Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Idam recomenda medidas sanitárias para prevenir a entrada da gripe aviária no Amazonas
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Idam recomenda medidas sanitárias para prevenir a entrada da gripe aviária no Amazonas
Executivo

Idam recomenda medidas sanitárias para prevenir a entrada da gripe aviária no Amazonas

Redacao 7 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Avicultores devem proteger as aves do contato com outros animais silvestres, além de instalar um bloqueio sanitário na propriedade

FOTO: Arquivo/Idam

A fim de prevenir a entrada da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no Amazonas, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) alerta aos avicultores que adotem medidas sanitárias para fortalecer a biossegurança nas granjas e na avicultura de subsistência no estado.

O médico veterinário da Gerência de Apoio à Produção Animal (Gepan), David Lago, esclarece que, apesar de não oferecer risco ao consumidor, o vírus é um risco à saúde dos trabalhadores rurais que tiverem contato com aves doentes. Além disso, a gripe aviária é altamente prejudicial à produção avícola, pois ocasiona a morte das aves.

“Os avicultores precisam estar atentos às formas de contaminação e devem intensificar os cuidados com aves, sobretudo, nas áreas que fazem fronteira com os estados e países onde existem casos confirmados ou sob investigação”, frisou.

O veterinário orienta os avicultores que “protejam suas aves de contatos externos, seja com outras aves e animais silvestres, de pessoas e restrinjam os veículos que entram na propriedade com intuito de evitar a contaminação”.

FOTOS: Arquivo/Idam

Recomendações sanitárias

É recomendado aos produtores que instalem um bloqueio sanitário na entrada da propriedade contendo um sistema de desinfecção de veículos, que pode ser através de arcolúvel ou pulverizador costal, com funcionamento manual ou automatizado.

Também é indicada a instalação de telas com medidas não superiores a 2,54 centímetros no aviário, com objetivo de evitar o contato com aves silvestres. É necessário, ainda, fazer a desinfecção de veículos, proibir o acesso de pessoas, manter as instalações e áreas limpas e colocar um caixote de cal virgem na entrada de cada aviário.

“Em relação ao manuseio dos animais, é preciso manter os comedouros e bebedouros limpos, proteger as caixas d’água e os estoques de ração, não fornecer água de superfície as aves e impedir o acesso delas a fontes de água como lagos e açudes”, orientou Lago.

O descarte adequado de carcaças, ovos e restos de ração também é importante para não atrair aves e animais silvestres. O técnico indica que a melhor medida de combate à gripe aviária é a proteção das aves confinadas, não confinadas e de subsistência.

“É fundamental que a população colabore, nesse momento, seguindo as recomendações sanitárias de não ter contato com aves silvestres, não tocar em animais mortos ou doentes, higienizar bem as mãos e não adentrar locais em que há produção avícola”, finalizou o médico veterinário.

O post Idam recomenda medidas sanitárias para prevenir a entrada da gripe aviária no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Governo do Amazonas é campeão nacional em transparência e conquista o Selo Diamante pelo 3º ano seguido

Por Redacao 6 minutos atrás

Polícia Militar do Amazonas intercepta balsa petroleira vinda do Peru com 370 kg de cloridrato de cocaína

Por Redacao 16 horas atrás

Regularização ambiental e manejo da fauna marcam terceiro dia dos 30 anos do Ipaam

Por Redacao 16 horas atrás

Barco Hospital inicia atendimentos de saúde em Caapiranga, de 5 a 10 de dezembro

Por Redacao 18 horas atrás

Em Brasília, FCecon participa de reunião sobre super centro de diagnóstico de câncer

Por Redacao 18 horas atrás

Sejusc oferece atendimentos de cidadania para moradores do bairro Nova Floresta, na zona leste

Por Redacao 18 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?