A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta segunda-feira, 19/5, mais uma etapa da operação “Carga Pesada”, desta vez na avenida Governador José Lindoso, parte inferior da avenida Margarita, no bairro Nova Cidade, zona Norte da capital.
A ação tem como foco coibir irregularidades em veículos de grande porte, como caminhões e carretas, que trafegam nas vias urbanas da cidade em condições inadequadas. Durante a operação, foram registradas 57 autuações, 2 remoções de veículos, 248 abordagens e 3 recolhimentos digitais de habilitação.
Segundo Renato Bruno, chefe de operações de trânsito do IMMU, o objetivo principal é preservar vidas e garantir a fluidez no trânsito.
“Essa é mais uma operação aqui na zona Norte da cidade. A operação ‘Carga Pesada’ busca diminuir a quantidade de acidentes causados com veículos pesados. A nossa missão é sempre garantir a segurança e a fluidez tanto para quem anda numa motocicleta ou num carro pequeno, quanto para quem também trafega num pesado como este. A missão é sempre garantir a segurança de todos”, destacou Renato.
Durante a fiscalização, diversas irregularidades foram identificadas, como pneus em estado crítico de desgaste, veículos com problemas mecânicos e condutores sem habilitação. O agente de trânsito Menezes reforçou a importância da operação.
“Essa operação tem o objetivo de tirar de circulação veículos como é o caso aqui, que se encontra em mau estado de conservação, com pneus carecas e também condutor não habilitado”, afirmou.
Presente na ação, o caminhoneiro José Cláudio da Silva, que trafega frequentemente pelas vias da zona Norte, reconheceu a importância da fiscalização para a categoria.
“A gente que trabalha direito, com o caminhão em dia e documentação certinha, apoia esse tipo de operação. Tem muito veículo rodando sem condição nenhuma e isso acaba colocando a vida de todo mundo em risco, inclusive a nossa. Fiscalizar é uma forma de proteger quem está fazendo o certo e garantir mais segurança na estrada”, disse José Cláudio.
Desde o início do ano, as ações da operação “Carga Pesada” têm sido intensificadas. Em 2025, já foram realizadas mais de 1.398 abordagens, resultando em 780 autuações e 61 veículos removidos. As fiscalizações ocorrem, principalmente, nas regiões de maior circulação de veículos de carga, como o Distrito Industrial, e agora vêm sendo ampliadas para outras áreas da cidade.
O IMMU reforça que a operação continuará de forma permanente, com o compromisso de promover mais segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes envolvendo veículos pesados.
— — —
Texto – Naira Nascimento / IMMU
Fotos – Karol Silva / IMMU