Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: PC-AM reforça combate ao abandono e aos maus-tratos de animais e alerta para riscos de canis clandestinos
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > PC-AM reforça combate ao abandono e aos maus-tratos de animais e alerta para riscos de canis clandestinos
Executivo

PC-AM reforça combate ao abandono e aos maus-tratos de animais e alerta para riscos de canis clandestinos

Redacao 1 hora atrás
Compartilhar
Compartilhar

Canis clandestinos ameaçam o bem-estar animal e a saúde pública

FOTOS: Divulgação/PC-AM

Diante de diversos casos de abandono de cães e gatos em locais impróprios, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), reforça o alerta à população sobre práticas relacionadas aos maus-tratos e sobre a necessidade de vigilância quanto à comercialização irregular de animais em canis clandestinos.

A delegada Juliana Viga, titular da Dema, informou que houve um aumento nas denúncias de crimes de maus-tratos, superando os registros de 2024, especialmente aqueles relacionados ao abandono e à criação irregular de animais. Segundo ela, a cada cinco denúncias recebidas, uma é referente ao abandono.

“Esses crimes englobam diversas condutas, como agressões, falta de assistência veterinária, ausência de alimento e água, além do abandono de animais em locais onde eles correm risco de vida”, afirmou a delegada.

De acordo com a autoridade policial, as situações mais recorrentes envolvem o abandono de cães e gatos após a reprodução, seguida da rejeição dos filhotes. Na maioria dos casos, os animais são deixados em caixas ou sacos, abandonados em vias públicas, lixeiras viciadas, portas de residências ou terrenos baldios, muitas vezes sem qualquer chance de sobrevivência.

“Outro ponto de preocupação é o crescimento das denúncias de criação e comercialização irregular de animais em canis clandestinos. Após o recebimento das denúncias, verificamos se os responsáveis possuem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e se os animais são mantidos em condições adequadas”, detalhou Juliana Viga.

Com a confirmação das informações iniciais, a equipe policial segue ao local, acompanhada por peritos. Conforme a delegada, as principais irregularidades encontradas nesses estabelecimentos incluem ambientes insalubres, gaiolas estreitas que impedem a locomoção e a mistura de fezes com alimentos.

“Diante dos espaços reduzidos, é comum que alguns animais sequer consigam andar ao serem retirados, devido ao tempo em que permanecem imobilizados. Também observamos baixo escore corporal e sinais evidentes de negligência e abandono prolongado”, explicou.

Canis clandestinos impactam não apenas o bem-estar animal, mas também a saúde pública. Doenças como a esporotricose, transmitida principalmente por gatos, podem se disseminar em locais sem cuidados sanitários adequados.

“A falta de higiene e de controle sanitário favorece a proliferação de doenças, que podem atingir inclusive seres humanos. Após a constatação dos crimes, realizamos a apreensão e o resgate dos animais, com apoio de Organizações Não Governamentais (ONGs) e da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet)”, destacou a delegada.

FOTOS: Divulgação/PC-AM

Juliana Viga ressaltou que, em casos emergenciais, os animais resgatados são encaminhados ao Hospital Público Veterinário para atendimento médico. Posteriormente, protetores parceiros auxiliam no processo de recuperação e adoção.

Denúncias

A PC-AM reforça a importância da participação da população no combate aos maus-tratos e a denúncias de locais impróprios onde são comercializados ou abandonados.

As denúncias podem ser realizadas pelos números (92) 3667-7741, disque-denúncia da Dema; 197 e (92) 3667-7575, da PC-AM; 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

O Boletim de Ocorrência (BO) pode ser registrado na delegacia mais próxima do fato, ou diretamente na sede da Dema, localizada na rua Paul Adam, Conjunto Shangrilá, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul.

O registro também pode ser feito pela Delegacia Virtual (Devir), no site: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Governo do Amazonas vai implantar as primeiras ciclovias de Parintins

Por Redacao 1 hora atrás

Agendamentos para Fábrica do Papai Noel, Vila de Natal e Festival de Natal no Teatro Amazonas começam nesta terça

Por Redacao 1 hora atrás

Mostra Subjetividades Amazônidas apresenta documentários inéditos e destaca vivências, afetos e identidades da região

Por Redacao 2 horas atrás

SES-AM inicia Dezembro Vermelho com Ações de Testagem e Distribuição de Insumos, no Centro de Manaus

Por Redacao 13 horas atrás

Com tema natalino, Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+ chega à 10ª edição na sexta-feira

Por Redacao 13 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de quatro pessoas desaparecidas em Manaus

Por Redacao 20 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?