Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Sistema de irrigação contribui para a produção de maracujá e mamão em Iranduba
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Sistema de irrigação contribui para a produção de maracujá e mamão em Iranduba
Executivo

Sistema de irrigação contribui para a produção de maracujá e mamão em Iranduba

Redacao 2 anos atrás
Compartilhar
Compartilhar

Cultivo irrigado realizado por agricultores familiares impulsionam a economia local, além do mercado e feiras da capital

Fotos: Isaac Maia/SeprorAgricultores familiares do município de Iranduba (distante 68 quilômetros de Manaus) vem aplicando sistema de irrigação no cultivo de mamão e maracujá para alcançar o melhor desempenho em sua produção, na Fazenda Novo Tempo, situada no Ramal da Chiza. O trabalho desenvolvido pelos irmãos Adalberto Araújo e Francisco Rubens foi acompanhado pelo secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Daniel Borges.

A propriedade possui 56 hectares e contém plantações de maracujá e mamão, além de dois tanques escavados para o cultivo de matrinxã e tambaqui. Os agricultores recebem assistência técnica das equipes da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Agropecuário Florestal do Sustentável, Idam de Iranduba.

A principal cultura da propriedade está sendo a produção de maracujá, que foi iniciada ano passado e conta atualmente com 50 mil pés de maracujá, sendo impulsionada com o sistema de irrigação que tem sido a alternativa para que culturas agrícolas daquela região continuem com o seu crescimento vegetativo e o aumento da produtividade, devido à crescente preocupação da escassez de alimentos e pelos efeitos climáticos.

Fotos: Isaac Maia/Sepror“Os agricultores começaram sua produção no meio do ano passado e já possuem cerca de 50 mil pés de maracujá, e a estimativa inicial é de colher 100 toneladas de maracujá, conseguindo abastecer a região de Iranduba e também a capital”, destacou o titular da Sepror, Daniel Borges.

Na ocasião, o secretário repassou também informações e orientações sobre os programas de fomento da Sepror e da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) destinados a agricultores familiares do Amazonas.

Produção de Maracujá

Com a produção de maracujá, o Amazonas ocupa a décima segunda colocação no ranking dos estados produtores e o segundo da região norte, com participação de 32,98% da produção, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fotos: Isaac Maia/SeprorAtualmente, a atividade é uma alternativa econômica para aproximadamente 3 mil agricultores familiares e produtores rurais, que recebem apoio do Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS), com acesso aos principais programas institucionais da agricultura familiar como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), Programa de Assistência Familiar (PAF), além de linhas de financiamento concedidas pela Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), dentre outros.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Fapeam recebe propostas para o programa de apoio à pesquisa e inovação no interior até 27 de outubro

Por Redacao 2 horas atrás

Cine Aventura leva diversão ao público infantil com sessões gratuitas no Cine Silvino Santos

Por Redacao 2 horas atrás

Sedecti apresenta importância da Zona Franca de Manaus para a embaixada da Argentina

Por Redacao 2 horas atrás

Sine Amazonas divulga 143 vagas de emprego para esta quarta-feira

Por Redacao 2 horas atrás

Prosamin+ é o único representante da Amazônia em prêmio internacional considerado o ‘Oscar da Infraestrutura’

Por Redacao 4 horas atrás

Sejusc entrega kits de higiene para associação que atende mulheres em situação de vulnerabilidade social

Por Redacao 6 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?