Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Ipaam embarga mais de 6 mil hectares por desmatamento ilegal com monitoramento remoto em abril
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Ipaam embarga mais de 6 mil hectares por desmatamento ilegal com monitoramento remoto em abril
Executivo

Ipaam embarga mais de 6 mil hectares por desmatamento ilegal com monitoramento remoto em abril

Redacao 10 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Municípios de Apuí, Canutama e Boca do Acre concentram maior número de áreas embargadas no período

FOTOS: Arquivo/Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) embargou 6.417,75 hectares de áreas desmatadas ilegalmente no estado, entre os dias 1º e 30 de abril de 2025. As ações, realizadas por meio de monitoramento remoto, seguem a Instrução Normativa nº 02/2023 e têm como objetivo conter o avanço do desmatamento e garantir a proteção da floresta.

Ao todo, foram identificadas 1.050 áreas com desmatamento recente, que resultaram em embargos cautelares emitidos com base em alertas da plataforma BrasilMais. O município de Apuí liderou o ranking, com 307 áreas embargadas somente no mês de abril. Em seguida, aparece Canutama, com 56 áreas embargadas, e Boca do Acre, com 20 áreas.

Outros municípios também registraram embargos, como Anamã, com 9 áreas; Autazes, com 4; Borba e Novo Aripuanã, com 3 áreas cada; além de Anori, Barreirinha e Manicoré, que tiveram uma área embargada cada.

“O embargo é uma medida importante para interromper imediatamente atividades ilegais em áreas sensíveis. Por meio do monitoramento por satélite, conseguimos agir com rapidez e eficiência, mesmo em regiões de difícil acesso, fortalecendo o combate ao desmatamento no Amazonas”, destacou o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço.

A coordenadora do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP), Priscila Carvalho, destacou que o trabalho de análise é contínuo e realizado de forma criteriosa pela equipe técnica. “A análise dos alertas é feita diariamente, o que permite respostas rápidas e embargos mais precisos. Nosso trabalho é garantir que o território amazonense seja monitorado de forma contínua, contribuindo para a contenção de danos ambientais e para a responsabilização dos infratores”, afirmou.

FOTOS: Arquivo/Ipaam

BrasilMais

A plataforma utilizada permite o acesso e compartilhamento de imagens de satélite diárias adquiridas pela constelação PlanetScope, composta por mais de 180 satélites. As imagens são fornecidas no âmbito do contrato nº 018/2020, celebrado entre a Polícia Federal e a empresa Santiago & Cintra Consultoria (SCCON).

O compartilhamento ocorre por meio de uma Plataforma Web, que tem como objetivo ampliar o uso e a difusão desses dados entre instituições públicas de todo o Brasil, a partir de termo de adesão firmado junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Acesso

As notificações foram publicadas no portal oficial do Ipaam, no endereço eletrônico www.ipaam.am.gov.br, conforme determina a Decisão IPAAM/PNº613/2024. Os responsáveis pelas áreas embargadas têm o prazo de 20 dias, a contar da data da publicação, para apresentar defesa administrativa junto ao Instituto.

O monitoramento remoto é uma das principais ferramentas de fiscalização ambiental utilizadas pelo Ipaam e permite a identificação rápida de novas áreas desmatadas. As ações integram a estratégia permanente do Governo do Amazonas de combate ao desmatamento ilegal e promoção do uso sustentável dos recursos naturais.

O post Ipaam embarga mais de 6 mil hectares por desmatamento ilegal com monitoramento remoto em abril apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Governo do Amazonas recebe Missão de Pré-Arranque do BID para alinhar os próximos passos das obras do Prosai Parintins

Por Redacao 4 horas atrás

8Em Parintins: Sedurb e Sedel vistoriam as obras de revitalização do Ginásio Elias Assayag

Por Redacao 4 horas atrás

Cirurgia de separação das gêmeas siamesas nascidas no Amazonas é bem-sucedida

Por Redacao 4 horas atrás

FVS-RCP destaca importância da vigilância em saúde na Tríplice Fronteira durante simpósio internacional

Por Redacao 4 horas atrás

Museu do Seringal recebe visitantes de São Paulo e pesquisadores da Ufam durante Semana Nacional de Museus

Por Redacao 4 horas atrás

Secretaria de Educação convoca mais 158 candidatos do PSS para a capital do Amazonas

Por Redacao 4 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?