está em destaque na categoria Parlamentares em Ascensão. A lista “Cabeças do DIAP” tem como finalidade reconhecer o trabalho dos deputados e senadores ao mesmo tempo que proporciona à população uma ferramenta de acompanhamento da atividade parlamentar. Pauderney exerce o cargo como primeiro suplente, na cadeira do deputado federal Saullo Vianna, licenciado do cargo desde quando assumiu a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Manaus, a Semasc.
Amazonas sanciona a Lei Colo de Mãe, voltada à saúde mental materna
O Amazonas passa a contar com lei voltada à promoção da saúde mental materna. Pela recém-sancionada Lei nº 7.568/2025, fica estabelecida a Campanha Estadual Permanente Colo para Mãe. De autoria da deputada estadual Mayara Dias, a nova legislação define diretrizes para a implementação de ações pelo poder público de acolhimento, prevenção e cuidado com gestantes, puérperas e mães adotivas. Entre os objetivos estão a assistência integral, a integração com a rede de atenção básica (poder municipal) e a capacitação dos profissionais da saúde para a identificação de sinais de sofrimento psíquico nas mães. Segundo a deputada Mayara, “a maternidade não pode ser sinônimo de sofrimento silencioso”. A implantação da Lei está a cargo da Secretaria de Saúde do Estado (SES), que pode firmar parcerias com a sociedade civil organizada, o setor privado e instituições de ensino.
Roberto Cidade contrata FGV para realização do concurso com 300 vagas
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi escolhida para elaborar e aplicar as provas do concurso público da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM). São 100 vagas para chamamento imediato e 200 para cadastro de reserva. O contrato com a empresa foi assinado nesta terça-feira (15/7) pelo presidente da Casa legislativa, deputado Roberto Cidade, que aproveitou a ocasião para confirmar o cronograma das demais etapas do processo de seleção: lançamento do edital ainda neste mês de julho; inscrições em agosto; realização das provas em setembro e outubro; homologação dos aprovados em novembro; e convocação e contratação dos novos servidores em dezembro. O último concurso público da Assembleia foi realizado há 14 anos. O atual quadro permanente de pessoal do órgão conta com 635 cargos.
TARIFAÇO DE TRUMP
Sobretaxa às exportações brasileiras melhorou a aprovação de Lula
Após a guerra de narrativas sobre o tarifaço de Trump contra as exportações brasileiras, pesquisa de opinião pública Atlas/Bloomberg aponta que 61,1% dos brasileiros avaliam que Lula representa o Brasil melhor que Bolsonaro (38,8%). Anteriormente, esses percentuais eram 51% versus 44,3% para Lula. O resultado reflete o discurso de Lula, que não aceita o presidente dos Estados Unidos interferir nas questões internas do País, muito menos usar política tarifária para pressionar pela anistia de Bolsonaro. A pesquisa também revelou que 60,2% aprovam a política externa do petista. Após a defesa da soberania do Brasil diante da tentativa de Trump, de interferir nos assuntos nacionais, a aprovação de Lula aumentou e agora empata com o índice de reprovação, ambos na casa dos 50%. E a tendência, segunda a pesquisa, é de alta.
RAPIDINHAS
Tribunal de Contas amazonense passa a atuar com a própria plataforma de IA
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) desenvolveu a própria plataforma de inteligência artificial, a Amazon.IA, que auxiliará servidores de apoio técnico às atividades do órgão de controle externo. Na visão da conselheira presidente da corte de contas, Yara Lins, a ferramenta marca uma virada digital que oferece recursos avançados, como análise de documentos, criação de textos, tradução de conteúdos e interação por voz com segurança e integração aos sistemas internos. A solução será integrada ao catálogo de ferramentas de IA da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon).
Governo do Estado faz a primeira ação de crédito a advogados
A Agência de Fomento do Governo do Amazonas (Afeam) fez a primeira liberação de crédito a advogados, pessoas físicas e jurídicas. Ao todo, 25 operações de crédito efetivadas, totalizando R$ 500 mil, recurso que beneficia 20 profissionais da categoria. A linha de fomento foi criada em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB-AM) e o objetivo é fortalecer a advocacia local com o incentivo a investimentos em estrutura, tecnologia e expansão dos serviços jurídicos.
FRASES DO DIA
HAMILTON MOURÃO, SENADOR E EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Não aceito Trump meter o bedelho”
(Ao criticar a tentativa de intromissão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no processo judicial que responde o ex-presidente Bolsonaro)
DONALD TRUMP, PRESIDENTE DOS EUA
Ele não é meu amigo. É alguém que eu conheço”
(Sobre Bolsonaro, ao reafirmar que o ex-presidente é vítima de perseguição política, mesmo diante de todos os fatos em julgamento no STF)
BOLSONARO, EX-PRESIDENTE
Sou apaixonado por Trump e pelos Estados Unidos”
(Em entrevista ao portal de notícias 360)