Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Festival de Parintins 2025: Setemp reforça orientação sobre proibição do uso de penas e partes de animais silvestres na Mostra de Artesanato e Economia Solidária
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Festival de Parintins 2025: Setemp reforça orientação sobre proibição do uso de penas e partes de animais silvestres na Mostra de Artesanato e Economia Solidária
Executivo

Festival de Parintins 2025: Setemp reforça orientação sobre proibição do uso de penas e partes de animais silvestres na Mostra de Artesanato e Economia Solidária

Redacao 2 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

A iniciativa reforça a importância da valorização de práticas culturais sustentáveis e a proteção da fauna amazônica

Foto: Jamille Silva/Setemp

Em alinhamento com a legislação ambiental brasileira, o Governo do Amazonas está intensificando as ações de orientação sobre a proibição do uso de penas de animais silvestres na confecção de peças artesanais expostas na Mostra de Artesanato e Economia Solidária do Festival de Parintins 2025. A iniciativa proposta pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Inovação (Sedecti), visa orientações presenciais sobre o uso adequado de insumos e penalidades para uso ilegal de fauna silvestre.

A medida tem como objetivo garantir que todos os produtos comercializados durante o festival respeitem as normas de proteção à fauna e, ainda, valorizem a arte local sem comprometer a biodiversidade da região.

A iniciativa reforça a importância da valorização de práticas culturais sustentáveis e a proteção da fauna amazônica. A Setemp oferece orientação direta a artesãos, turistas e comerciantes: penas naturais de aves silvestres são proibidas, e artesanatos confeccionados com esse material serão recolhidos imediatamente, conforme a legislação ambiental vigente (Lei nº 9.605/98).

Foto: Jamille Silva/Setemp

“Nosso papel é educativo e preventivo. O Governo do Amazonas está dialogando com os artesãos desde o processo de curadoria das peças, oferecendo apoio técnico para garantir que nenhum material proibido seja utilizado. É uma medida que protege tanto a fauna quanto a integridade do nosso Festival de Parintins”, destacou o secretário executivo da Setemp, Henry Vieira.

A ação, que iniciou durante o processo de curadoria das peças artesanais para o espaço dedicado ao Programa do Artesanato Amazonense e o Programa Economia Solidária, incluiu rodadas de conversa com artesãos e expositores sobre alternativas sustentáveis; orientações e informativos sobre a Lei de Crimes Ambientais e os impactos do uso ilegal de penas silvestres.

A Setemp conta com o apoio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que realizam o monitoramento; e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), que colabora com a fiscalização conduzida pela coordenação do espaço. A iniciativa tem como objetivo promover o artesanato sustentável como um diferencial competitivo e uma forma de valorização da cultura local.

A Mostra de Artesanato e Economia Solidária está na sua vigésima edição, de quarta-feira (25/06) a domingo (29/06), no Turistódromo, e integra a programação oficial do 58º Festival Folclórico de Parintins.

O post Festival de Parintins 2025: Setemp reforça orientação sobre proibição do uso de penas e partes de animais silvestres na Mostra de Artesanato e Economia Solidária apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Capa, Capa 2, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Governador Wilson Lima leva padrão Delphina ao HPS Platão Araújo e apresenta balanço do primeiro mês de novo modelo de gestão com aumento de 49% das cirurgias

Por Redacao 2 horas atrás

Envelhecimento digno e saudável é discutido durante a abertura da 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

Por Redacao 4 horas atrás

Secretaria de Educação convoca mais 124 candidatos do PSS para a capital, interior e áreas indígenas do Amazonas

Por Redacao 5 horas atrás

CGE-AM recebe Transparência Internacional para alinhar cooperação em obras de infraestrutura

Por Redacao 7 horas atrás

Balanço do semestre: Sedurb aponta avanços em habitação, saneamento, iluminação e infraestrutura

Por Redacao 7 horas atrás

“Estou muito feliz porque posso voltar a enxergar”, diz paciente sobre cirurgia de catarata que será realizada pelo Governo do Amazonas

Por Redacao 7 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?