Arena CMM: líder acusa governador de patrocinar CPI contra David Almeida
O plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) voltou a ser palco de duros embates entre os grupos liderados pelo prefeito David Almeida e o governador Wilson Lima. O líder da base governista, Eduardo Alfaia, acusou Wilson Lima de patrocinar a instalação de CPI na Casa legislativa contra o prefeito David Almeida. A manifestação veio após bate-boca no plenário, entre situação e oposição, que tenta recolher as 13 assinaturas necessárias para abertura da investigação sobre a aplicação dos empréstimos na atual gestão. O debate ficou acalorado quando o vereador Rodrigo Guedes pressionava os vereadores a assinarem o pedido, de autoria dele. Foi quando Alfaia afirmou que o governador, presidente estadual do União Brasil, teria orientado a bancada da legenda a assinar o documento. O pedido de CPI tem nove assinaturas, uma delas de Diego Afonso, do União Brasil. As outras oito são de: Rodrigo Guedes e Rodrigo Sá, do PP; da bancada da polícia, Capitão Carpê, Sargento Salazar e Coronel Rosses, mais Raiff Matos, do PL; Thaysa Lippy, PRD; e José Ricardo, do PT.
Reforma reforça primeiro escalão com subsecretários e vice-presidentes
Os secretários e presidentes de institutos e fundações da Prefeitura de Manaus terão equipes reforçadas no primeiro escalão. Com a reforma administrativa aprovada pela Câmara de Vereadores, com a Lei 3.479/2025, a gestão municipal passa a contar com 48 subsecretários e oito vice-presidentes. Ganham subsecretários, as secretarias de Comunicação; de Finanças; de Meio Ambiente, Limpeza Pública; de Infraestrutura; e a Casa Civil. Passam a ter mais de um vice-presidente, o Instituto de Mobilidade Urbana e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, a Manauscult. O Conselho de Gestão Estratégica tem composição definida com dez conselheiros.
TCE Amazonas tem pauta recheada de julgamento com 71 processos
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) está com a pauta lotada nesta terça-feira (8/4): 71 processos para serem julgados, desde aqueles que haviam tido análise adiada; prestações de contas anuais à fiscalização de atos de gestão. Entre os processos em pauta, as prestações de conta de 2023 das câmaras municipais de Barreirinha e Nova Olinda do Norte, além da de 2022 da Secretaria de Limpeza Pública da Prefeitura de Manaus, a Semulsp. As penalidades vão desde aplicação de multas, devolução de recursos aos cofres públicos à condenações por improbidade que levam à inelegibilidade dos gestores públicos. Os julgamentos do pleno do TCE são transmitidos Ao Vivo pelas redes sociais e conta da Instituição no YouTube.
Disputa acirrada pelo comando da Ufam com viés ideológico
Praticamente sem diferença. Os professores Marco Antônio e Tanara Lauschner disputarão as eleições da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em 2º turno, marcado para o próximo dia 14. Na votação realizada nesta segunda-feira, totalmente on-line, Marco Antônio ficou com 33,37% dos votos contra 33,22% de Tanara. Como não poderia ser diferente, a questão ideológica também pesou. Tanara é cria do PCdoB e Marco Antônio, ainda que nòa se identifique como de Direita, atraiu os votos do segmento, que rejeitam a origem de esquerda de Tanara. Nessa reta final, o apoio das demais chapas será fundamental para decidir o futuro reitor, ou reitora, da Ufam. Em 2024, a Universidade completou 115 anos. A Instituição oferece 70 cursos de graduação a cerca de 40 mil alunos, atendidos por 2,3 mil professores, em Manaus e mais cinco municípios do interior amazonense.
Tarumã-Açu: retirar os flutuantes é o menor dos problemas ambientais
A retirada dos cerca de 900 flutuantes do Lago do Tarumã, na zona ribeirinha de Manaus, para conter a poluição do local está se mostrando mais complexa do que a Justiça havia acreditado na decisão de fevereiro de 2024. Em visita técnica do Grupo de Trabalho da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (GTE-AM) foi constatado que a maior parte da poluição vem de igarapés poluídos na área urbana da capital amazonense e que desembocam no manancial. Na decisão, a Justiça ordenou que o Executivo municipal retire os flutuantes, ação iniciada, mas suspensa pela própria Justiça após pedido da DPE-AM. A Defensoria defende a manutenção das famílias que vivem nos flutuantes, com a condição de que o esgotamento sanitário atenda as exigências ambientais.
Ministério Público cobra atendimento decente em delegacias de Manacapuru
Atendimento humanizado às pessoas. Seria redundante, mas é o básico que está faltando às delegacias de polícia de Manacapuru, município da Região Metropolitana de Manaus (RMM). Como aponta a enxurrada de denúncias que chegaram ao Ministério Público, quem busca a delegacia interativa e a especializada local é destratado, não há acolhimento adequado para quem foi vítima de algum transtorno ou crime e ainda é sujeito à longas esperas pelos procedimentos de registro. Diante do quadro, a 1ª Promotoria de Justiça de Manacapuru está recomendando que os servidores sejam capacitados em cursos e oficinas, no prazo máximo de 60 dias, caso contrário a situação será levada à Justiça. Os abusos no atendimento foram constatados pela promotora de Justiça Tânia Maria de Azevedo Feitosa em visita às delegacias e em conversas com os delegados. A reciclagem dos servidores é uma necessidade básica e urgente.
PARINTINS 2025
Fundação reúne Garantido e Caprichoso por segurança em festival
Os trabalhos nos galpões dos bumbás Garantido e Caprichoso para o festival folclórico de Parintins deste ano estão sendo acompanhados com lupa. A Fundação de Vigilância em Saúde Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) reuniu os representantes das duas agremiações folclóricas para alinhar ações de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, adquiridas durante a confecção de alegorias, construção de estruturas metálicas e fantasias. Entre as orientações, uma básica, mas nem sempre respeitada: o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Entre os dias 21 e 24 de maio, os técnicos da FVS realizarão visitas técnicas em Parintins. O Festival, considerado um dos maiores do mundo, é realizado sempre no último fim de semana de junho e atrai aproximadamente 80 mil turistas para a sede do município, uma ilha no Rio Amazonas.
RAIO X
Tarifaço de Trump gera prejuízos de US$ 3,8 trilhões a Big Techs
Tesla: -37,2%
Nvidia: -26,4%
Alphabet (Google): -23,3%
Amazon: -20,4%
Microsoft: -13%
Meta: -12,9%
Apple: -11,7%
FRASE DO DIA
SENADOR HAMILTON MOURÃO
O falastrão demonstrou sua total falta de escrúpulos e do que seja honra, dever e Pátria”
(Sobre o pastor Silas Malafaia, que chamou os generais de frouxos durante manifestação na Avenida Paulista, em favor da anistia aos condenados pelos atentados do 8 de Janeiro)