Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Cirurgias bariátricas promovidas pela SES já beneficiaram 70 pacientes
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Cirurgias bariátricas promovidas pela SES já beneficiaram 70 pacientes
Executivo

Cirurgias bariátricas promovidas pela SES já beneficiaram 70 pacientes

Redacao 11 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Os procedimentos são realizados na Fundação Hospital Adriano Jorge e a ação faz parte do programa Saúde Amazonas

FOTOS: Divulgação/FHAJ

O Programa de Cirurgias Bariátricas e Metabólicas da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), tem sido um pilar fundamental no combate à obesidade e às doenças metabólicas, proporcionando uma mudança significativa na vida de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2023 até início de dezembro, o programa alcançou 70 pessoas, proporcionando não apenas a cirurgia, mas também um acompanhamento multidisciplinar, visando o bem-estar físico e emocional do paciente.

A história de Clacy Santos, de 50 anos, é um exemplo de como o programa do Governo do Estado atua na vida das pessoas. Com 110 quilos e problemas de saúde graves, como artrose, pré-diabetes e complicações cardíacas, ela passou pelo processo completo de tratamento na FHAJ e teve sua vida transformada, pesando hoje 62 quilos. “Cheguei muito doente, mas fui acolhida por uma equipe maravilhosa. Hoje, me sinto uma nova mulher, com mais saúde e autoestima. A cirurgia bariátrica foi um divisor de águas na minha vida”, compartilhou Clacy, emocionada.

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a programação de cirurgias bariátricas faz parte do programa Saúde Amazonas, implantado pelo Governador Wilson Lima para ampliar acesso aos serviços de saúde. “A nossa rede de saúde é ampla, assim como a nossa cartela de serviços, e trabalhamos para promover qualidade de vida aos amazonenses em diversas áreas, da prevenção à assistência”, disse.

O diretor-presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes, destaca o papel fundamental do Governo do Estado, que investiu na infraestrutura necessária para garantir a excelência no atendimento à população. O programa atende pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com foco em resgatar a qualidade de vida e a autoestima daqueles que sofrem com a obesidade e doenças metabólicas.

“A proposta do programa vai além da cirurgia. Oferecemos um atendimento completo, com acompanhamento multidisciplinar, desde o diagnóstico até o pós-operatório. O apoio do governador Wilson Lima reflete o compromisso com a saúde pública, proporcionando melhorias concretas na qualidade de vida dos pacientes”, afirmou Menezes.

FOTOS: Divulgação/FHAJ

Acompanhamento Multidisciplinar

O cirurgião do aparelho digestivo da FHAJ, médico Sidney Chalub, explicou o processo do programa. “O tratamento começa com uma consulta com o cirurgião ou nutrólogo, que encaminha o paciente para nossa equipe multiprofissional. A reeducação alimentar é parte fundamental do processo e, caso a perda de peso não seja alcançada, o paciente passa por uma série de avaliações antes de ser indicado para a cirurgia. A bariátrica é realizada por videolaparoscopia, um método menos invasivo e seguro”, enfatizou.

Além da cirurgia, o acompanhamento pós-operatório inclui a orientação sobre reeducação alimentar e a gestão de comorbidades associadas à obesidade, como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.

Além de atender diretamente os pacientes, a FHAJ também investe na capacitação contínua dos profissionais de saúde. Recentemente, foi realizado um treinamento para melhorar o atendimento de pacientes pós-cirúrgicos, com foco em comorbidades associadas à obesidade. Esse esforço visa garantir o acompanhamento a longo prazo e melhorar ainda mais a qualidade de vida da população.

Desafios da Obesidade em Manaus

Manaus enfrenta índices alarmantes de obesidade, com 63,5% da população adulta com sobrepeso e 27% diagnosticada com obesidade, colocando a cidade entre as mais afetadas pela condição no Brasil. Esse cenário reforça a importância do programa e da capacitação de profissionais de saúde para tratar e prevenir doenças relacionadas à obesidade.

O post Cirurgias bariátricas promovidas pela SES já beneficiaram 70 pacientes apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

SSP-AM inicia a entrega de 586 aparelhos celulares recuperados pelo Programa RecuperaFone

Por Redacao 1 hora atrás

Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+ ajuda a impulsionar a renda de beneficiárias do programa

Por Redacao 1 hora atrás

Equipes da UGPE e BID visitam Novo Airão para implantação de projeto voltado à infraestrutura hídrica e sustentável

Por Redacao 2 horas atrás

COP30: Livro fotográfico apoiado pelo Governo do Amazonas reforça a importância da Amazônia no debate climático

Por Redacao 2 horas atrás

Seminário em Manaus valoriza diversidade e formação na arte contemporânea amazônica

Por Redacao 2 horas atrás

Encerramento do Banzeiro Cabôco celebra artistas locais e protagonismo feminino no Largo de São Sebastião

Por Redacao 2 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?