Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Dezembro Vermelho: FVS-RCP destaca tratamento regular como chave para interromper a transmissão do HIV por via sexual
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Dezembro Vermelho: FVS-RCP destaca tratamento regular como chave para interromper a transmissão do HIV por via sexual
Executivo

Dezembro Vermelho: FVS-RCP destaca tratamento regular como chave para interromper a transmissão do HIV por via sexual

Redacao 12 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Campanha reforça importância do tratamento regular para o controle da carga do vírus no sangue, o que é chamado de carga viral indetectável

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

Durante a iniciativa Dezembro Vermelho, de prevenção ao HIV/Aids, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), reforça a importância do tratamento regular para a interrupção da transmissão do HIV por via sexual por meio da campanha “Faça I = I ser uma realidade para todos”.

Destacando o conceito ‘Indetectável = Intransmissível’ (I=I), a campanha busca conscientizar profissionais de saúde e a população sobre a prevenção, diagnóstico precoce e o impacto transformador do tratamento. Em 2024, o Amazonas apresentou 417 casos de HIV/Aids.

Com a campanha, a Fundação visa aumentar a adesão ao tratamento regular. “Pessoas vivendo com HIV em tratamento regular e com carga viral indetectável, há pelo menos seis meses, não transmitem o vírus através de relação sexual. Nosso objetivo é fortalecer esse conceito para profissionais de saúde e população em geral, fornecendo essa orientação atualizada que muda o cotidiano das pessoas vivendo com HIV”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de HIV/Aids, da FVS-RCP, Izabella Safe, uma correta percepção do nível de transmissibilidade tem impacto positivo sobre o estigma e autoestima. “É um direto das pessoas vivendo com HIV/Aids saber que o tratamento traz inúmeros benefícios, entre eles, o conceito de I=I, muito claro à luz das evidências científicas atuais”, destaca.

Prevenção

Além da adesão ao tratamento regular, a FVS-RCP visa divulgar o combate ao preconceito e reforçar os cuidados com a saúde, ampliando os adeptos da prevenção por meio do uso de preservativos, geis lubrificantes e uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), indicada para qualquer pessoa a partir de 15 anos, com maior risco de adquirir HIV (como a prática frequente de relações sexuais desprotegidas), sendo também chamada de “anticoncepcional” do HIV”; e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que também é chamada de “pílula do dia seguinte” do HIV e indicada para vítimas de violência sexual, acidentes perfurocortantes e relação sexual sem nenhuma forma de proteção.

Na rede de assistência de saúde do Governo do Amazonas, a PrEP está disponível na Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e na Policlínica Codajás. Já a PEP está disponível na FMT-HVD e em alguns Serviços de Pronto Atendimento (SPA’s).

Dezembro Vermelho

Na campanha de 2024, a “Faça I = I ser uma realidade para todos” da FVS-RCP destaca a importância da informação fortalecendo o conhecimento e combatendo o preconceito a partir dos avanços da ciência, estimulando profissionais de saúde e a população a fazerem a diferença na luta contra o HIV/Aids.

A programação inclui webinares técnicos, de 2 a 6 de dezembro, com discussões sobre diagnóstico, manejo da Aids avançada e da coinfecção HIV/tuberculose, prevenção combinada (PrEP e PEP) e estratégias para eliminar a transmissão vertical do HIV, além de ações extra muro que irão ocorrer nos dias 11 e 18 de dezembro.

Nessas ações será ofertado testagem rápida, insumos de prevenção, material educativo e a possibilidade de prescrever PrEP ou PEP para aqueles que forem elegíveis, com posterior encaminhamento à unidade de saúde mais próxima.

A campanha conta com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus, Aids Healthcare Foundation (AHF) e Organizações de Sociedade Civil (OSC’s).

O post Dezembro Vermelho: FVS-RCP destaca tratamento regular como chave para interromper a transmissão do HIV por via sexual apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Em Brasília, SES-AM apresenta experiências inovadoras em gestão de pessoas, na Mostra Nacional do Ministério da Saúde

Por Redacao 14 horas atrás

Hospital Adriano Jorge completa 22 anos com avanços na ampliação em 30% da oferta de cirurgias

Por Redacao 14 horas atrás

Governo do Amazonas entrega implementos agrícolas aos produtores de Itacoatiara

Por Redacao 14 horas atrás

Corpo de Bombeiros desobstrui avenida Ferreira Pena, no Centro, interditada após tronco cair em cima de veículo

Por Redacao 14 horas atrás

RecuperaFone: Governo do Amazonas lança novo edital para restituição aos donos de 586 celulares resgatados

Por Redacao 16 horas atrás

Profissionais de Enfermagem Oncológica debatem o uso de novas tecnologias na assistência ao paciente

Por Redacao 16 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?