Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: COLUNA DO CRISTO
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Opinião > COLUNA DO CRISTO
Opinião

COLUNA DO CRISTO

publishnow 17 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Omar critica política mineral, que prejudica o País e promove fuga de riquezas

O senador Omar Aziz soltou o verbo em debate na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado sobre minerais críticos e estratégicos para o Brasil. Em outras palavras, chamou de hipocrisia e nada inteligente a política do governo federal de combater a exploração mineral quando deveria regulamentá-la. Citou como exemplo as balsas de garimpeiros destruídas frequentemente pela Polícia Federal quando a atividade deveria gerar emprego e renda locais de forma ambientalmente sustentável. Ao invés disso, acrescentou o senador, o ouro explorado está sendo levado para os países vizinhos, sem deixar um centavo na Amazônia, onde é extraído. Omar também provocou os senadores, ao dizer que os povos indígenas querem sim viver com conforto, ter melhores condições de vida. Segundo ele, o elevado índice de suícídio de índios no Estado se deve à falta de perspectivas, entre os aculturados. “O índio morre e é enterrado no minério sem ter usufruído dele”.

Tadeu de Souza retoma cartilha que o prepara para um protagonismo maior

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, retomou a pauta humanização. Em material distribuído à imprensa, ele destaca a trajetória profissional, de operário do polo industrial da Zona Franca de Manaus a procurador do Estado, e como superou o desemprego por intermédio da educação. A agenda de Tadeu o prepara para um protagonismo maior a partir de 2026, quando pode se tornar governador, caso o titular da cadeira, Wilson Lima, saia do cargo para disputar as eleições. Paralelo ao movimento nas redes sociais, Tadeu de Souza percorre o Estado e estreita relação com prefeitos e lideranças dos municípios do interior amazonense, algo feito intensamente mais recentemente durante o festival de Parintins.

Parlamentares buscam solução para produtores rurais no Sul do Amazonas

Os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga e os deputados federais Sidney Leite e Átila Lins estiveram reunidos com a Ministra-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, para defender produtores rurais do Sul do Amazonas. Os parlamentares querem que as famílias de agricultores não sejam penalizadas pelos crimes ambientais que os órgãos de meio ambiente estão combatendo na região. Segundo os senadores e deputados, é preciso separar os pequenos produtores dos grandes empresários que desmatam e exploram a floresta predatoriamente. Em audiência que também contou com prefeitos e lideranças dos municípios envolvidos, a ministra se comprometeu em dialogar com o Ibama para buscar uma solução que preserve as atividades dos agricultores familiares.

Governo e empresários do Peru em busca de novos negócios na ZFM

Missão empresarial do Peru está em Manaus para identificar novas oportunidades de negócios com o polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM). Os representantes, incluindo alto escalão do governo peruano, foram recebidos pela Suframa, onde também buscam ampliar parcerias, com foco no intercâmbio entre os mercados sul-americanos e asiáticos a partir de Chancay. A cidade recebeu um grande porto, investimento do governo Chinês, o maior fornecedor de insumos para as fábricas da ZFM. Em reunião na Suframa, a vice-ministra de Comércio Exterior do Peru, Teresa Mera Gómez, afirmou que o governo peruano está em fase de implementação de um novo sistema de Zona Econômicas Especiais e a experiência da Zona Franca de Manaus é referência para eles.

STF suspende convocação de candidatos do concurso da PM de 2015

Com os riscos de lesão à ordem, à economia e à segurança públicas, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, suspendeu cautelarmente a convocação de mais de 3 mil candidatos do concurso público da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizado em 2015. Esses candidatos foram aprovados apenas na primeira fase do certame e estão fora da quantidade oferecida à época pelo processo de seleção pública. A decisão do STF atende ação movida pelo Governo do Estado, que aponta impacto financeiro de R$ 210 milhões nas contas públicas caso os candidatos sejam incorporados à PM.

Zona Norte, das mais populosas de Manaus, ganha nova policlínica

A Zona Norte de Manaus, uma das mais populosas da cidade, ganha nova policlínica. A unidade foi inaugurada pelo prefeito David Almeida nesta quinta-feira (3/6), no bairro Monte das Oliveiras. A policlínica José Antônio da Silva funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, oferecendo consultas especializadas em urologia, otorrinolaringologia, dermatologia, infectologia, cirurgia geral, oftalmologia e cardiologia, além de fisioterapia, nutrição, psicologia e enfermagem. A ampliação da cobertura da atenção básica na saúde foi uma das grandes bandeiras da gestão municipal e que contribuiu para a reeleição de Almeida. Pelos critérios do Ministério da Saúde, Manaus alcançou a cobertura plena.

Avança no Congresso projeto de lei para castração química de estuprador

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que prevê a castração química dos condenados por estupro como critério para a liberdade condicional. O projeto também aumenta as penas para outros tipos de crimes sexuais: estupro de vulnário passa dos atuais 8 a 15 anos de cadeia para 12 a 20 anos; violência sexual mediante fraude, de 2 a 6 anos pra 4 a 8 anos; e importunação sexual, aumento de 50% da pena quando a vítima for criança ou adolescente. Com a aprovação na CCJ, o projeto de lei segue para votação no plenário da Casa legislativa.


PARINTINS 2026
Repercussão na mídia nacional projeta o 59º festival ainda maior

O sucesso do 58º Festival Folclórico de Parintins como o maior de todos os tempos promete refletir em uma festa ainda maior em 2026. A mídia nacional continua repercutindo o espetáculo dos bumbás Garantido e Caprichoso. O jornal Folha de São Paulo destaca a beleza e tradição e que o festival ganhou dimensão apoteótica. Entre os recordes do festival deste ano, o número de voos (1.000 operações), de embarcações (691), de presentes na Festa dos Visitantes (27 mil pessoas) e o faturamento gerado na ilha localizada no Baixo Rio Amazonas (R$ 184 milhões).


FRASE DO DIA
LULA, PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Se eu não for à Suprema Corte, eu não governo mais o País. Esse é o problema. Cada macaco no seu galho. Ele legisla (Congresso), e eu governo”

(Sobre recorrer ao STF para reverter a derrubada do aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras – IOF)

Leia Também

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 2 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 3 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 4 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 7 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 semana atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 semana atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?