Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Raiva dos herbívoros: encerrada a vacinação, notificação deve ser feita até 15 de dezembro, alerta Adaf
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Raiva dos herbívoros: encerrada a vacinação, notificação deve ser feita até 15 de dezembro, alerta Adaf
Executivo

Raiva dos herbívoros: encerrada a vacinação, notificação deve ser feita até 15 de dezembro, alerta Adaf

Redacao 9 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Os interessados ainda podem vacinar o rebanho, mas serão autuados e multados por descumprirem o calendário vacinal

FOTO: Divulgação/Adaf

A vacinação contra a raiva dos herbívoros nos seis municípios onde a imunização é obrigatória encerrou no dia 30 de novembro e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) alerta aos produtores que o prazo para a realização na notificação do procedimento segue até o dia 15 de dezembro. Os interessados ainda podem vacinar o rebanho, mas serão autuados e multados por descumprirem o calendário vacinal.

Segundo a médica veterinária da autarquia e coordenadora do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros e Outras Encefalopatias (PNCRH), no Amazonas, Larissa Carvalho, o valor da multa é de R$ 40 por animal e R$ 300 por propriedade.“O descumprimento deixa também as propriedades passíveis de bloqueio e da suspensão da emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA)”, destacou.

A vacinação obrigatória contra a raiva contempla os municípios de Autazes, Careiro, Santo Antônio do Içá, Tefé, Urucará e Urucurituba. A medida tem como público-alvo todos os bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos existentes nas propriedades.

Para fazer a notificação da vacinação, basta o produtor comparecer a um dos escritórios da autarquia e apresentar a nota fiscal de aquisição da vacina, informar a data da vacinação, bem como o número de animais vacinados, por espécie.

Responsável por preservar o patrimônio animal e vegetal do Amazonas, a Adaf é o órgão estadual que executa o Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros e outras Encefalopatias, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). As ações do PNCRH têm como objetivo baixar a prevalência da doença na população de animais de produção do Brasil e fomentar a não convivência com a doença.

A Adaf, por meio de sua Gerência de Defesa Animal (GDA) promove também iniciativas de educação sanitária; cadastramento e monitoramento de abrigo de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue); vigilância em áreas ou propriedade de risco; atendimento aos focos da doença; capturas de morcegos; e a vacinação dos rebanhos.

A doença

A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais para humanos) causada por um vírus, quase sempre letal, que afeta o sistema nervoso central e evolui rapidamente. Todos os mamíferos (domésticos, silvestres ou de produção) podem ser infectados e passar a doença, sendo o morcego hematófago um dos principais transmissores no ciclo rural.

Caso a população identifique a existência de abrigo de morcegos e mordidas em animais de produção, a Adaf deverá ser notificada imediatamente. A comunicação pode ser feita pessoalmente em um dos escritórios locais da Adaf, pelo telefone (92) 99380-9174 ou pelo e-mail [email protected].

O post Raiva dos herbívoros: encerrada a vacinação, notificação deve ser feita até 15 de dezembro, alerta Adaf apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

RecuperaFone: Mais de 800 celulares aguardam pelos donos em mutirão da SSP-AM

Por Redacao 1 hora atrás

Agosto Lilás: FVS-RCP destaca aumento nas notificações e fortalecimento da rede de proteção às mulheres no Amazonas

Por Redacao 1 hora atrás

Prosamin+: Governo do Amazonas reassenta mais 26 famílias da comunidade da Sharp, na zona leste de Manaus

Por Redacao 1 hora atrás

Festival de Cirandas 2025: Rodovia AM-070 oferece trajeto curto e eficiente para turistas e a população durante o evento

Por Redacao 1 hora atrás

Cigás avança com obras do Gasoduto UTE Manaus 1 e adota medidas para minimizar impactos

Por Redacao 1 hora atrás

Festival de Ciranda de Manacapuru: Pela primeira vez, evento terá atração nacional e shows regionais

Por Redacao 2 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?