Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Prefeito David Almeida vistoria obra de ampliação do cemitério vertical Nossa Senhora Aparecida para atender demanda de sepultamentos
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Prefeitura de Manaus > Prefeito David Almeida vistoria obra de ampliação do cemitério vertical Nossa Senhora Aparecida para atender demanda de sepultamentos
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida vistoria obra de ampliação do cemitério vertical Nossa Senhora Aparecida para atender demanda de sepultamentos

Portal Amazonense 5 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

O prefeito David Almeida, realizou, nesta quarta-feira, 12/3, uma vistoria nas obras do cemitério vertical, localizado no cemitério Nossa Senhora Aparecida, Tarumã, zona Oeste da capital amazonense. No local, as obras avançam, ampliando a capacidade do espaço com a construção de mais 7,8 mil gavetas funerárias.

A medida é uma necessidade diante da alta demanda por sepultamentos na cidade, já que, durante a gestão do prefeito David Almeida, os cemitérios municipais chegaram ao limite de sua capacidade.

“O ritmo da obra está acelerado e nossa previsão é de que essa nova etapa seja concluída dentro do prazo estabelecido. A ampliação do cemitério é uma necessidade diante da crescente demanda e do compromisso da nossa gestão em oferecer um serviço funerário digno para a população”, afirmou o prefeito David Almeida.

O titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Sabá Reis, destacou que a iniciativa não se trata apenas de modernização, mas de uma solução definitiva para o problema da falta de espaço nos cemitérios da cidade.

“Isso aqui não é uma modernização, foi uma necessidade que surgiu, porque, na gestão do prefeito David, os cemitérios chegaram ao fim do seu ciclo de vida. O que podemos chamar de modernização é o fato de que, em vez de enterrar as pessoas no método tradicional, em covas subterrâneas, adotamos o modelo de cemitério vertical, em gavetas funerárias. Em alguns locais do país e do mundo, já existem edifícios que fazem sepultamentos. Ainda não chegamos a esse nível, mas o investimento que a prefeitura está fazendo aqui evitará a necessidade de construir novos cemitérios”, explicou Sabá Reis.

A primeira fase do cemitério vertical Nossa Senhora Aparecida, que disponibilizou 6 mil gavetas funerárias, já está completamente ocupada. Com a conclusão da segunda etapa, o local terá um total de 13,8 mil gavetas funerárias e, posteriormente, haverá uma terceira fase com mais 7,8 mil unidades, chegando ao total de 22 mil gavetas funerárias. Segundo Sabá Reis, essa estrutura garantirá espaço suficiente para sepultamentos nas próximas décadas.

“Quando tivermos o último sepultamento aqui, os primeiros sepultados já terão passado pelo processo de exumação e seus restos serão encaminhados para o ossuário, liberando espaço para novos sepultamentos. Esse é o cemitério que resolve definitivamente o problema de sepultamentos na gestão do prefeito David e das administrações futuras”, disse o secretário.

Investimento

A cidade de Manaus realiza, em média, 30 sepultamentos por dia nos cemitérios municipais. Diante dessa realidade, a prefeitura também estuda a possibilidade de criar um novo cemitério na zona Leste da cidade.

“Eu defendo a construção de um cemitério na zona Leste, não por outra questão, mas porque as famílias dessa região não precisariam atravessar toda a cidade até o Tarumã para sepultar seus entes queridos. O prefeito já autorizou essa possibilidade”, revelou Sabá Reis.

Além da ampliação do cemitério vertical, a gestão municipal tem investido na recuperação e manutenção dos cemitérios já existentes, como o Nossa Senhora da Piedade, que passou por revitalização e agora oferece uma estrutura mais digna para as famílias que visitam seus entes falecidos.

“Antes, muitas pessoas nem conheciam alguns dos cemitérios da cidade. O Nossa Senhora da Piedade, por exemplo, foi todo murado, arrumado, e agora recebe visitas com frequência. Antes, ele servia para outras finalidades, mas hoje, na gestão do prefeito David, tanto os vivos quanto os mortos são tratados com respeito e dignidade”, concluiu Sabá Reis.

A Prefeitura de Manaus segue comprometida em garantir que a cidade tenha infraestrutura adequada para atender a população em todos os momentos, inclusive no mais delicado, que é a despedida de seus entes queridos.

— — —Texto – Dário Avelino/ SemcomFotos – Dhyeizo Lemos/ Semcom

Leia Também

Resultado dos programas Bolsa Pós-Graduação e Bolsa Idiomas

Por Portal Amazonense 2 meses atrás

Prefeitura prorroga prazo para adesão ao ‘Dívida Zero’

Por Portal Amazonense 2 meses atrás

Ação de educação para o trânsito com servidores da Semad

Por Portal Amazonense 2 meses atrás

Terceira parcela do Alvará 2025 vence nesta quinta-feira, 5/6

Por Portal Amazonense 2 meses atrás

Manausprev convoca aposentados e pensionistas nascidos em junho para recadastro obrigatório

Por Portal Amazonense 2 meses atrás

Prefeitura de Manaus abre inscrições para curso gratuito de finanças com uso da HP12C

Por Portal Amazonense 2 meses atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?