Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Conselho Municipal de Saúde abre inscrições para eleição de conselheiros no triênio 2025-2028
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Município > Conselho Municipal de Saúde abre inscrições para eleição de conselheiros no triênio 2025-2028
Município

Conselho Municipal de Saúde abre inscrições para eleição de conselheiros no triênio 2025-2028

Portal Amazonense 2 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Será iniciado, na segunda-feira, 23/6, o período de inscrição para a eleição de conselheiros municipais de saúde que irão atuar no triênio 2025-2028. O regulamento do processo eleitoral, com normas e requisitos para participação na eleição, pode ser consultado no Diário Oficial do Município (DOM), edição 6.088, do dia 10 de junho de 2025.

O processo eleitoral é coordenado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e vai disponibilizar 32 vagas para conselheiros titulares e 32 suplentes, com uma composição de 25% entre representantes do governo e entidades prestadoras de serviços de saúde; 25% entre representantes de trabalhadores; e 50% entre representantes de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O período de inscrição seguirá até o dia 27 de junho de 2025, na sede do CMS/Manaus, na rua Comandante Paulo Lasmar, s/nº, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, zona Oeste, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.

O coordenador da comissão organizadora do processo eleitoral, conselheiro Lindomar Barone de Souza, explica que a inscrição é direcionada para os interessados em vagas no segmento de usuários e trabalhadores da saúde, o que inclui entidades patronais, sindicatos do aparelho formador, associações e conselhos profissionais, movimentos populares e sociais representantes das zonas Norte, Sul, Centro-Sul, Leste, Oeste, rural terrestre e rural fluvial e ribeirinha.

“Os representantes de gestores são nomeados por indicação da gestão, e trabalhadores e usuários são nomeados por meio de processo de eleição, de acordo com as regras do regulamento eleitoral. É importante que as entidades que pretendem participar do processo eleitoral fiquem atentas para apresentar, no momento da inscrição, toda a documentação exigida, assim como a indicação da vaga que pretendem disputar, e que verifiquem com atenção os prazos e horários de inscrição”, orienta Barone.

O regulamento do processo eleitoral pode ser acessado no site http://dom.manaus.am.gov.br/ .

Vagas

De acordo com o regimento do CMS/Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) conta com cinco vagas no segmento de gestor, titulares e suplentes, divididas nas áreas Administrativa, Atenção Primária, Redes de Atenção, Urgência e Emergência, e Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária. Também para o segmento de gestores há vaga para representante de gestores com indicação da Secretaria de Estado de Saúde, do Ministério da Saúde, e de entidades de prestadores privados de serviço de saúde.

No caso dos conselheiros representantes de usuários, o CMS disponibiliza vagas para representantes zonais (Norte, Leste, Sul, Centro-Sul, Oeste, rural terrestre e rural fluvial e ribeirinha), assim como representantes de entidades ambientalistas; organizações religiosas; associações de pessoas com patologia; associações de pessoas com deficiência; movimento organizados de mulheres em saúde; movimentos sociais e populares organizados (movimento negro, LGBTQIAP+, mestiços, entre outros); entidades indígenas; e entidades patronais.

No segmento de trabalhadores de saúde, são escolhidos, entre titulares e suplentes, um representante de entidades congregadas de sindicatos, centrais sindicais, confederações e federações de trabalhadores urbanos e rurais da área da saúde; seis de associações, confederações, conselhos profissionais regulamentadas, federações e sindicatos da área da saúde; e um representante de entidades públicas de hospitais universitários e hospitais campos de estágio, de pesquisa e desenvolvimento, e de comunidades científicas.

O CMS/Manaus foi instituído nos termos da Lei n° 066, de 11 de junho de 1991, alterado pela Lei Municipal de n° 1.094, de 9 de janeiro de 2007, como um órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador do SUS para o município de Manaus.

Os conselheiros municipais podem assumir dois mandatos consecutivos, de três anos cada. A eleição está marcada para o período de 21 de julho a 5 de agosto, com a posse e início do mandato marcados para o dia 27 de agosto.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Assuntos Capa, Capa 2

Leia Também

Prefeito David Almeida dá início ao ‘2º Curso de Formação Profissional da Guarda Municipal de Manaus’

Por Portal Amazonense 39 minutos atrás

Artesanato ganha protagonismo no ‘#SouManaus 2025’

Por Portal Amazonense 1 hora atrás

Ageman registra mais de 2,3 mil vistorias de iluminação pública em Manaus

Por Portal Amazonense 1 hora atrás

Sine Manaus oferta 358 vagas de emprego nesta terça-feira, 19/8

Por Portal Amazonense 2 horas atrás

Prefeitura de Manaus oficializou 246 novas vias públicas na capital em seis meses

Por Portal Amazonense 5 horas atrás

PMM realiza ação de fiscalização na praia do Tupé

Por Portal Amazonense 22 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?