Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Portaria que determina tratamento térmico para alimentos destinados a suínos entra em vigor nesta terça-feira, alerta Adaf
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Portaria que determina tratamento térmico para alimentos destinados a suínos entra em vigor nesta terça-feira, alerta Adaf
Executivo

Portaria que determina tratamento térmico para alimentos destinados a suínos entra em vigor nesta terça-feira, alerta Adaf

Redacao 12 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Descumprimento é passível de interdição, proibição do trânsito de animais, entre outras penalidades

FOTO: Divulgação/ Adaf

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) alerta que entra em vigor, nesta terça-feira (17/12), em todo o Amazonas, a Portaria nº 426, que determina a submissão de restos de alimentos que contenham proteína de origem animal a tratamento térmico, a uma temperatura mínima de 90 graus celsius (ºC) por 60 minutos em agitação contínua, antes de serem destinados à alimentação dos suídeos. A legislação própria da autarquia foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-AM), no dia 17 de setembro deste ano e tinha o prazo de 90 dias para começar a vigorar.

O objetivo da nova medida é assegurar a inativação dos vírus das doenças de notificação obrigatória Peste Suína Clássica (PSC), Peste Suína Africana (PSA) e Febre Aftosa. Os estabelecimentos deverão manter as informações sobre o tratamento térmico em uma planilha interna de controle, para que a fiscalização verifique.

No Amazonas, além da PSC e PSA, a Doença de Aujeszky e a Síndrome Respiratória e Reprodutiva de Suínos (PRRS) também são consideradas enfermidades de interesse do Estado e devem ter a suspeita ou ocorrência comunicadas de forma obrigatória, em até 12 horas, junto à Adaf.

Conforme a portaria, fica vedada também a alimentação de suídeos com restos de comida oriundos de hospitais, postos de saúde, rodoviárias, ferroviárias, aeroportos, portos e penitenciárias. O fornecimento de resíduos alimentares contendo proteína animal facilita a entrada de doenças de rápida transmissibilidade, o que pode dizimar populações inteiras de suínos, além de promover embargos econômicos ao país.

Aqueles que fornecerem alimentos em desacordo com a portaria da Agência de Defesa estarão passíveis de penalidades como: interdição; proibição do trânsito de animais; proibição da concentração de animais; limpeza e desinfestação de instalações, veículos, equipamentos e outros materiais que possam veicular ou disseminar doenças; sacrifício ou abate sanitário de animais; e adoção das demais medidas preconizadas, para o restabelecimento de situação sanitária anterior.

O post Portaria que determina tratamento térmico para alimentos destinados a suínos entra em vigor nesta terça-feira, alerta Adaf apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

‘O Mundo Encantado do Natal’ inicia programação no Largo de São Sebastião nesta segunda-feira

Por Redacao 13 horas atrás

Em clima de Natal, Bazar das Mulheres Empreendedoras reúne 35 beneficiárias do Prosamin+

Por Redacao 13 horas atrás

Amazonas recebe três crianças de Rondônia para a realização de procedimento em hospital da rede estadual de saúde

Por Redacao 13 horas atrás

Governador Wilson Lima anuncia obras de recuperação viária em Borba, por meio do Programa Asfalta Amazonas

Por Redacao 13 horas atrás

Governo do Estado efetua pagamentos à famílias beneficiárias do Prosamin+

Por Redacao 14 horas atrás

Em Manacapuru, primeira unidade do Prato Cheio no interior do Amazonas completa quatro anos

Por Redacao 14 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?