Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Maternidade Ana Braga atuará como centro de referência em métodos contraceptivos de longa duração
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Maternidade Ana Braga atuará como centro de referência em métodos contraceptivos de longa duração
Executivo

Maternidade Ana Braga atuará como centro de referência em métodos contraceptivos de longa duração

Redacao 5 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

A estratégia tem como objetivo garantir os direitos sexuais e reprodutivos, reduzir a mortalidade materna e a gravidez não intencional

FOTO: Vanessa Marques/SES-AM

A Maternidade Ana Braga, na zona leste de Manaus, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), atuará como Centro de Referência da rede de saúde do Estado para a estratégia de ampliação do uso de métodos contraceptivos reversíveis de longa duração, como o Dispositivo Intrauterino (DIU). Os profissionais da unidade estão sendo treinados, até a quinta-feira (20/02), para a aplicação de LARC (sigla em inglês para Long-Acting Reversible Contraceptives).

Esses métodos têm como característica a manutenção prolongada da eficácia e a segurança, porque não é preciso lembrar de usá-los todo dia. A estratégia tem como objetivo principal, explica a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, garantir os direitos da mulher.

O curso, que começou na terça-feira (18/02) e vai até amanhã (20/02), é oferecido pelo Ministério da Saúde, em colaboração com a SES-AM e o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA).

De acordo com a secretária Nayara Maksoud, a estratégia de ampliação do uso de métodos contraceptivos de longa duração é nacional, com o propósito de garantir os direitos sexuais e reprodutivos, reduzir a mortalidade materna e a gravidez não intencional.

Os profissionais da Maternidade Ana Braga serão os multiplicadores da estratégia no Estado. Segundo a secretária executiva adjunta de Políticas de Saúde (SEAPS), Nara Esquivel, a metodologia será implantada nos 61 municípios do interior. Na capital, a Unidade de Saúde da Família (USF) Armando Mendes, na zona Norte, será referência para a atenção básica.

“Os médicos e enfermeiros da unidade estão sendo treinados para, posteriormente, formar profissionais das maternidades da atenção primária do interior, fortalecendo o serviço e ampliando o acesso a esses métodos às mulheres amazonenses”, destaca Nara Esquivel.

FOTO: Vanessa Marques/SES-AM

O diretor da maternidade, Edilson Albuquerque, considera que a nova estratégia vai ajudar bastante as mulheres que procuram o serviço na unidade. “Espera-se, com isso, um impacto muito grande na redução da mortalidade materna, além de possibilitar que muitas adolescentes, principalmente as mais vulneráveis do ponto de vista social, a terem acesso a um método contraceptivo seguro e eficiente”, afirmou.

O método

Uma das principais vantagens dos LARCs em relação aos contraceptivos reversíveis de curta duração é a manutenção da sua alta eficácia. Os LARCs independem da ação do médico ou da usuária para manter sua eficácia e apresentam as mais altas taxas de satisfação e continuidade de uso entre todos os contraceptivos reversíveis.

São recomendados para todas que desejam contracepção, incluindo adolescentes, mulheres que nunca engravidaram, no pós-parto ou pós-aborto e com comorbidades que possam caracterizar contraindicações aos métodos contendo estrogênios.

O serviço

A inserção do DIU é realizada na Unidades Básicas de Saúde dos municípios do interior e da capital, nas maternidades do Estado o serviço é oferecido no pós-parto.

O post Maternidade Ana Braga atuará como centro de referência em métodos contraceptivos de longa duração apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Julho Amarelo: FVS-RCP promove seminários on-line voltados à capacitação de profissionais de saúde sobre hepatites virais

Por Redacao 16 horas atrás

Pacientes do HPS 28 de Agosto aprovam nova unidade de internação do Complexo Hospitalar Sul

Por Redacao 16 horas atrás

No Centro de Manaus, Idam oferece atendimento a agricultores e pescadores no Balcão de Agronegócios

Por Redacao 16 horas atrás

No primeiro semestre, consumo de gás natural teve leve alta

Por Redacao 16 horas atrás

Detran-AM: Escola Pública de Trânsito disponibiliza 360 vagas para cursos gratuitos em agosto

Por Redacao 17 horas atrás

Empresas em débito com a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental passam a ser cobradas pelo Ipaam

Por Redacao 17 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?