Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: COLUNA DO CRISTO
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Opinião > COLUNA DO CRISTO
Opinião

COLUNA DO CRISTO

publishnow 4 dias atrás
Compartilhar
Compartilhar

Dirigentes abrem vantagem e devem manter comando do PT no Amazonas

Os presidentes do Partido dos Trabalhadores (PT) no Amazonas e em Manaus, Sinésio Campos e Waldemir Santanna, respectivamente, devem se manter no cargo após abrirem grande vantagem na contagem de votos nas eleições realizadas neste domingo (6/7). Caso confirme a vitória no primeiro turno, esse será o terceiro mandato seguido do deputado estadual Sinésio. O vereador da capital amazonense José Ricardo é o principal opositor dele nesta eleição, que contou com mais de 50 mil filiados aptos a votar. O ex-deputado federal o critica pelo apoio do diretório ao Governo do Amazonas, que segundo Ricardo, tira qualquer chance de protagonismo do partido no Estado. O vereador classifica o apoio ao governador Wilson Lima de subserviente. Em Manaus, Waldemir Santana também abriu grande vantagem nas urnas neste domingo entre os mais de 20 mil filiados com direito ao voto na cidade. Caso ocorra o segundo turno, ele deve ocorrer no próximo dia 20.

Judicialização em Minas Gerais adia definição do comando nacional

No plano nacional, a definição do vencedor foi comprometida com o adiamento da eleição em Minas Gerais, após a Justiça determinar a inclusão da deputada federal Dandara Tonantzin como candidata na disputa pelo diretório estadual mineiro. O PT alegou inviabilidade logística para alterar as cédulas de votação a tempo do pleito marcado para este domingo. O candidato do presidente Lula, Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara (SP), é o favorito para vencer a disputa nacional e substituir Gleisi Hoffmann, licenciada da presidência desde quando assumiu o cargo de ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais. Em todo o País, 3 milhões de filiados estavam em dia com o partido e com direito a votar.

Ministro de Lula: “será que posso chamá-lo (Omar Aziz) de governador?”

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, deu o tom do apoio do governo Lula ao projeto do senador Omar Aziz de voltar ao comando do Governo do Amazonas. Em discurso na solenidade de lançamento do Programa Manaus por Você, da gestão do prefeito David Almeida, o ministro perguntou à plateia se o chamava de governador. “Esse grande amigo, grande brasileiro; será que o chamo de governador, o senador Omar Aziz?”. O apoio do PT é fundamental para os planos do senador, de se candidatar nas eleições de 2026, dado o grande tempo de rádio e TV petista.

Wilson Lima avança no interior com programas de elevada capilaridade

O governador Wilson Lima lançou uma nova etapa do programa de capacitação profissional do Centro de Educação Tecnológica (Cetam) do Estado do Amazonas: 11 mil vagas gratuitas, desta vez exclusivamente à população dos 61 municípios interioranos. Essa é mais uma ação do Executivo estadual com grande alcance social, assim como tem sido a expansão do programa de telessaúde, que está reduzindo o tempo para o agendamento de consultas e a realização de exames. Devagar, Wilson Lima vai intensificando e se capitalizando para encarar as urnas nas eleições de 2026. Ele nega, que não vai misturar eleição com a gestão, mas o fato é que aos poucos o governador se lança e avança no processo eleitoral. Desde 2019, quando assumiu o comando do Estado, a gestão Wilson Lima ofereceu mais de um milhão de vagas gratuitas em cursos de capacitação pelo Cetam.

Gigantes da Floresta, ação mais popular de David aniversaria

O Parque Gigantes da Floresta, uma das entregas mais populares da gestão do prefeito David Almeida, completou neste fim de semana um ano de funcionamento. Localizado entre as zonas Norte e Leste, as mais populosas de Manaus, o espaço proporcionou lazer à população da região, que até então precisava se deslocar para outras áreas da capital amazonense para ter alternativas de entretenimento. No processo eleitoral de 2024, o Parque municipal teve importante peso na reeleição de David. Na festa de aniversário, 30 mil pessoas passaram pelo local, evento que arrecadou 12 toneladas de alimentos para doação à instituições sociais.

Ministério público denuncia condições precárias de delegacia em Manicoré

O Ministério Público Estadual (PMAM) está cobrando condições mínimas para o funcionamento da delegacia de polícia de Manicoré, município do Sul amazonense. Em inspeção, o órgão de fiscalização flagrou celas insalubres, falta de higiene e ausência de estrutura mínima para o funcionamento do local. Este não é um caso isolado. Parlamentares oriundos das polícias civil e militar têm denunciado condições precárias de delegacias em municípios do interior do Estado. A superlotação é outro problema crônico, que revela a necessidade da construção de presídios ao menos em municípios-polo, medida que evitaria a pressão populacional das próprias cadeias na capital Manaus.


HORDA BOLSONARISTA
Nikolas Ferreira destila ignorância ao criticar escolha de mascote da COP 30

O deputado federal bolsonarista Nikolas Ferreira foi bombardeado na internet após demonstrar total desconhecimento da cultura brasileira. Criticou a escolha do Curupira como mascote da Conferência da ONU para Clima, a COP 30, que neste ano, em novembro, acontece em Belém, capital do Pará. “Excelente escolha para representar o Brasil e as nossas florestas: anda para trás e pega fogo”, disse ele. Ao contrário do total desconhecimento demonstrado pelo deputado, o Curupira é um legítimo guardião das florestas. Personagem do folclore brasileiro, ele tem os pés para trás e o cabelo pegando fogo para confundir aqueles que agridem a natureza.


FRASES DO DIA
LULA, PRESIDENTE DO BRASIL

É sempre mais fácil investir na guerra do que na paz”

(Em discurso na reunião do Brics, realizada no Rio de Janeiro, ao criticar o aumento dos gastos da Organização do Tratado do Atlântico Norte – Otan, que reúne 32 países da Europa e América do Norte)

DONALD TRUMP, PRESIDENTE DOS EUA

“Qualquer país que se alinhe com as políticas antiamericanas do Brics terá de pagar uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções”

(Sobre os temas debatidos pelo Brics na reunião do Rio de Janeiro, como a regulamentação das redes sociais e uso de moeda própria pelo bloco econômico dos países emergentes)

Leia Também

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 hora atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 dia atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 2 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 3 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 semana atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 semana atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?