Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Zé Ricardo critica retirada do pagamento em dinheiro no transporte coletivo de Manaus e cobra suspensão imediata da medida
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > CMM > Zé Ricardo critica retirada do pagamento em dinheiro no transporte coletivo de Manaus e cobra suspensão imediata da medida
CMM

Zé Ricardo critica retirada do pagamento em dinheiro no transporte coletivo de Manaus e cobra suspensão imediata da medida

Redacao 5 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (18 de junho), o vereador Zé Ricardo (PT) fez duras críticas à decisão do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) de proibir o pagamento em dinheiro da tarifa de ônibus em 14 linhas do transporte coletivo, além de estações e terminais da capital, a partir do próximo dia 23 de junho.

Para o parlamentar, a medida é “inconstitucional” e representa “um desrespeito às pessoas”, especialmente às mais pobres e desconectadas, que serão diretamente impactadas pela mudança.

“A aceitação da moeda corrente é uma obrigação prevista na Constituição. Ela tem que ser aceita na hora de adquirir, comprar, comercializar produtos e serviços”, afirmou.

Zé Ricardo também destacou a falta de diálogo com a sociedade e a ausência de alternativas tecnológicas acessíveis como pontos frágeis da decisão. Ele defende que qualquer transição para meios digitais de pagamento precisa ser feita de forma planejada e gradual.

“Se o Sinetram e a Prefeitura têm interesse de, gradativamente, diminuir o volume de dinheiro em circulação no transporte, precisam trabalhar um processo de conscientização da população e garantir acesso fácil ao cartão de passagem, com pontos de recarga em diversos locais da cidade, inclusive dentro dos ônibus. Mas assim, de forma abrupta, encerrar já na próxima segunda-feira é um absurdo. Essa proposta deveria ser suspensa imediatamente”, reforçou.

Como alternativa, o vereador propôs a adoção de tecnologias embarcadas nos ônibus que permitam o pagamento via cartão ou Pix diretamente no veículo, assegurando inclusão e praticidade aos usuários.

“Se estou dentro do ônibus e não tem cobrador, não tem como pagar com dinheiro, e se não tiver o cartão? Como o cidadão faz? Hoje todo mundo está usando o Pix. Então já deveria ter um mecanismo embarcado para que o usuário possa pagar a passagem de forma prática e digital, ali mesmo”, sugeriu.

Zé Ricardo anunciou ainda que irá apresentar requerimento solicitando a suspensão imediata da medida e cobrará providências da Prefeitura de Manaus, responsável pela concessão do serviço de transporte público.

Texto: Jane Coelho (assessoria de imprensa do parlamentar)

Leia Também

Saimon Bessa realiza homenagem aos 20 anos do Instituto Belarte

Por Redacao 15 horas atrás

Saimon Bessa realiza homenagem aos 20 anos do Instituto Belarte

Por Redacao 15 horas atrás

Rosivaldo Cordovil conduz audiência sobre resultados e investimentos da saúde em Manaus

Por Redacao 20 horas atrás

Rosivaldo Cordovil conduz audiência sobre resultados e investimentos da saúde em Manaus

Por Redacao 20 horas atrás

Capitão Carpê vota contra reforma da previdência municipal: ‘Projeto da morte’

Por Redacao 2 dias atrás

Capitão Carpê vota contra reforma da previdência municipal: ‘Projeto da morte’

Por Redacao 2 dias atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?