Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Prefeitura de Manaus esclarece que acionou a Justiça para garantir continuidade do Passe Livre Estudantil
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Município > Prefeitura de Manaus esclarece que acionou a Justiça para garantir continuidade do Passe Livre Estudantil
Município

Prefeitura de Manaus esclarece que acionou a Justiça para garantir continuidade do Passe Livre Estudantil

publishnow 1 semana atrás
Compartilhar
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus ingressou com ação judicial para assegurar a continuidade do Programa Passe Livre Estudantil e cobrar a participação financeira do Governo do Estado do Amazonas, que desde fevereiro de 2025 deixou de repassar sua parte no custeio do benefício. A iniciativa visa garantir que ambos os entes — Estado e Município — cumpram com suas obrigações em relação ao programa, que assegura o transporte gratuito de estudantes da rede pública.

Idealizado pelo Município e firmado por meio de convênio em dezembro de 2021, o Passe Livre Estudantil foi implantado em fevereiro de 2022, beneficiando cerca de 342 mil estudantes das redes estadual e municipal de ensino com 44 passagens gratuitas por mês. O benefício é destinado a alunos que residem a mais de um quilômetro da escola, sendo considerado uma política pública fundamental de permanência escolar e inclusão social.

Com o fim formal do convênio no dia 18 de maio deste ano e sem os repasses estaduais desde fevereiro, a Prefeitura de Manaus passou a arcar sozinha com os custos do programa, inclusive garantindo, de forma excepcional, o benefício para estudantes da rede estadual até 21 de junho. Diante da sobrecarga e da necessidade de equilíbrio financeiro, o Município decidiu recorrer ao Judiciário para que o Estado volte a cumprir sua parte, cobrindo integralmente as tarifas dos alunos da sua rede. A gestão municipal reitera que a continuidade do Passe Livre depende da responsabilidade compartilhada entre os entes federativos.

Confira a nota completa da Prefeitura

Em dezembro de 2021, a Prefeitura de Manaus firmou convênio com o Governo do Amazonas, que entrou em vigor em fevereiro de 2022, instituindo o Programa Passe Livre Estudantil, garantindo 44 passagens gratuitas por mês para estudantes da rede pública municipal e estadual que residem a mais de um quilômetro da escola.

Desde então, o programa se consolidou como uma importante política pública de inclusão social e permanência escolar, beneficiando cerca de 342 mil estudantes das redes municipal e estadual de ensino.

Contudo, desde fevereiro de 2025, o Governo do Estado deixou de repassar os valores referentes à sua parte no custeio do programa. Com isso, o Município de Manaus, idealizador da iniciativa, passou a arcar sozinho com os custos do Passe Livre para os estudantes das duas redes de ensino. O convênio entre os entes foi formalmente encerrado em 18 de maio de 2025.

Mesmo diante da ausência de repasses estaduais, a Prefeitura manteve o benefício de forma excepcional e emergencial para os alunos da rede estadual até o dia 21 de junho de 2025, além de seguir garantindo o passe livre para os estudantes da rede municipal.

Diante do cenário de desequilíbrio e da necessidade de assegurar a continuidade do benefício, o Município ingressou com ação judicial para que ambos os entes, Estado e Município, honrem com suas obrigações no Programa. O objetivo é que o Estado arque com o valor integral da tarifa dos estudantes da sua rede, da mesma forma que o Município já faz com os alunos da rede municipal.

A Prefeitura de Manaus reforça a importância do Passe Livre Estudantil como ferramenta essencial para garantir o acesso à educação, combater a evasão escolar e promover justiça social. Para que o programa continue beneficiando milhares de famílias manauaras, é imprescindível a colaboração responsável e igualitária entre o Estado e o Município.

Assuntos Capa, Capa 2

Leia Também

Prefeitura de Manaus realiza recuperação de drenagem no bairro Betânia

Por Portal Amazonense 11 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção em sistema de drenagem da avenida Eduardo Ribeiro

Por Portal Amazonense 12 horas atrás

PMM realiza recuperação de calçadas da Constantino Nery

Por Portal Amazonense 12 horas atrás

Prefeito David Almeida reforça monitoramento e ações da Defesa Civil diante da cheia do rio Negro

Por Portal Amazonense 13 horas atrás

Recuperação de rede de drenagem profunda no bairro Petrópolis

Por Portal Amazonense 13 horas atrás

PMM realiza recuperação asfáltica no Morro da Liberdade

Por Portal Amazonense 14 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?