Pesquisas não publicadas confirmam empate entre Omar e David para o Governo
Ao menos três pesquisas de intenção de voto realizadas nas últimas semanas, com o eleitorado de Manaus identificaram empate entre o senador Omar Aziz e o prefeito David Almeida para o Governo do Amazonas. Das três, uma foi divulgada nesta quarta-feira (9/4), pelo portal de notícias RealTime1. As outras duas foram encomendadas para consumo interno, uma pelo grupo do prefeito de Manaus e outra pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), deputado Roberto Cidade. Para o senador Omar, os resultados são positivos porque ele empata com o potencial principal adversário na disputa pelo comando do Estado no eleitorado onde a rejeição dele é maior. Vale lembrar que David Almeida tem reafirmado que não será candidato e que apoiará o próprio Omar em 2026. Em evento público horas após a divulgação da pesquisa RealTime1, David chegou a fazer um apelo aos institutos de pesquisa: que não incluam o nome dele nas próximas consultas ao eleitor.
STJ derruba liminar para Justiça do AM julgar reajuste da passagem de ônibus
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, acolheu parcialmente pedido da Prefeitura de Manaus pela cassação da liminar que suspendeu o reajuste do valor da passagem de ônibus, determinando a continuidade do julgamento da Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM). Na decisão, o ministro considera que a interferência judicial, prolongada, poderia comprometer as contas públicas, com remanejamento de recursos de outras áreas para manter o sistema operando, com o aumento dos subsídios ao setor. O último reajuste da passagem do transporte público foi em 2023. Apesar de acolher parcialmente o pedido do Município, o presidente do STJ ponderou na decisão que se o reajuste proposto inicialmente prevalecer, Manaus poderá ter uma das maiores tarifas entre as capitais. Em outras palavras, ele sugere um aumento moderado. Na discussão na Justiça, a Prefeitura propôs manter o valor atual, de R$ 4,50, para famílias de baixa renda, incluídas no CadÚnico do Governo Federal.
Após novo convite, Gedeão é nomeado subsecretário de Projetos da prefeitura
O ex-secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim, foi nomeado subsecretário executivo de Projetos, cargo vinculado diretamente ao gabinete do prefeito David Almeida. Esse foi o segundo convite feito a Gedeão. O Primeiro foi para ser assessor na nova gestão da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Gedeão fez carreira na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), como gestor da área acadêmica e o destaque que conquistou o projetou para a política, onde também assumiu os cargos de vereador e deputado federal. Gedeão é sogro do vice-governador do Estado, Tadeu de Souza, de quem é importante David Almeida se manter politicamente próximo e alinhado com vistas às eleições de 2026. Tadeu se elegeu na chapa de Wilson Lima indicado pelo prefeito de Manaus.
Empresas da ZFM reavaliam política de exportação no vai-e-vem do tarifaço
O tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao mundo, está fazendo com que empresas do polo industrial da Zona Franca de Manaus revejam os planejamentos de produção, em especial de exportação. Os fabricantes estão enxergando a oportunidade de atender o mercado norte-americano com a mega barreira tarifária imposta sobretudo à China. O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Jorge Júnior, disse que associados têm conversado com a entidade sobre a guerra fiscal e que a ZFM tem outras vantagens, como a localização geográfica em relação ao mercado norte-americano. Nesta semana, Eletros e Suframa também discutiram o tema. A autarquia está revendo o ordenamento legal para avaliar como pode facilitar as exportações. Resta saber até quando Trump manterá as tarifas, política ele muda praticamente todo dia.
Tribunal de Contas emite alerta para garantia da segurança nas escolas
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) emitiu alerta às redes municipal e estadual de Educação quanto à necessidade de garantir a segurança nas escolas, incluindo a adoção de procedimentos para prevenir, se preparar e responder a emergências. O tribunal cobra do Estado, a implementação do Plano de Segurança e Resposta às Ameaças, conforme prevê a Lei estadual nº 6.821/2024. Medidas similares estão sendo recomendadas às gestões municipais. O órgão de controle chama ainda a atenção dos gestores públicos para que cumpram com as exigências legais e técnicas de segurança dos prédios escolares e que providenciem, conforme a avaliação de risco de cada estabelecimento, meios adicionais de proteção física e patrimonial, como serviços de vigilância.
Porto Chibatão conquista certificação internacional em segurança e saúde
O Porto Chibatão, por onde passa a maior parte das cargas movimentadas pelas fábricas da Zona Franca de Manaus (ZFM), conquistou a maior certificação em saúde e segurança no trabalho, a ISO 45001-2018. Concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a certificação reconhece padrões internacionais de segurança e saúde nas atividades do porto, o único na Região Norte com esse reconhecimento. O Porto Chibatão é considerado um dos maiores complexos privados do setor na América Latina. Durante a vazante histórica dos rios da Amazônia em 2024, o Porto implantou um píer flutuante provisório na orla do município de Itacoatiara, para que o polo industrial da ZFM não ficasse desabastecido de insumos, a maior parte importada da China. Em pouco mais de dois meses, a estrutura recebeu 31 navios, movimentando 34 mil contêineres.
PÉROLA
VEREADOR DE MANAUS ALDENOR LIMA
Eu pensei até em agredir ele, mas só não vou (agredir) porque ele está vestido de onça e eu respeito os animais”
(Sobre o vereador Rodrigo Guedes, que usava gravata e meias com estampa malhada, em discurso no plenário da Câmara, um dia após duro embate com o parlamentar oposicionista)
FRASES DO DIA
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS, DONALD TRUMP
Nos ligam e beijam minha bunda”
(Sobre tarifaço, em tom de deboche, dizendo que mesmo tendo sobretaxado economias pelo mundo, países procuram o governo norte-americano para negociar)