A Unidade de Saúde da Família (USF) Parque das Tribos, que compõe a Rede de Atenção Primária à Saúde da Prefeitura de Manaus, foi visitada, na tarde desta quarta-feira, 9/4, por uma comitiva do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM). A visita está inserida na programação da “1ª Semana Nacional de Saúde”, evento que tem o objetivo de fortalecer os vínculos entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo para, assim, qualificar os serviços de saúde às populações vulneráveis.A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, mostrou as ações e serviços ofertados pela USF Parque das Tribos à juíza Etelvina Lobo Braga, coordenadora do Comitê Estadual de Saúde e membro do Fórum Nacional de Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A médica explicou sobre as ações e serviços ofertados pelo estabelecimento de saúde, entregue em janeiro de 2024 e que funciona em uma região que reúne mais de 30 etnias, referência para 34,5 mil pessoas.“É importante salientar que a assistência à saúde aqui na USF Parque das Tribos é ofertada a partir de um diálogo constante com as lideranças indígenas, de modo que os costumes dos usuários sejam considerados e respeitados no atendimento. Nesse contexto, eu ressalto a ação fundamental dos agentes indígenas de saúde, que são responsáveis por fortalecer esse vínculo entre usuários e as equipes de saúde, que é fundamental na atenção primária”, enfatizou a secretária.
Após conhecer as instalações da unidade e as ações de saúde da USF Parque das Tribos – dentre as quais se destacam os projetos “Bom Parto”, que abrange uma série de cuidados ao longo da gravidez, e “Idosos Felizes”, voltado aos idosos da região, a juíza Etelvina Lobo Braga, elogiou o esforço da Semsa em assegurar atenção à saúde aos usuários do Parque das Tribos.
“Eu fiquei muito satisfeita, porque percebi que a diversidade é grande nessa região. São muitas etnias e há um cuidado em relação às suas particularidades, no sentido de sensibilizar e assegurar aos moradores os serviços aos quais eles têm direito”, sintetizou.
A Semana Nacional de Saúde iniciou na segunda-feira, 7/4, e se estende até esta sexta-feira, 11/1, contando com secretarias, órgãos federais, estaduais e municipais ligados à saúde pública. A programação envolve palestras, mesas redondas, mutirões de oferta de serviços de saúde e ações para o aprimoramento da gestão a partir da resolução de conflitos na área da saúde.
Além da participação ativa nas discussões, a Semsa marca presença no evento apoiando as ações descentralizadas de promoção à saúde, disponibilizando testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), kits de higiene bucal, preservativos de uso interno e externo, bem como os profissionais e técnicos necessários à oferta dos serviços ao longo do evento.
— — —
Texto – Tânia Brandão/Semsa
Fotos – João Viana/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjC8obM