O oráculo sem respostas de Omar Aziz, David Almeida e Wilson Lima
As Eleições 2026, com o processo eleitoral antecipado em um ano e meio, trazem duros dilemas aos principais postulantes ao comando do Amazonas. De um lado, o senador Omar Aziz, que pode estar diante da última chance de disputar o cargo de forma competitiva, dada a conjuntura que inclui o apoio do Governo Lula. Do outro lado, o prefeito de Manaus David Almeida, reeleito e com a possibilidade única de contar com apoio das duas principais máquinas públicas para se eleger governador. Com Wilson Lima saindo para disputar o Senado, ele terá o aliado, o vice-governador Tadeu de Souza na cadeira de governador. Com dificuldade para se viabilizar candidato, Wilson apoiará candidato próprio ao governo e assim ampliar as chances de se eleger senador? E neste caso, se aliará a Omar, David ou a um terceiro nome? Após a confirmação da Federação União Progressista (União Brasil e PP) com Wilson no comando estadual, já se fala na possibilidade de aliança com o PL para 2026, que tem neste momento Maria do Carmo como pré-candidata.
Omar Aziz: “não admito discutir questões pequenas”
O senador Omar Aziz diz que não admitirá discutir questões menores na campanha eleitoral. Em vídeo nas redes sociais, o pré-candidato a governador do Amazonas afirma que a população busca candidatos que proponham soluções aos problemas que afligem o dia a dia, propostas que busquem o desenvolvimento econômico e social do Estado. Omar se volta contra às fake news e aos ataques pessoais cada vez mais comuns nas disputas eleitorais. Segundo ele, o fato de ter lançado a pré-campanha praticamente um ano e meio antes das Eleições 2026 é para que neste ano, ele tenha tempo para se defender de ataques e no ano eleitoral, focar em propostas.
Disputa silenciosa na suplência do senador que inclui amigo de Lula
No debate político não se costuma falar dos suplentes. A população vota em um nome sem saber quem pode assumir o posto no impedimento do titular, seja qual for a motivação. Na possibilidade do senador Omar deixar o cargo por alguma razão, inclusive para se tornar governador, caso saia vitorioso no próximo ano, são suplentes dele a ex-vereadora do município amazonense de Itacoatiara Cheila Moreira e João Pedro, que já assumiu o cargo de senador também como suplente do então ministro dos Transportes Alfredo Nascimento. Cheila já disse que não abre mão de assumir o cargo, mas a preferência política deverá ser por João Pedro, que tem ligações diretas com a direção nacional do PT, além da amizade com o presidente Lula.
PEC do fim da reeleição na fila para ser votada nesta semana no Senado
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que põe fim à reeleição deverá ser votada nesta semana na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A Proposta avança após acordo para o fim da reeleição vigorar a partir de 2030. Neste caso, os atuais mandatos de senador seriam ampliados para 10 anos e assim também ser possível unificar as eleições: a ideia é limitar os demais cargos a 5 anos e eleição para todos os cargos ao final de cada quinquênio. O presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD/BA) já tornou público que a matéria é uma das prioridades deles à frente do colegiado. Segundo ele, com eleição a cada dois anos, o governante não sai do palanque, sistema que também prejudica o funcionamento do Congresso Nacional.
Ministro vistoria obras em Manaus e entrega casas em Presidente Figueiredo
O ministro das Cidades, Jader Filho, desembarca em Manaus nesta segunda-feira (5/5). Na capital amazonense, ele visita, na companhia dos senadores Omar Aziz e Eduardo Braga, as obras de 572 apartamentos financiados pelo Minha Casa, Minha Vida em parceria com a Prefeitura de Manaus. Na última semana, o prefeito David Almeida afirmou que as obras desse residencial estão em estágio avançado. A outra agenda do ministro será em Presidente Figueiredo. No município Jardel Filho entrega 400 casas, também financiadas pelo programa federal de habitação popular. Os investimentos do Minha Casa, Minha Vida no Estado tem sido uma das bandeiras de Omar e Braga visando projetos políticos em 2026.
Justiça suspende corte salarial de qualificados no Mercosul e Portugal
A Justiça do Amazonas determinou a suspensão dos cortes salariais dos professores com formação em instituições de países do Mercosul e Portugal. A decisão atende ação movida pelo núcleo da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) especializada em interesses coletivos, que entende que apesar do Supremo Tribunal Federal (STF) ter declarado inconstitucional da Lei estadual nº 245/2015, que garante vantagens remuneratórias a docentes com diplomas estrangeiros, os casos devem ter a garantia do devido processo legal. O titular do núcleo especializado da DPE-AM, defensor Carlos Almeida, lembra que o próprio Estado estimulou essa formação e agora esses professores que investiram na qualificação nas instituições estrangeiras foram pegos de surpresa.
Moradores da ocupação Rio Piorini viram página com titulação de terras
A Prefeitura de Manaus prepara uma nova grande ação de regularização de terras. Será em uma das grandes invasões da história mais recente de Manaus, a Rio Piorini, na Zona Norte da capital amazonense. O prefeito David Almeida anunciou a futura titulação de 2,6 mil lotes na área, medida que garante a posse da terra e regulariza os milhares de imóveis. A Prefeitura informa que desde a criação da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), o Programa Manaus Legal já regularizou mais de 7 mil imóveis. O Programa tem como principal objetivo atender famílias de baixa renda moradoras das chamadas áreas de ocupação consolidada.
Novela de horrores de Bolsonaro chega ao capítulo das vísceras
Se ainda faltava algo para apelar, agora não mais. Bolsonaro escolheu a noite de sábado para presentear os seguidores nas redes sociais: mostrou a foto das vísceras dele quando teve o abdômen aberto para fazer cirurgia de correção do funcionamento do intestino. Até aqui, o ex-presidente vinha divulgando imagens de recuperação na UTI de hospital em Brasília, expondo no máximo a cicatriz da cirurgia. A reação da internet à agressiva e de mal gosto imagem foi imediata. Os apoiadores inveterados quase aplaudiram a cena de horror, mas a maioria desaprovou a indigesta apelação. Bolsonaro é réu em plano de tentativa de golpe de Estado, está inelegível e tenta, a todo custo, promover comoção nacional que, primeiro o livre da cadeia, e depois o permita disputar as eleições de 2026.
PEGO NA MENTIRA
Governo Trump desmente Eduardo Bolsonaro
A delegação que o governo Donald Trump enviará ao Brasil não é para aplicar sanções à autoridades brasileiras, como ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como propagandeou Eduardo Bolsonaro. Segundo a embaixada norte-americana, a comitiva que será liderada pelo chefe interino da Coordenação de Sanções, David Gambler, buscará acordos bilaterais para combater organizações criminosas transnacionais, ligadas a terrorismo e narcotráfico. O filho de Bolsonaro tenta reforçar a narrativa de que o pai é vítima de perseguição política e que o governo dos Estados Unidos está disposto a apoiar Bolsonaro, inclusive para livrá-lo de eventual condenação pela tentativa de golpe de Estado, que culminou com os atentados à sede dos Três Poderes, em 8 de Janeiro de 2023.
AGENDA AMAZÔNIA
CHEIA 2025: 13 municípios amazonenses em estado de emergência
Dos 62 municípios do Amazonas, 13 já decretaram estado de emergência em decorrência da cheia dos rios. Outros 31 estão em alerta e 18 em estado de atenção. O Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais do Estado, informa que nas nove calhas de rio, 36 mil famílias já foram afetadas pelo fenômeno natural. São aproximadamente 144 mil pessoas residentes em áreas que já estão ou começam a ficar isoladas com o transbordamento dos mananciais. A essas famílias, o Estado já enviou 200 toneladas em cestas básicas, caixas para armazenamento de água potável, carregamentos de água mineral e kits de higiene pessoal.