Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: COLUNA DO CRISTO
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Opinião > COLUNA DO CRISTO
Opinião

COLUNA DO CRISTO

publishnow 2 semanas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Câmara prepara jabuti para Estados não perderem deputados. AM ganha dois

A Câmara dos Deputados se prepara para colocar um jabuti na árvore. Ao invés de redistribuir as 513 vagas da casa legislativa para atender os Estados que ganharam o direito de ampliar as bancadas, como o Amazonas, o movimento que avançou foi o que cria mais 18 vagas para essa finalidade. Ampliando o limite da Câmara de 513 para 531 deputados, os Estados que deveriam perder, mantêm as atuais bancadas. O número de deputados que cada Estado tem direito é proporcional à população e pelo Censo do IBGE de 2022, o Amazonas deve ter o número de representantes ampliado de 8 para 10 deputados. Outros Estados deveriam perder acentos porque registraram redução populacional, como Bahia (-2 vagas), Paraíba (-2) e Rio de Janeiro (-4). Caso seja aprovada, a manobra enfrentará resistência do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a redistribuição conforme prevê a Constituição, sem aumento das cadeiras na Casa legislativa.

Novas vagas torna disputa para federal em 2026 menos hostil

Com mais duas vagas, a disputa pela Câmara federal se torna menos predatória. Isso porque além da atual bancada, que buscará a reeleição, o tabuleiro político ganhou candidatos competitivos para as próximas eleições. São os casos dos presidentes da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), deputado Roberto Cidade; e da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis. Na própria Câmara de Vereadores da capital amazonense, nomes de peso surgiram e também almejam Brasília. Nesse contexto estão bem posicionados os vereadores Coronel Rosses e o campeão de votos da eleição de 2024, Sargento Salazar. Ambos têm ampliado projeção na oposição à gestão municipal e como representantes do eleitor anti-política. No PL, partido da dupla, há um primeiro encaminhamento de que Rosses dispute vaga de federal e Salazar de estadual.

Estadão diz que MP relatada por Alberto Neto facilitou esquema no INSS

O deputado federal Alberto Neto foi citado pelo jornal O Estado de São Paulo, o Estadão, como facilitador do recém-revelado escândalo dos descontos nos salários de aposentados e pensionistas do INSS. O deputado foi relator de medida provisória no governo Bolsonaro que prorrogou o recadastramento dos aposentados, condição que contribuiu para o esquema, que teria descontado ilegalmente R$ 6,3 bilhões, segundo estimativa da Polícia federal, dos contracheques dos segurados da Previdência Social. Em nota à imprensa e em declarações nas redes sociais, Alberto Neto disse que tentar envolvê-lo no escândalo é obra de opositores, que o vêem como ameaça nas eleições de 2026. Segundo ele, a MP evitou o deslocamento dos idosos até as agências do INSS durante a pandemia da Covid-19. “Fui o primeiro parlamentar a denunciar os descontos ilegais e vou assinar a CPI para apurar esse escândalo”.

Após pressão política, Borba ganhará porto provisório nos próximo dias

Nos próximos dias, a população de Borba voltará a contar com um porto para o atraque de embarcações de cargas e transporte de pessoas. Uma balsa está pronta para substituir a estrutura fixa que foi danificada no final de fevereiro, quando uma balsa carregada de soja atingiu a estrutura do local. A conclusão do porto provisório foi anunciada pelo senador Eduardo Braga, que cobrou solução do governo federal para o problema ainda em fevereiro. Segundo o senador, nas próximas semanas, o Ministério dos Transportes lançará licitação para a reconstrução da estrutura definitiva.

Maior fabricante de motos do mundo tem projeto para a Zona Franca

O maior fabricante de motocicletas do mundo tem planos de instalar unidade no polo industrial da Zona Franca de Manaus. Representantes da empresa indiana Hero MotoCorp estiveram na Suframa, autarquia que gerencia a política de incentivos fiscais da ZFM. Segundo a consultoria da empresa, o projeto prevê a fabricação de motos elétricas e à combustão. Com o início das tratativas para a elaboração do projeto à Suframa, a expectativa é que a Hero inicie operação nos primeiros meses de 2026. Na Índia, a companhia é líder de mercado e busca agora expandir presença no mercado da América Latina a partir do Brasil. No País, praticamente toda a produção de motocicletas, de todas cilindradas, está concentrada no polo industrial da capital amazonense.

Prefeitura conclui instalação e sinalização de 20 novos radares

Os 20 novos radares de controle de velocidade, que em breve passarão a funcionar em Manaus, estão instalados e sinalizados. A expectativa é que ainda nesta semana a Prefeitura anuncie os locais com o equipamento para que em seguida passe a contar o prazo de divulgação antes da efetiva punição aos infratores. Com os novos radares, a cidade passa a contar com 27 pontos monitorados. Até o final deste ano, outros 20 equipamentos do tipo serão instalados, chegando ao total de 47. A volta dos controladores de velocidade foi alimentada pela escalada dos acidentes de trânsito nos últimos anos, inclusive com o aumento do número de vítimas fatais. Na Avenida do Turismo, Zona Oeste da capital amazonense, onde o sistema foi retomado neste ano, a quantidade de acidentes foi reduzida drasticamente após os radares.


RAPIDINHAS
Defensoria amplia atuação no interior com nova unidade em Borba

A Defensoria Público do Estado (DPE-AM) inaugurou mais uma unidade no interior amazonense. Desta vez foi em Borba. A proposta é facilitar o atendimento, especialmente às comunidades mais vulneráveis e distantes da capital amazonense. Direitos da família é uma das áreas mais demandadas por essas comunidades, essencialmente ribeirinhas.

Prefeitura lança programas Bolsa Idiomas e Pós-Graduação 2025

A Prefeitura de Manaus lança nesta quarta-feira (7/5) os editais dos programas Bolsa Idiomas e Bolsa Pós-Graduação para este ano. Os programas concedem descontos de 50%, 75% e 100% em cursos oferecidos em instituições particulares da cidade. No Bolsas Idiomas, podem ser inscritos alunos a partir de 10 anos. Os programas têm grande capilaridade na gestão municipal, alcançando dezenas de milhares de famílias.


FRASE DO DIA
GIOVANNI BATTISTA, CARDEAL

Estamos aqui para invocar a ajuda do Espírito Santo, para implorar a sua luz e a sua força, afim de que seja eleito o papa que a Igreja e a humanidade precisam neste momento tão difícil e complexo da história”

(Cardeal decano de 91 anos, um dos “papáveis”, que conduziu a missa pré-conclave)

Leia Também

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 2 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 3 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 4 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 5 dias atrás

COLUNA DE CRISTO

Por publishnow 6 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 semana atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?