Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Programa ‘Eu Lidero’ estimula ressocialização e desenvolvimento socioemocional de adolescentes em conflito com a lei
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Programa ‘Eu Lidero’ estimula ressocialização e desenvolvimento socioemocional de adolescentes em conflito com a lei
Executivo

Programa ‘Eu Lidero’ estimula ressocialização e desenvolvimento socioemocional de adolescentes em conflito com a lei

Redacao 5 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Atividades ocorrem com 29 socioeducandos nas unidades do estado e já alcançaram mais de 1 mil estudantes da rede pública de ensino

Foto: Ygson França/Sejusc

A ressocialização dos adolescentes que cometem atos infracionais no Amazonas ganhou uma nova dinâmica. Por meio do programa ‘Eu Lidero’, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) vem trabalhando com 29 socioeducandos para o desenvolvimento socioemocional e interpessoal como abordagem para a mudança de vida dos indivíduos.

Fruto de uma parceria com a Organização não Governamental Oliveira Foundation, firmada em abril de 2024, a capacitação oferece ferramentas e recursos essenciais, como livros e orientações, para promover a aprendizagem sistemática infanto-juvenil, focada no desenvolvimento emocional saudável e no fortalecimento de valores de liderança.

Aplicada nas unidades socioeducativas de semiliberdade e internação do estado desde o fim do ano de 2024, o programa integra as atividades de ressocialização dos adolescentes semanalmente, incentivando as habilidades de relacionamento interpessoal e intrapessoal, fortalecendo a autoestima, tomada de decisões de forma responsável e com liderança, além de ter maior rendimento escolar e qualidade de vida.

De acordo com a psicóloga Cleocimar Machado, do Centro Socioeducativo de Internação Feminina – situado na zona centro-oeste da capital – o programa é um complemento para as políticas do sistema, sendo importante para a melhor reinserção social desse infrator.

Foto: Ygson França/Sejusc

“O programa trabalha dois aspectos muito importantes para o sistema: o primeiro é a questão das relações interpessoais que são significativas para os adolescentes que estão nesse período de desenvolvimento. E o outro é a questão da liderança, o empoderamento desses adolescentes que chegam aqui fragilizados emocionalmente, vindos de um contexto vulnerável nas famílias e que, muitas vezes, foram negligenciados”, explicou a psicóloga.

“O ‘Eu Lidero’ resgata essas potencialidades dos adolescentes e, a partir daí, eles podem reconhecer os seus valores mesmo diante do ato infracional cometido. Podem pensar ‘Eu sou capaz, e a partir desse momento que eu estou aqui, que esse não é o fim, mas é o reinício da minha história’”, acrescentou.

Mudança

Para Bruna*, socioeducanda, de 16 anos, participar das atividades mudou não apenas sua percepção sobre si, mas auxiliou na conquista de mais confiança, comunicação e firmeza sobre suas atitudes. Integrada ao sistema desde dezembro de 2024, ela comentou que não gostava das reuniões inicialmente, mas agora consegue perceber como aplicar o conteúdo em sua vida.

“Acho muito importante quando a gente tem a reunião desse livro porque antes eu não falava, tinha medo de mangarem de mim. Agora eu agradeço pelos ensinamentos e eu vou levá-los para a minha vida quando eu sair daqui, pois eu aprendi muitas coisas, tipo dizer ‘Não’ às pessoas. Antes eu dizia apenas ‘Sim’ para não magoar ninguém, mas percebi como é importante saber dizer [não], porque mais à frente vemos as consequências e até para não ir por outros caminhos”, refletiu Bruna*

Foto: Ygson França/Sejusc

Aplicação

Ao todo, já foram mais de 1 mil crianças e adolescentes contempladas pelo programa desde o início da parceria, por meio dos treinamentos onlines e presenciais realizados também com estudantes da rede pública de ensino do Amazonas.

Coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos de Crianças e Adolescentes (Sedca), o programa atua com crianças e adolescentes de 9 a 18 anos, sendo a metodologia desenvolvida pela Maxwell Leadership Foundation.

Nome fictício da socioeducanda

O post Programa ‘Eu Lidero’ estimula ressocialização e desenvolvimento socioemocional de adolescentes em conflito com a lei apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Capa, Capa 2, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Governador Wilson Lima leva padrão Delphina ao HPS Platão Araújo e apresenta balanço do primeiro mês de novo modelo de gestão com aumento de 49% das cirurgias

Por Redacao 7 horas atrás

Envelhecimento digno e saudável é discutido durante a abertura da 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

Por Redacao 9 horas atrás

Secretaria de Educação convoca mais 124 candidatos do PSS para a capital, interior e áreas indígenas do Amazonas

Por Redacao 10 horas atrás

CGE-AM recebe Transparência Internacional para alinhar cooperação em obras de infraestrutura

Por Redacao 12 horas atrás

Balanço do semestre: Sedurb aponta avanços em habitação, saneamento, iluminação e infraestrutura

Por Redacao 12 horas atrás

“Estou muito feliz porque posso voltar a enxergar”, diz paciente sobre cirurgia de catarata que será realizada pelo Governo do Amazonas

Por Redacao 12 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?