Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: COLUNA DE CRISTO
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Opinião > COLUNA DE CRISTO
Opinião

COLUNA DE CRISTO

publishnow 2 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Governador Wilson Lima move peça no tabuleiro, em aceno direto ao PL

O governador Wilson Lima moveu mais uma peça no tabuleiro de 2026: promoveu o irmão do presidente do PL no Amazonas, o ex-prefeito de Manaus e ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, ao primeiro escalão. Evilázio saiu de cargo executivo na Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) para o comando do fundo de previdência do Amazonas, a Amazonprev. Evilázio está no Governo do Amazonas desde o final do ano passado, quando foi exonerado da Prefeitura de Manaus cinco dias após a votação do primeiro turno das eleições. Na ocasião, haviam sido definidos o prefeito David Almeida e o deputado federal Capitão Alberto Neto, então candidato a prefeito de Manaus pelo PL de Alfredo Nascimento. Entre as possibilidades para 2026 está a de Wilson Lima apoiar candidato próprio ao Governo e assim ampliar apoio para a disputa do Senado. Pelo PL, a empresária Maria do Carmo é pré-candidata ao Governo. O partido do governador, a agora Federação União Progressista (União Brasil mais PP) e o PL são as duas legendas que terão os maiores tempos de rádio e TV e fundo partidário.

Plínio quer derrotar não nascidos no AM. Precisa combinar com o eleitor

O senador Plínio Valério quer o governador Wilson Lima candidato a senador em 2026 para derrotá-lo. Segundo ele, quer vencer todos candidatos que não são amazonenses de nascimento, que já teria vencido Vanessa Grazziotin e Alfredo Nascimento em eleições passadas e que agora seria a vez de Wilson Lima. A ex-senadora Vanessa tem origem em Santa Catarina e Alfredo no Rio Grande do Norte. Nas eleições do próximo ano, Plínio poderá ter como adversários ao Senado, Eduardo Braga e Wilson Lima, oriundos do Pará; e Alberto Neto, cearense. Segundo Plínio, “são pessoas que não têm compromisso com os amazonenses”. O que falta é Plínio combinar com o eleitor. Até aqui, o mandato dele tem sido marcado por pautas distantes da população do Amazonas. Por falhas da comunicação e/ou excesso de rabugentisse, o senador tem baixa popularidade. Nas pesquisas de intenção de voto divulgadas recentemente, está no fim da fila dos pré-candidatos ao Senado.

José Ricardo inscreve chapa para disputar presidência do PT

O vereador de Manaus José Ricardo inscreveu chapa para disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) no Amazonas. Com o slogan Partido de Lutas e Resistência, o ex-deputado federal concorrerá ao cargo com o atual presidente da legenda, o deputado estadual Sinésio Campos. Logo após as eleições de 2024, José Ricardo atribuiu a Sinésio o fraco desempenho do partido nas urnas, quando elegeu prefeito em apenas dois dos 62 municípios amazonenses. Ele também critica a falta de protagonismo e independência do PT para fiscalizar a atuação do Governo do Estado e o fato de Sinésio defender a pauta da mineração que tem gerado conflitos com populações indígenas. As eleições do PT estão marcadas para o dia 6 de julho.

Dom Steiner diz que Leão 14 deverá enfrentar temas que desafiam dogmas

O cardeal da Amazônia, o arcebispo de Manaus Dom Leonardo Steiner disse em entrevista à imprensa, ainda em Roma, que temas polêmicos para a Igreja Católica, como a união de casais homoafetivos, padres casados e a maior participação das mulheres na Igreja deverão ser debatidos pelo novo Papa, Leão 14. Segundo Steiner, pelo que conhece do Papa norte-americano, ele é do diálogo e não se furtará de discutir temáticas da atualidade que esbarram em dogmas católicos. Antes de se tornar Papa, Prevost fez formação no Peru, com atenção aos mais pobres. Ele é da congregação dos agostinhos, filho de Santo Agostinho, que pregou a humildade, o amor e o acolhimento. O nome papal Leão 14 se inspira no legado deixado por Leão 13, na virada dos anos 1800 para 1900: a doutrina social da Igreja Católica, com forte elo com os trabalhadores e a Justiça social.

Ministério Público investiga atestados falsos na Maternidade Moura Tapajós

O Ministério Público do Estado (MPE-AM) abriu investigação sobre uso de atestados falsos por servidores concursados da Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajóz. Há indícios de que a prática ilegal estaria sendo usada para que esses mesmos profissionais atuaem em cooperativas médicas e clínicas, nos mesmos dias e horários ou em datas próximas em que deveriam atender na única maternidade da Prefeitura de Manaus. O caso começou a ser apurado pela Comissão Permanente de Sindicância e Ética no Trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A suspeita veio quando se tornou frequente o afastamento de profissionais, sobrecarregando a unidade. Passou a ser comum obstetras plantonistas recomendarem grávidas a procurarem as maternidades públicas do Estado devido a escassez de profissionais na unidade. Tal conduta, aponta o MPE, pode indicar uso indevido de atestados médicos e prática de falsidade ideológica.

Gigante de smartphones se instala na ZFM para atender as Américas

Uma das maiores fabricantes de celulares do mundo, a chinesa Realme abriu em Manaus a primeira planta nas Américas. A partir do polo industrial da Zona Franca de Manaus, a fabricante torna o produto mais competitivo em preço, a mesma estratégia utilizada pela Samsung há alguns anos. A unidade fabril na capital amazonense está empregando inicialmente 500 pessoas, direta e indiretamente. A capacidade de produção é uma das maiores do segmento: 20 mil celulares por dia. Com a Realme, a ZFM vai consolidando um polo de smartphones, assim como é em TVs, condicionadores de ar, monitores, descartáveis e motocicletas. Fabricantes mundiais têm demonstrado interesse crescente em atuar em Manaus após a política de incentivos fiscais da ZFM ter sido preservada na reforma tributária brasileira e do tarifaço do presidente norte-americano Donald Trump.

Suframa inicia leilão de lotes para implantação de novas fábricas

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) começa nesta segunda-feira (12/5) o leilão de lotes no polo industrial da ZFM. Ao todo são 41 lotes, até então utilizados por outros fabricantes. Nesta semana, nos dias 12, 13 e 15 estarão para negociação 16 lotes. Na próxima semana, dias 19, 20 e 23, mais nove. Na terceira semana, dias 26, 27 e 29, outros seis lotes. E na quarta e última semana, dias 2 e 3 de junho, três lotes. Os dias 5 e 6 de junho serão reservados para negociações remanescentes. A falta de espaço para a implantação de novas fábricas é um dos principais problemas para a expansão do parque fabril da capital amazonense, por isso a preocupação da Suframa em remanejar espaços em desuso. Todo andamento do leilão pode ser acompanhado pelo portal suframa na internet.

Mais 10 anos de prisão à Zambelli. Mandato pendurado até junho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar a deputada federal Carla Zambelli pela segunda vez. Neste caso, pela invasão de sistemas do órgão, realizado pelo hacker Walter Delgatti Neto: 10 anos de cadeia para Zambelli e 8 para Delgatti por invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica mais R$ 2 milhões de indenização. O objetivo da deputada bolsonarista, apontada como autora intelectual do crime, era desmoralizar o STF e mostrar que os sistemas da suprema corte poderiam ser alterados. Na ocasião, o hacker fez com que o próprio STF emitisse mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. Em março, O STF também formou maioria para condenar Zambelli à perda do mandato e a 5 anos de prisão por ter perseguido um jornalista com arma em punho na véspera da eleição presidencial vencida por Lula. O ministro bolsonarista Nunes Marques pediu vistas do processo e a deputada ganhou um suspiro de 90 dias.


LUTO
Morre, aos 99 anos, empresário Carlos Braga, pai do senador Eduardo Braga

Morreu neste domingo de Dia das Mães (11/5), o empresário Carlos dos Santos Braga, pai do senador Eduardo Braga. Foi o próprio parlamentar que comunicou o falecimento do pai, aos 99 anos de idade. Eduardo Braga chegou a cancelar agenda em Brasília e viagem à China, na comitiva do presidente Lula, devido à internação do pai, que ficou mais de um mês em UTI do Hospital Adventista de Manaus. Nas redes sociais, o senador Omar Aziz foi o primeiro a prestar solidariedade, Ele destacou o lado empresarial e perfil conselheiro do pai do senador Eduardo. Natural de Santarém, no Estado do Pará, Carlos Braga se destacou, entre outras atividades, no comércio de maquinário pesado (tratores) e na revenda de veículos de passeio, atividade ainda desenvolvida pela família.
Carlos Braga faria 100 anos no dia 11 de setembro. O sonho dela era comemorar a data emblemática com a família e amigos, com uma grande festa, revelou semana passada o senador Eduardo Braga. O velório é no Centro de Convenções Vasco Vasques e o sepultamento no Cemitério São João Batista, às 16h.


RAIO X
Leão 14 por pouco não foi unanimidade

O cardeal de Madagascar, Désiré Tsarahazana, que participou da eleição do novo Papa, afirmou à Rádio italiana RAI que Robert Prevost recebeu mais de 100 votos dos 133 em disputa.

O número exato que tornou Prevost no Papa Leão 14 dificilmente será conhecido. Além da Igreja católica não revelar, os cardeais são proibidos de informar.

A ordem, que segue tradição milenar, é levar para o túmulo tudo o que foi vivenciado durante o conclave.

Leia Também

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 17 horas atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 2 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 3 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 4 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 7 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 semana atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?