Wilson Lima, a cantilena da anistia e o disputado chamamento de Bolsonaro
O governador Wilson Lima conseguiu o que buscava: ser chamado por Bolsonaro para estar do lado dele. E a pauta não era uma qualquer. A manifestação deste domingo na Avenida Paulista, em São Paulo, defendeu a anistia aos condenados pelos atentados à sede dos Três Poderes, no 8 de Janeiro de 2023. E não se engane. No fundo, a pauta bolsonarista mira livrar Bolsonaro. Agora réu no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente é apontado pelas investigações da Polícia Federal como o líder da tentativa de golpe de Estado que culminou no 8 de Janeiro, horroroso episódio que gerou prejuízos materiais de ao menos R$ 26 milhões aos cofres públicos. Em cima do carro de som, Wilson Lima soltou, ao microfone, um estridente SIM!!! pela anistia, para que ninguém duvide do lado em que ele está. Nas redes sociais, uma frase sugestiva do governador: “…juntos para o que der e vier”. Este foi um movimento providencial para o projeto do governador, de se candidatar ao Senado em 2026 como representante da Direita e, de preferência, com o apoio de Bolsonaro.
Movimento na direção do governador embaralha cenário para a Direita
O movimento de Bolsonaro na direção de Wilson Lima embaralha o tabuleiro eleitoral para 2026 no lado da Direita. Isso porque o ex-presidente já havia declarado apoio ao deputado federal capitão Alberto Neto como candidato a senador pelo Amazonas. Alberto Neto também subiu no carro de som de Bolsonaro, mas evitou qualquer imagem com o governador, de quem já foi próximo e aliado até pouco tempo. Wilson e Alberto Neto foram para campos opostos nas eleições passadas, quando o deputado se candidatou a prefeito de Manaus com apoio de Bolsonaro e Wilson apoiou o presidente da Assembleia legislativa, deputado Roberto Cidade na disputa pelo comando da capital amazonense. Nesse primeiro round, Alberto Neto levou vantagem. Derrotou Wilson Lima, deixou Cidade para trás e foi ao segundo turno da eleição.
Deputada Mayara avalia saída da política e Castilho deve herdar espólio político
A deputada estadual Mayara Pinheiro está inclinada a não disputar a reeleição no próximo ano e deixar a política eletiva. A família Pinheiro, liderada por Adail, que voltou à Prefeitura de Coari neste ano, tende a apoiar o vereador Marco Castilhos para deputado estadual. Ele conquistou vaga na Câmara de Vereadores de Manaus como um dos mais votados na eleição de 2024 com as bençãos dos Pinheiro. Castilhos, contador de formação, foi secretário da Prefeitura de Coari e apoiou a candidatura de Adail ano passado. Um dos principais projetos do mandato de vereador, Revelando Campeões, conta com apoio do filho de Adail, irmão de Mayara, o deputado federal Adail Filho. O projeto social é uma escolinha de futebol, voltada ao atendimento de crianças do bairro Japiim, na Zona Sul de Manaus.
Defensoria ingressa com Ação Civil Pública contra apagões em Manaus
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) para cobrar a concessionária Amazonas Energia pelos apagões ocorridos em Manaus nos últimos meses. Após o mais recente blecaute, a Defensoria oficiou o Operador Nacional do Sistema (ONS); a concessionária do serviço no Estado, a Amazonas Energia; e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cobrando explicações para o ocorrido. A DPE defende um sistema alternativo para que o abastecimento de energia seja mantido em caso de problemas na rede nacional, ao qual o Amazonas também está conectado. Após a concessão do serviço, as quedas de energia e apagões têm sido cada vez mais frequentes, problemas gerados no próprio sistema local ou na rede nacional, sem que soluções sejam apresentadas pela concessionária do serviço no Estado. O sistema local era deficitário quando estatal, essa realidade não mudou na gestão privada e a empresa estaria agora em estágio financeiro falimentar.
IMMU estuda implantar mais 22 radares nas ruas de Manaus
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estuda a implantação de mais 22 redutores eletrônicos de velocidade, os chamados corujinhas. A prioridade são os locais com elevado índice de acidentes de trânsito, incluindo registros fatais. O sistema de fiscalização eletrônica foi iniciado pela Avenida do Turismo, primeiro por período de testes e conscientização dos motoristas, depois, a partir de 2 de janeiro deste ano, multando os infratores. A volta dos corujinhas vem após um ano de crescente número de acidentes de trânsito, em 2024, incluindo casos com vítimas fatais. No ano passado, 309 pessoas morreram nas ruas de Manaus. A Avenida do Turismo era uma das vias campeãs em acidentes. Com os radares multando, o IMMU não registrou um acidente em janeiro, o primeiro mês de funcionamento da fiscalização eletrônica.
Feclam 2026 premiará câmaras com projetos para gestão e ao cidadão
Ao registrar público recorde de mais de 850 pessoas, dos quais mais de 500 vereadores do interior amazonense, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), deputado Roberto Cidade, anunciou que o Fórum estadual das casas Legislativas do Amazonas (Feclam) 2026 terá o Prêmio Câmara Inovadora. O objetivo, segundo Cidade, é premiar as Casas legislativas municipais com os melhores projetos voltados ao cidadão e à própria gestão. O Feclam 2025 aconteceu nas dependências da ALE-AM e nos dois dias de encontro, a oferta de oficinas e palestras aos participantes. Além da confraternização, o principal objetivo do evento é promover capacitação aos legisladores, especialmente os do interior amazonense, que enfrentam dificuldades logísticas para a busca de capacitação técnica.
AGENDA AMAZÔNIA
Parceria China e CBA em ecointeligência
Parceria entre os governos do Brasil, China e a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (Fuea) promoveu em Manaus um dos mais importantes encontros sobre biotecnologia. O Fórum Jovens Cientistas sobre Ecointeligência para o Futuro aconteceu no Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), reunindo representantes do Instituto de Ciências Ambientais do Sul da China, com a presença do ministro de Ecologia e Meio Ambiente da República Popular da China, Huang Runqiu; além de pesquisadores de institutos locais de pesquisa e inovação e autoridades na área do Município e Governo do Amazonas. Pesquisadores compartilharam os desafios de se fazer pesquisa na Amazônia e sínteses de pesquisas, como uma em andamento do CBA, que desenvolve bebida à base do caroço do açaí para o tratamento da arteriosclerose.
15
mil títulos definitivos de terra. Essa é a meta da Prefeitura de Manaus até o final deste ano. Mais 403 famílias do bairro Novo Reino serão as próximas a receber o documento.
FRASE
EX-PRESIDENTE BOLSONARO
Popcorn and ice cream sellers, sentenced for coup detained in Brazil”
(Bolsonaro, em sofrível inglês, durante manifestação na Avenida Paulista, mais uma vez tentando diminuir a tentativa de golpe de Estado no 8 de Junho de 2023, dizendo que atentados foram praticados por pipoqueiros e sorveteiros)