Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Regularização fundiária: Governo do Amazonas promove mutirão para famílias na zona norte
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Regularização fundiária: Governo do Amazonas promove mutirão para famílias na zona norte
Executivo

Regularização fundiária: Governo do Amazonas promove mutirão para famílias na zona norte

Redacao 6 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Iniciativa nas comunidades Monte Sinai e Vale do Sinai

Foto: Divulgação/Sect

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria das Cidades e Territórios (Sect), realizou, neste sábado (15/02), um mutirão de cadastramento para a regularização fundiária de moradores das comunidades Monte Sinai e Vale do Sinai, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. A ação visa agilizar o processo de solicitação do título definitivo de propriedade e garantir que todos os moradores tenham a oportunidade de dar entrada ao pedido.

Durante o evento, realizado na Escola Estadual Dr. José Milton Bandeira, na comunidade Monte Sinai, cerca de 240 famílias foram atendidas. A secretária da Sect, Renata Queiroz, explicou que a ação busca atender especialmente aqueles que, devido ao trabalho, não conseguiram receber as equipes nas residências. “Com ações como esta, nosso objetivo é dar oportunidade àqueles que não puderam receber as nossas equipes de vistoria e socioeconômico durante a semana”, afirmou.

A regularização fundiária, segundo a secretária, é uma medida que garante segurança jurídica às famílias que aguardam há anos pelo título de propriedade. “Nossa meta é dar celeridade aos processos e garantir o direito de posse para quem ainda não foi cadastrado, muitas vezes por ausência do responsável pela residência”, explicou.

Além do cadastramento, os moradores tiveram acesso a serviços como vistoria nas casas, orientação jurídica e atendimento socioeconômico. “Essas ações são uma forma de garantir mais presença e humanização para as pessoas”, disse a secretária.

Foto: Divulgação/Sect

Moradores

Raimundo Barbosa, morador do Monte Sinai há mais de 20 anos, expressou sua gratidão pela oportunidade de regularização das terras. “Graças a Deus, o governador e a nossa secretária Renata estão trazendo essa oportunidade para todos os moradores”, destacou. Ele enfatizou a importância do título definitivo para acessar serviços financeiros e melhorar a qualidade de vida. “Isso nos dá mais esperança para dias melhores”, afirmou.

Mazé Bezerra, que reside há mais de 30 anos na comunidade, também comemorou a regularização de sua propriedade, um sonho de longa data. “Durante esses anos, sempre sonhamos com o título definitivo.

Agora, depois de tanto tempo, nossa vez chegou”, disse. Ela agradeceu à Sect pela ação itinerante e ao governador Wilson Lima pelo empenho nas comunidades carentes.

Foto: Divulgação/Sect

Cadastramento segue até março

O processo de cadastramento para regularização fundiária nas comunidades Monte Sinai e Vale do Sinai deve prosseguir até o mês de março. A ação tem como objetivo oferecer segurança jurídica e garantir o título definitivo de propriedade aos moradores.

“Essa ação é um compromisso do Governo do Amazonas em promover o desenvolvimento urbano e social, proporcionando um futuro mais seguro e estruturado para as famílias”, afirmou Renata Queiroz.

Documentos necessários

Para realizar o cadastramento, os moradores devem apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento dos filhos menores, recibo de compra e venda do terreno, comprovante de renda familiar, além dos documentos do cônjuge, no caso de casados.

Foto: Divulgação/Sect

Desde dezembro

A regularização fundiária nas comunidades Monte Sinai e Vale do Sinai, promovida pelo Governo do Amazonas, está em andamento desde dezembro de 2024, com o levantamento topográfico, vistorias e análises socioeconômicas. A meta é beneficiar cerca de mil famílias com o título definitivo até março, garantindo cidadania e segurança à população.

Durante a semana, as equipes da Sect realizam vistorias detalhadas nos imóveis e conduzem entrevistas socioeconômicas para compreender melhor as condições das famílias. A secretária Renata Queiroz ressaltou a importância dessa ação para trazer tranquilidade aos moradores. “Estamos trabalhando para garantir que essas famílias tenham o direito de posse reconhecido e, assim, mais segurança e cidadania”, finalizou.

O post Regularização fundiária: Governo do Amazonas promove mutirão para famílias na zona norte apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Detran-AM entrega 305 kits de segurança para mototaxistas de Anori e Beruri

Por Redacao 8 horas atrás

Treinamento do Corpo de Bombeiros do Amazonas simula resgate de 25 vítimas em desabamento de prédio comercial

Por Redacao 10 horas atrás

Meia Maratona da Rocam reúne mais de 4 mil pessoas, no Distrito Industrial

Por Redacao 10 horas atrás

Sine Amazonas divulga 95 vagas de emprego para esta segunda-feira

Por Redacao 11 horas atrás

PMAM promove esporte e integração com a comunidade na Corridinha Rocam Kids

Por Redacao 13 horas atrás

Procon-AM realiza fiscalizações em Coari e Codajás após denúncias de consumidores

Por Redacao 1 dia atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?