Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Sancionada Lei do deputado Mário César Filho que garante até dois acompanhantes às Pessoas com TEA nas unidades de saúde do Amazonas
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Legislativo > Sancionada Lei do deputado Mário César Filho que garante até dois acompanhantes às Pessoas com TEA nas unidades de saúde do Amazonas
Legislativo

Sancionada Lei do deputado Mário César Filho que garante até dois acompanhantes às Pessoas com TEA nas unidades de saúde do Amazonas

1 ano atrás
Compartilhar
Compartilhar

Sancionada no último dia 2/5 pelo governador Wilson Lima (UB), a Lei nº 6.847, de autoria do deputado estadual Mário César Filho (UB), que garantem o direito de até dois acompanhantes para crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todas as unidades de pronto-atendimento, maternidades e instituições hospitalares, da rede pública e privada no Amazonas, mediante a apresentação de laudo, atestado médico ou Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

A Lei também estabelece a obrigatoriedade dos estabelecimentos de saúde em afixar cartazes ou utilizar outros meios de divulgação visíveis e de fácil acesso, informando aos pacientes sobre os direitos assegurados por esta legislação. Esta medida visa garantir que as pessoas com TEA e seus familiares tenham pleno conhecimento de seus direitos, contribuindo para a conscientização e o exercício efetivo desses direitos.

“Agradeço ao governador Wilson Lima pela sensibilidade em sancionar uma Lei tão importante e significativa para os autistas e para os pais atípicos”, diz o parlamentar.

Com a promulgação da Lei nº 6.847, o deputado Mário César Filho reforça seu compromisso com a inclusão, e relembra o motivo da criação do Projeto de Lei.

“O Projeto de Lei foi criado a partir de uma experiência pessoal. Há três anos tive emergência com meu filho que é autista e não pude permanecer no consultório durante o atendimento, o que causou uma frustração para meu filho que se sentia mais acolhido e seguro com a presença dos pais na sala, e teve que ficar apenas com a minha esposa. Me causou um sentimento de impotência, então decidi lutar para que nós pais atípicos ou responsáveis tenhamos o direito de permanecer nas consultas e atendimentos médicos”, afirma o deputado.

Esta Lei representa um avanço significativo na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos os indivíduos tenham acesso digno aos serviços de saúde e sejam tratados com respeito e dignidade.

 

   

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, Governo do Amazonas

Leia Também

Despacho do ministro Zanin gera “burburinho” nos corredores da Assembleia do Amazonas

Por publishnow 5 meses atrás

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado com ampla maioria

Por publishnow 6 meses atrás

Deputado Mário César Filho participa da 1ª reunião presencial da diretoria executiva da Unale em Brasília

Por 1 ano atrás

Deputado Mário César Filho participa da 1ª reunião presencial da diretoria executiva da Unale em Brasília

Por 1 ano atrás

Deputado João Luiz leva pautas da BR-319 e estiagem no Amazonas à 4ª Reunião da Diretoria Executiva da Unale

Por 1 ano atrás

Deputado João Luiz leva pautas da BR-319 e estiagem no Amazonas à 4ª Reunião da Diretoria Executiva da Unale

Por 1 ano atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?