Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Ipaam orienta sobre o licenciamento obrigatório de clínicas veterinárias no Amazonas
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Ipaam orienta sobre o licenciamento obrigatório de clínicas veterinárias no Amazonas
Executivo

Ipaam orienta sobre o licenciamento obrigatório de clínicas veterinárias no Amazonas

Redacao 4 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Empreendimentos irregulares podem sofrer fiscalização, autuação e interdição das atividades

FOTOS: Arquivo/Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) orienta empreendedores e profissionais da área de saúde animal sobre os procedimentos necessários para o licenciamento de clínicas veterinárias no Estado. O Instituto reforça que clínicas que operam sem as devidas licenças estão sujeitas à fiscalização, autuação e até interdição das atividades.

Para licenciar uma clínica veterinária junto ao Ipaam, é necessário obter duas licenças principais: a Licença de Instalação (LI), que autoriza a instalação da clínica no local pretendido, e a Licença de Operação (LO), que permite o início das atividades após a verificação do cumprimento das condicionantes estabelecidas.

De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a regularização desses empreendimentos é fundamental para assegurar a saúde pública e a proteção do meio ambiente. “As clínicas veterinárias não licenciadas, geralmente, realizam a coleta e o descarte dos resíduos de saúde de forma incorreta. O descarte inadequado desses resíduos pode causar contaminação do solo e da água, além de riscos à saúde de humanos e animais”, explicou.

A veterinária da Gerência de Fauna (Gfau) do Ipaam, Márcia Araújo, também destacou os riscos relacionados ao descarte inadequado. “Estes resíduos descartados de forma incorreta pelas clínicas veterinárias são totalmente tóxicos. Desde resíduos de cirurgia, piometra, castração, amputação… todos esses resíduos tóxicos, que vão para o lixão e contaminam tudo. Esse tipo de resíduo precisa ser coletado por uma empresa especializada que tenha licença ambiental para essa atividade”, afirmou.

O Ipaam reforça que é essencial que as clínicas implementem um sistema de gestão de resíduos de serviços de saúde, garantindo o descarte correto e seguro, conforme as normas ambientais vigentes.

FOTO: Arquivo/Ipaam

Passo a passo

As informações sobre os requisitos administrativos para a solicitação do licenciamento estão disponíveis no site oficial do Ipaam (https://www.ipaam.am.gov.br). O interessado deve acessar a aba “Serviços”, selecionar “Solicitação de Licença Ambiental”, consultar os “Requisitos Administrativos/Técnicos” e localizar a opção “2903 – Hospitais e clínicas para animais”.

É necessário apresentar a documentação da pessoa física ou jurídica responsável, incluindo Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI), Licença de Operação (LO) e, quando aplicável, as renovações das licenças. Para a solicitação da Licença Prévia, é obrigatória a apresentação de um Memorial Descritivo da atividade, conforme o Termo de Referência do Instituto. O processo pode ser realizado por meio do Sistema de Licenciamento Ambiental do Amazonas (Sislam), disponível no portal do Ipaam.

O Instituto destaca que é fundamental atender a todos os requisitos técnicos e administrativos exigidos para o exercício da atividade, além da obrigatoriedade de obtenção do Alvará de Funcionamento junto à Prefeitura Municipal. Durante o processo, devem ser cumpridas as medidas de controle ambiental e demais condicionantes determinadas pelo Instituto. A clínica deve contar com um Responsável Técnico (RT) qualificado, com formação em Medicina Veterinária ou Zootecnia e registro ativo no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

As licenças ambientais emitidas pelo Ipaam podem ser renovadas por períodos equivalentes ao prazo de validade inicial, conforme avaliação técnica do Instituto.

Em caso de denúncias, o Ipaam disponibiliza o contato da Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa), por meio do WhatsApp (92) 98557-9454. As ações de fiscalização ambiental seguem sendo intensificadas para coibir práticas irregulares e garantir a conservação da fauna amazônica.

O post Ipaam orienta sobre o licenciamento obrigatório de clínicas veterinárias no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Governo Presente: Detran-AM registra 160 atendimentos durante ação no bairro Jorge Teixeira

Por Redacao 17 horas atrás

Moradores da zona leste de Manaus aprovam serviços oferecidos na 23ª edição do Governo Presente

Por Redacao 17 horas atrás

Expoagro 2025: SES-AM terá posto de saúde para atendimento ao público

Por Redacao 17 horas atrás

Governo Presente: FVS-RCP fortalece a prevenção contra HIV, sífilis e outras ISTs

Por Redacao 18 horas atrás

Crédito Rosa amplia canais de atendimento para empreendedoras da capital e do interior

Por Redacao 19 horas atrás

Expoagro 2025: Maior feira de agronegócio do Amazonas inicia neste domingo

Por Redacao 20 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?