Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher: PC-AM registra mais de 4 mil ocorrências de janeiro a novembro de 2024
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher: PC-AM registra mais de 4 mil ocorrências de janeiro a novembro de 2024
Executivo

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher: PC-AM registra mais de 4 mil ocorrências de janeiro a novembro de 2024

Redacao 12 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Os números foram contabilizados nas Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher (DECCMs) em Manaus

FOTOS: Beatriz Sampaio e Divulgação/PC-AM.

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) destaca nesta segunda-feira (25/11), considerado o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, a importância das denúncias no combate à violência doméstica. De janeiro ao início de novembro deste ano, mais de 4 mil Boletins de Ocorrência (BOs) foram registrados nas Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher (DECCMs) em Manaus.

De acordo com a delegada Alessandra Trigueiro, titular da DECCM Norte/Leste, é fundamental que as mulheres conheçam cada vez mais as instituições e os órgãos que fazem parte da rede de proteção, para que possam romper o ciclo da violência.

“A cada ano, o número de ocorrências registradas aumenta. Antes, as vítimas tinham medo de denunciar, mas, com o trabalho das delegacias especializadas na elucidação dos crimes e, principalmente, nas orientações preventivas, elas se sentem mais confiantes para procurar a delegacia, conhecer seus direitos e utilizá-los”, destacou a delegada.

Somando os números das DECCMs, mais de 4 mil Boletins de Ocorrência (BOs) foram registrados de janeiro até o início deste mês de novembro. Esses dados demonstram que as mulheres estão denunciando cada vez mais, com o objetivo de romper o ciclo de violência.

A autoridade policial explicou que, além dos serviços oferecidos pela Polícia Civil, existem outros órgãos que atuam no apoio às vítimas, como o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que é responsável por orientar as vítimas e garantir que elas recebam não apenas apoio jurídico, mas também atendimentos médicos.

“A Delegacia da Mulher tem o cuidado de não apenas registrar a ocorrência e solicitar a medida protetiva, mas também de oferecer orientação para que a mulher se sinta segura e confortável para denunciar e sair do ciclo de violência”, enfatizou Trigueiro.

Prevenção

A DECCM participa anualmente da Operação Shamar, voltada para o fortalecimento do combate à violência doméstica e ao feminicídio. A operação é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Durante a ação, as equipes policiais se deslocam para diversos municípios, realizando palestras e orientações sobre os direitos das vítimas e os recursos disponíveis.

“Durante as palestras, quando identificamos uma situação de violência doméstica, caso a vítima precise solicitar uma medida protetiva, a equipe registra o boletim de ocorrência e solicita a medida de proteção para ela”, explicou Alessandra Trigueiro.

Denúncias

A Polícia Civil alerta que casos de violência doméstica podem ser denunciados pelos seguintes números: 180, da Central de Atendimento à Mulher; e 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

As denúncias também podem ser feitas presencialmente nas DECCMs. A DECCM Centro-Sul está localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, no bairro Parque Dez de Novembro, e funciona 24 horas por dia, em regime de plantão, para registro de ocorrências.

A DECCM Norte/Leste está situada na avenida Nossa Senhora da Conceição, no bairro Cidade de Deus, zona Norte. Já a DECCM Sul/Oeste fica na rua Desembargador Felismino Soares, no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul. Ambas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O post Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher: PC-AM registra mais de 4 mil ocorrências de janeiro a novembro de 2024 apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Em Brasília, SES-AM apresenta experiências inovadoras em gestão de pessoas, na Mostra Nacional do Ministério da Saúde

Por Redacao 27 minutos atrás

Hospital Adriano Jorge completa 22 anos com avanços na ampliação em 30% da oferta de cirurgias

Por Redacao 29 minutos atrás

Governo do Amazonas entrega implementos agrícolas aos produtores de Itacoatiara

Por Redacao 33 minutos atrás

Corpo de Bombeiros desobstrui avenida Ferreira Pena, no Centro, interditada após tronco cair em cima de veículo

Por Redacao 36 minutos atrás

RecuperaFone: Governo do Amazonas lança novo edital para restituição aos donos de 586 celulares resgatados

Por Redacao 2 horas atrás

Profissionais de Enfermagem Oncológica debatem o uso de novas tecnologias na assistência ao paciente

Por Redacao 2 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?