Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Defesa Civil Estadual orienta agentes municipais para construção do Plano de Contingência de Desastres
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Defesa Civil Estadual orienta agentes municipais para construção do Plano de Contingência de Desastres
Executivo

Defesa Civil Estadual orienta agentes municipais para construção do Plano de Contingência de Desastres

publishnow 2 anos atrás
Compartilhar
Compartilhar

O documento estabelece diretrizes a serem executadas por cada localidade em caso de desastres naturais

Foto: Roberto Carlos/Secom

A Defesa Civil do Estado iniciou, na segunda-feira (26,/02), uma semana de instrução para os agentes municipais sobre a elaboração de seus planos de contingência. Esta capacitação conta com a participação de agentes de Alvarães, Anori, Autazes, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Canutama, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Codajás, Coari, Iranduba, Japurá, Jutaí, Lábrea, Maraã, Pauini, Tefé, Santa Isabel do Rio Negro, São Sebastião do Uatumã e Uarini.

O plano de contingência é um documento estratégico que estabelece diretrizes, procedimentos e ações a serem adotadas em caso de ocorrência de desastres naturais, como enchentes, deslizamentos de terra, incêndios, tempestades, entre outros eventos adversos que possam colocar em risco a segurança e o bem-estar da população. Esse plano tem como objetivo principal proteger a vida e preservar os bens materiais, reduzindo o impacto e a vulnerabilidade diante de situações emergenciais. Ele é elaborado pela Defesa Civil Municipal em colaboração com outros órgãos e instituições relevantes, como bombeiros, polícia, saúde, assistência social e infraestrutura.

Foto: Roberto Carlos/Secom

A engenheira Jéssyca Lever, agente da Defesa Civil Estadual, destaca a importância do plano de contingência, pois ele proporciona o planejamento das ações diante de possíveis desastres e prepara o município para uma resposta rápida. “É importante que os municípios busquem apoio junto à Defesa Civil do estado para receber orientação na elaboração do plano, especialmente em questões como mapeamento de áreas de risco. Estamos aqui para oferecer todo o suporte necessário.”

O plano de contingência contempla uma série de etapas que envolvem desde a identificação dos riscos potenciais até a execução de ações de prevenção, resposta e recuperação. Além disso, um plano de contingência também inclui etapas de prevenção e preparação, como treinamentos, simulações e aquisição de equipamentos específicos, para garantir que a organização esteja pronta para enfrentar qualquer cenário de crise.

Foto: Roberto Carlos/Secom

“Por muito tempo, temos reforçado a necessidade de que os municípios nos repassem seus planos de contingência, conforme previsto na lei 12.608. Esta legislação estipula que os planos devem ser enviados para o estado e renovados anualmente. Percebendo a necessidade de instruir de forma mais próxima, realizamos o curso para essa primeira turma, e esperamos a participação de todos os 62 municípios.”, disse o Tenente Fabiano Vieira, chefe do Departamento de Regionais.

O post Defesa Civil Estadual orienta agentes municipais para construção do Plano de Contingência de Desastres apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Assuntos Capa, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas

Leia Também

Setor Primário: Conselhos estaduais destacam avanços e desafios para 2026

Por Redacao 6 horas atrás

Governo do Estado realiza obras de recuperação viária em 17 municípios do interior, por meio do Asfalta Amazonas

Por Redacao 7 horas atrás

Seap realiza nona fase da Operação Mute integrada com a Secretaria Nacional de Políticas Penais

Por Redacao 7 horas atrás

Seas promove ‘Gincana da Melhor Idade’ para idosos do Ceci Aparecida

Por Redacao 7 horas atrás

Criatividade e bilinguismo marcam culminância do Projeto Kamishibai na EETI Djalma Batista

Por Redacao 7 horas atrás

Ligue 180: Central de atendimento à mulher no Amazonas registrou mais de 2,2 mil atendimentos em 2025

Por Redacao 7 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?