Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Curso sobre dança afro destaca ancestralidade e identidade na zona Leste de Manaus
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Município > Curso sobre dança afro destaca ancestralidade e identidade na zona Leste de Manaus
Município

Curso sobre dança afro destaca ancestralidade e identidade na zona Leste de Manaus

Portal Amazonense 20 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

O curso “A Expressão Corporal da Africanidade na Amazônia”, uma imersão artística e formativa que une dança, ancestralidade e identidade cultural, será realizado, nos dias 19 e 20 de julho, na casa de candomblé Ilê Asé Sesu Toyan, localizada na avenida Margarita, nº 1.016, Cidade de Deus, zona Leste. Trata-se de projeto contemplado pelo edital macro de Chamamento Público n° 002/2024, da Lei Aldir Blanc, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura). 

Idealizado pela produtora cultural Inã Figueiredo, o curso será conduzido pela renomada coreógrafa e diretora da Campêlo Cia. de Dança, Tatiana Campêlo, referência na pesquisa da corporeidade afro-brasileira. A formação é voltada a artistas da dança, teatro e demais interessados, sem exigência de experiência prévia.

O curso é voltado a artistas da dança, teatro e outras áreas, sem exigência de experiência prévia. A carga horária total será de 12 horas, com rodas de conversa, exercícios corporais e estudos das movimentações criadas por Tatiana Campêlo e, ao fim, terá certificado de participação. 

“Esse projeto é um exemplo vivo da força da nossa cultura, que é plural, diversa e ancestral. O Concultura tem esse papel de fomentar iniciativas que enriqueçam o nosso patrimônio cultural, sobretudo nos territórios onde o acesso à arte ainda é limitado”, disse o presidente do Concultura, Tony Medeiros.

A proposta também se alinha ao debate atual sobre identidade racial e combate ao racismo, promovendo o reconhecimento das múltiplas raízes culturais da região amazônica.

Além de seu caráter formativo, o curso busca fomentar conexões entre os participantes, estimular trocas de experiências e fortalecer a produção cultural periférica. Para Inã Figueiredo, a proposta vai além da técnica.

“Mesmo com as políticas afirmativas em vigor, ainda há pessoas que não se reconhecem como negras ou indígenas. Essa é uma oportunidade de se reconectar com essas raízes a partir da arte, para além da proposta de formação profissional”, destaca Inã. 

Além disso, a imersão oferecerá uma oportunidade para os participantes ampliarem seu repertório criativo e se aprofundarem em práticas corporais ligadas à ancestralidade.

 — — —

Texto – Ismael Oliveira/Concultura

Fotos – Divulgação

Leia Também

Ronda Ostensiva Municipal prende suspeito com mandado em aberto na zona Oeste

Por Portal Amazonense 9 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia ‘Capacitação em Turismo de Base Comunitária’ no bairro Colônia Antônio Aleixo

Por Portal Amazonense 10 horas atrás

Prefeito em exercício Renato Junior visita plantação de pitaya no ramal do rio Branquinho

Por Portal Amazonense 10 horas atrás

Eli Soares é a nova atração nacional do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’, com show confirmado no palco Alfândega no dia 5 de setembro

Por Portal Amazonense 10 horas atrás

Prefeito em exercício Renato Junior anuncia novas obras em ramal

Por Portal Amazonense 13 horas atrás

Manaus é a capital do Norte que mais investe em saneamento básico

Por Portal Amazonense 13 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?