Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Prefeitura de Manaus adere ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, do governo federal
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Prefeitura de Manaus > Prefeitura de Manaus adere ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, do governo federal
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus adere ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, do governo federal

Portal Amazonense 7 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e de Promoção da Igualdade Racial (Semuripir), formalizou, nesta segunda-feira, 9/12, a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), do Ministério da Igualdade Racial. A assinatura do Termo de Adesão aconteceu no Casarão de Inovação Cassina, no centro histórico.

O evento contou com a participação do titular da Semuripir, Walfran Torres, acompanhado de uma comitiva de diretores e assessores dos ministérios da Igualdade Racial, representado pela diretora de articulação interfederativa Isadora Bispo, e de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, representado pela assessora de participação social e diversidade Lazara Carvalho.

Foi sancionado, em 2010, o Estatuto da Igualdade Racial, Lei nº 12.888, que instituiu o Sinapir para atuar como forma de organização e articulação voltados à implementação do conjunto de políticas e de serviços direcionados para superação do racismo em todo território nacional.

O secretário Walfran Torres, titular do Semuripir, disse que a adesão ao Sinapir é um momento histórico, resultado de uma iniciativa do prefeito David Almeida, que entendeu que a criação de uma pasta para a igualdade racial geraria desenvolvimento de políticas públicas na capital.

“A adesão, hoje, ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, coloca Manaus em uma posição onde nós conseguimos estreitar a distância com o poder central. E isso implica recursos em programas, em projetos, que vão nos ajudar a atenuar a questão do racismo em Manaus. Era um clamor de movimentos que antes viviam no ponto cego do poder”, destacou.

Na ocasião, também ocorreu o “Encontro para Políticas de Promoção da Igualdade Racial”, com a presença de diversas organizações étnico-raciais. Momento simbólico para o movimento, diante da recente criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, de iniciativa do Executivo municipal.

O encontro definiu as entidades que compõem o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que decidiram, de forma unânime, autorizar a adesão da capital amazonense ao Sinapir.

A diretora de Articulação Interfederativa do Ministério da Igualdade Racial, Isadora Bispo, contou que o Sinapir é um sistema que trabalha com diversas políticas públicas para combater o racismo e lutar pelo estabelecimento da igualdade para a sociedade, para as pessoas pretas, pardas e indígenas.

“A Amazônia, como toda, tem mais de 77% de pessoas autodeclaradas pretas e pardas. E nós também temos aqui a questão indígena, que é muito forte. Então, é preciso a gente estar envolvido com esse sistema, para que a gente consiga trabalhar com as políticas públicas e trazer o pé de igualdade que a gente tanto precisa para ter a sociedade justa que a gente tanto sonha”, contou.

O cacique Marlon Kokama destacou que a adesão ao Sinapir é uma importante iniciativa da Prefeitura de Manaus para garantir vez e voz aos povos originários. “A Prefeitura de Manaus deu um pontapé inicial, não somente na adesão, como ao Conselho e toda a participação da Secretaria Municipal de Igualdade Racial. Então, dentro desse contexto, para nós, é uma grande representatividade. Manaus nunca teve isso. Então, exatamente essa adesão de hoje é vez e voz aos povos indígenas”, destacou o cacique.

Representando os Povos de Terreiro e Religiosidade de Matriz Africana, Jeferson Aganju, também ressaltou a relevância dessa adesão. “É de suma importância para povos de matriz africana, povos de terreiro e religiosidade de matriz africana, porque a partir dessa adesão que está acontecendo, vêm políticas públicas para favorecer e ajudar o povo de matriz africana”, destacou.

Após esta etapa, o termo de adesão ao Sinapir será assinado pelo prefeito David Almeida e pela ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco.

— — —

Texto – Geraldo Farias / Semcom

Fotos – João Viana / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBUqLg

Leia Também

Resultado dos programas Bolsa Pós-Graduação e Bolsa Idiomas

Por Portal Amazonense 1 mês atrás

Prefeitura prorroga prazo para adesão ao ‘Dívida Zero’

Por Portal Amazonense 1 mês atrás

Ação de educação para o trânsito com servidores da Semad

Por Portal Amazonense 1 mês atrás

Terceira parcela do Alvará 2025 vence nesta quinta-feira, 5/6

Por Portal Amazonense 1 mês atrás

Manausprev convoca aposentados e pensionistas nascidos em junho para recadastro obrigatório

Por Portal Amazonense 1 mês atrás

Prefeitura de Manaus abre inscrições para curso gratuito de finanças com uso da HP12C

Por Portal Amazonense 1 mês atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?